Especialistas destacam como a tecnologia pode revolucionar transações financeiras, rastreabilidade e novos modelos de negócio. Foto: divulgação

Mercopar: blockchain e tokenização abrem caminho para o futuro da indústria

A revolução digital que transformou a comunicação com a internet agora promete transformar o dinheiro. Esse foi o ponto de partida da palestra sobre blockchain e tokenização, realizada durante a Mercopar 2025, maior feira de inovação industrial da América Latina. Especialistas apresentaram aplicações reais da tecnologia e discutiram como ela pode gerar ganhos de eficiência, segurança e competitividade para as empresas. A Mercopar é uma realização do Sebrae RS e do Sistema FIERGS e segue até sexta-feira, dia 17/10, no Centro de Feiras e Eventos Parque da Uva, em Caxias do Sul.

Para o consultor em tecnologia Rafael Castaneda, da Tokenverse, a blockchain é uma releitura da internet. Segundo ele, o que antes exigia processos burocráticos e intermediários agora pode ser resolvido com transações digitais seguras e rastreáveis. “O que a internet fez para a comunicação, a blockchain está fazendo para o dinheiro”, destacou.

Castaneda reforçou que o tema vai muito além de especulação financeira: “Existe inovação real e muita oportunidade para quem começar agora. Empresas que fazem transações internacionais podem economizar tempo e custos usando blockchain, e esse diferencial pode definir quem sobrevive nos próximos cinco a 15 anos”, observou.

Já a especialista Sandra Heck, da Icolab, explicou que a blockchain é uma infraestrutura de blocos encadeados que garante confiança digital e elimina fronteiras nas relações comerciais. “É como uma planilha de conciliação global, entre países, empresas e pessoas”, disse. A partir dela, surge a tokenização, processo que transforma ativos reais em representações digitais, os chamados tokens. “Um token é uma representação de algo de valor. Pode ser dinheiro, um bem industrial ou até créditos de carbono. No ano passado, mostramos aqui na feira como rastrear e certificar vinhos da Serra Gaúcha, garantindo autenticidade com base na blockchain. É confiança sem fronteiras”, completou.

Representando a indústria, Joel Boaretto, da Randon, destacou a importância de desmistificar o tema e trazer debates que preparem o setor para o futuro. “Muitos ainda veem blockchain e criptomoedas com desconfiança, mas é fundamental entender o potencial que essa tecnologia tem. Falar sobre stablecoins, tokenização e novas formas de transações é abrir portas para inovação e competitividade. É isso que a Mercopar faz: traduz o futuro de forma acessível e prática para a indústria.”

O debate reforçou ainda que blockchain e tokenização não são tendências distantes, mas ferramentas concretas para impulsionar novos modelos de negócio, transparência e eficiência na indústria.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.