industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fiergs-mercopar-feira-caxias-sul-programacao
rede-brasil-inovador-rec-play-porto-digital-recife-2024-inovacao-innovation-trends-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-ceo-palestrante-aldo-cargnelutti (4)

Na Casa Brasil, Décio Lima ressalta Olimpíadas como chance para os pequenos negócios

Na Casa Brasil, Décio Lima ressalta Olimpíadas como chance para os pequenos negócios

Criar condições para que os pequenos negócios do setor do Turismo continuem aquecidos. Esse é o objetivo do Sebrae, que nos próximos dias estará na Casa Brasil, em Paris, sede dos Jogos Olímpicos, para apresentar o que as diversidades e atrações brasileiras têm de melhor. O presidente nacional da instituição, Décio Lima, explica que a Casa Brasil é encantar os milhões turistas de todo o mundo que estarão nas Olimpíadas.

“No Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. Esses empreendimentos são responsáveis pela geração de empregos e renda em todo país. Ao participar desta estratégia com a Embratur, o Sebrae busca fomentar os negócios do turismo. Somos um país com grande diversidade e precisamos mostrar toda esta potência para o mundo, com isso gerar mais oportunidades para os empreendedores”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A Casa Brasil conta também com espaços voltados para a diversidade brasileira. São cinco cubos, que representam cinco estados, seis biomas e um só Brasil. “Este é o momento que revela aquilo que o país está vivendo. Quanto mais abelha, mais mel. O Sebrae está aqui, junto com todos os órgãos que protagonizam parte fundamental da economia brasileira. A maioria desses empreendedores do turismo que produz 8% do PIB brasileiro são de mulheres empoderadas. As micro e pequenas empresas estão espalhados por todos os meios produtivos do Turismo. Só o Brasil tem seis biomas, só o Brasil tem uma faixa litorânea extraordinária, só o Brasil tem uma arte, uma cultura, um artesanato sem igual. Só o Brasil pode realmente produzir aquilo que é o grande atrativo para este público internacional”, complementou o presidente do Sebrae.

Junto com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, Décio Lima prestigiou as bordadeiras potiguares que confeccionaram as peças para a delegação brasileira. O artesanato brasileiro representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional, com um faturamento aproximado de 102 bilhões de reais, e movimentando cerca de 20 bilhões de reais em compras de insumos da indústria. O setor engloba aproximadamente 8,5 milhões de artesãos, sendo a maioria mulheres, que geram cerca de 50 bilhões de reais em receita anual.

Casa Brasil

Os pequenos negócios ganharão visibilidade no mais importante evento esportivo do mundo. Isso porque o Sebrae e a Embratur se uniram para promover a cultura, a economia e a inovação brasileiras durante os Jogos Olímpicos. A Casa Brasil será o endereço fixo do país na capital francesa, um espaço dedicado a exposições de arte e eventos culturais, seminários, workshops e encontros de negócios, por onde devem passar 15 milhões de pessoas entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas de todas as nações.

Com o objetivo de facilitar a interação entre empresas brasileiras e francesas, o ambiente propicia o intercâmbio cultural e comercial, fortalecendo os laços entre os dois países e aumentando a visibilidade do Brasil no exterior. A Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelo Brasil.