A Batalha de Startups realizada durante a 34ª edição da Mercopar, a maior feira de inovação industrial da América Latina, teve como vencedoras três startups gaúchas. A primeira colocada foi a startup caxiense Urupê, uma plataforma que usa dados e tecnologia para transformar resíduos em receita e impacto positivo. Em segundo lugar, ficou a Bubuyog, a “Tinder do Aço”, de Garibaldi. Em terceiro, ficou a Frete Gestão Tecnologia, também de Caxias do Sul, uma plataforma desenvolvida para gestão logística de embarcadores da indústria ou do varejo.
A apresentação dos pitches das seis finalistas, a avaliação da banca de jurados e a premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 17, o último dia da Mercopar, que é realizada pelo Sebrae RS e o Sistema FIERGS. As outras três finalistas foram as startups Chappa Brasil, Eletrodara e Trampei. As três primeiras colocadas ganharam troféus.
A vencedora ganhou ainda ingresso para o South Summit Brasil 2026, R$ 10 mil em consultorias ou hospedagem durante o Summit Brasil. A segunda colocada ganhou ingresso para participação do South Summit Brasil 2026 e R$ 5 mil em consultorias ou hospedagem no Summit. A terceira colocada levou ingresso para o Summit Brasil.
A Batalha de Startups é uma iniciativa que coloca frente a frente empresas emergentes de diversas regiões do país em uma competição de ideias, inovação e estratégia. Organizada pelo Sebrae RS, tem como objetivo promover visibilidade, conexões e oportunidades reais de negócios para startups que estão transformando o setor industrial com soluções tecnológicas e sustentáveis.
A banca avaliadora da final da Batalha de Startups foi composta por especialistas do mercado, investidores e representantes do Sebrae e da indústria. São eles: Rafael Gasparim, do Instituto Hélice, Rodrigo Cavalheiro, presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS), Milene Rostirolla, da Rede RS Startup, Carlos Aranha, gerente de Inovação do Sebrae RS, e Mônica Bortoli, do Sistema FIERGS.
Sônia Sauer, analista de Inovação do Sebrae RS, enfatizou que na Mercopar participaram startups que têm foco das soluções voltadas para a indústria. Durante a competição, os empreendedores tiveram quatro minutos para apresentar seus pitches. Os critérios de avaliação incluíram inovação, viabilidade, impacto no setor produtivo e capacidade de escalabilidade.
“A Batalha de Startups é um espaço de aprendizado, conexão e validação de ideias diante de quem realmente pode abrir portas”, destaca Sônia. Ao todo 16 startups participaram das batalhas nos três primeiros dias de feira, e a cada dia duas foram selecionadas para a competição final.