O governo do Rio Grande do Sul tem na inovação um dos pilares de sua estratégia de desenvolvimento. A pauta foi ressaltada pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, durante participação na Semana Caldeira 2025, nessa segunda-feira (29).
No painel “O Papel do Poder Público e o Case Pix Force”, Simone citou ações do Estado de apoio a ecossistemas inovadores, em especial parques tecnológicos e incubadoras, além de programas e editais que aportam recursos em projetos de impacto. “A inovação é transversal, é um meio para alavancar todas as áreas e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, defendeu, ao resumir o planejamento estratégico da pasta.
Os objetivos contemplam, por exemplo, o estímulo à competitividade de setores como agro, saúde e semicondutores, transição energética, inovação social e na educação. Nessa linha, o governo gaúcho atua fomentando e impulsionando as colaborações e as alianças estratégicas que envolvam entes públicos e privados. “Um ponto estratégico é o trabalho na área de materiais avançados, dedicado à dinâmica dos semicondutores, que busca impulsionar empresas do Rio Grande do Sul, atrair outras e dar atenção a novos empreendimentos inovadores focados nesse setor, que é uma demanda global”, explanou.
Antes do programa, o setor de semicondutores não era contemplado por uma política pública específica para o desenvolvimento do seu potencial. Agora, o Rio Grande do Sul se posiciona como um ator relevante na área de semicondutores. “Outra iniciativa importante é a promoção do South Summit Brazil, uma grande oportunidade para a geração de negócios”, completou Simone.
Inteligência artificial
No painel com a participação da secretária Simone Stülp, o destaque foi o case da Pix Force, empresa criada em Porto Alegre que desenvolve soluções em inteligência artificial, visão computacional e machine learning. A trajetória foi detalhada pela diretora de Inovação da Pix Force, Luciane Calábria. O bate-papo foi mediado pelo advogado Henrique Schneider e contou com a presença do gerente regional Sul da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Bruno Rodrigues Camargo. A edição deste ano da Semana Caldeira apresenta discussões sobre inteligência artificial, transformação nos negócios e tecnologias emergentes. A programação continua até o dia 3 de outubro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.