Em evento na FIERGS, universidades, indústria e governo unem forças para consolidar o estado como polo tecnológico. Crédito das fotos: Dudu Leal, FIERGS, Divulgação

Manifesto Deep Tech: um movimento estratégico do RS para converter pesquisa científica em negócios

A sede do Sistema FIERGS foi palco para o lançamento do Manifesto Deep Tech, nesta sexta-feira (10). Idealizado pelas universidades da Aliança para a Inovação de Porto Alegre (UFRGS, PUCRS, UFCSPA e Unisinos), em parceria com a própria FIERGS, as secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado (SICT) e de Porto Alegre (InovaPOA), Sebrae-RS, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e do Transforma RS, o evento reuniu os principais players do ecossistema de inovação gaúcho para a assinatura do documento que oficializa a cooperação no fomento à inovação no Rio Grande do Sul.

“Existem diversas formas de inovação e transformação em uma empresa – no marketing, no serviço e na gestão. No entanto, a inovação científica e tecnológica é a que mais transforma. Então, a diretriz do presidente Claudio Bier é muito clara: levar a indústria ao ecossistema e, em contrapartida, trazer o ecossistema para dentro desta casa. Este evento é mais um exemplo dessa iniciativa fundamental da atual gestão”, afirmou o coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) e diretor do Sistema FIERGS, Marcus Coester, que representou o presidente Claudio Bier na solenidade. Coester reforçou o compromisso da entidade com as 52 mil indústrias e 108 sindicatos industriais gaúchos e salientou que “esta mobilização é essencial para o futuro da nossa economia”.

Fugindo do convencional, as deep techs trabalham com base em descobertas profundas, fundamentadas em ciência, para diversos segmentos, em especial o industrial. Por essa razão, seu processo de desenvolvimento tende a ser mais prolongado, mas com um grande potencial de resultado. Para o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, o objetivo da iniciativa é acelerar a conversão do grande potencial que o estado possui: a qualidade da nossa rede acadêmica e a tradição na geração de conhecimento e talentos de ponta. “Esta agenda será atendida de maneira colaborativa e coordenada, com o objetivo de anunciar ao mundo que o Rio Grande do Sul quer ser o melhor destino para o desenvolvimento de deep techs no sul global”, destacou.

O documento visa à transformação do conhecimento científico em riqueza e desenvolvimento nacional; à ampliação do acesso a capital de risco e investimentos para deep techs; ao apoio à formação e atração de talentos científicos; ao fortalecimento de deep techs já estabelecidas no Rio Grande do Sul e a uma maior integração entre universidades, empresas e a sociedade para o fortalecimento da indústria e do ecossistema de inovação.

Segundo Jorge Audy, membro do Conselho Estratégico do Pacto Alegre, o manifesto é fruto de uma trajetória que começou em 2019, com o surgimento do Pacto Alegre. “Para sermos classe mundial, temos que entender com mais clareza o papel da universidade e da pesquisa científica de alto nível como veículo de transformação de conhecimento em riqueza e em desenvolvimento socioeconômico para a nossa gente”, frisou.

“Por meio do evento de hoje, queremos consolidar o nosso estado como um polo de negócios inovadores, baseados em tecnologia e conhecimento, através do impulsionamento da inovação e de startups deep tech”, concluiu o reitor da PUCRS, Irmão Manuir José Mentges, representando as demais universidades da Aliança para a Inovação de Porto Alegre.

INICIATIVAS DA FIERGS EM PROL DAS DEEP TECHS

Um dos mais recentes investimentos do Sistema FIERGS, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Cedra está ligado diretamente ao desenvolvimento de tecnologias inéditas (deep tech) para a agroindústria. Dentro de suas pautas está o Programa Base, focado na criação, no desenvolvimento e na aceleração de empresas dedicadas à elaboração de tecnologias inovadoras fundamentadas em pesquisas científicas.

“De todas as indústrias gaúchas, 95% delas são pequenas. É nessas empresas que precisamos fazer surgir grandes indústrias a partir deste novo movimento, especialmente deep techs. Sem dúvida, é um oxigênio novo que começa a permear o universo do Sistema FIERGS e que não tem mais volta”, afirmou a diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta.

Segundo a mais recente edição da pesquisa Deep Tech Radar, o Rio Grande do Sul abriga 97 startups deep tech e todas têm um perfil voltado à indústria: 32% delas estão ligadas ao agro e alimentos, seguida por saúde e bem-estar (28%) e manufatura (25%). A Região Sul abriga uma a cada quatro empresas desse segmento no Brasil.

MANIFESTO DEEP TECH

Aliança para Inovação de Porto Alegre

As Universidades da Aliança para a Inovação de Porto Alegre (UFRGS, PUCRS, UFCSPA e UNISINOS) vêm trabalhando juntas para avançar a agenda de inovação e impulsionar o desenvolvimento de Deep Techs em nossa região, articuladas com as Secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) e de Porto Alegre (INOVAPOA), o SEBRAE RS e a FIERGS/SENAI.

A partir de uma colaboração fundamentada na pesquisa científica de alto nível e em Programas de Pós-Graduação consolidados (Mestrado e Doutorado) de excelência acadêmica, atuando de forma articulada com o governo local e o estadual, e com apoio do sistema industrial gaúcho, em articulação com a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP) e outras instituições que atuem de forma convergente com este Manifesto, perseguimos a criação de um ecossistema de inovação dinâmico, dedicado ao desenvolvimento de Deep Techs que tenham impacto real em nossas comunidades e foco no desenvolvimento social, econômico e ambiental do nosso país.

Entendemos Deep Techs como empreendimentos que incorporam tecnologias disruptivas que combinam avanços científicos para resolver problemas complexos na sociedade, atuando na transição digital e ecológica em áreas complexas, estratégicas e de relevância social como saúde, energias limpas, indústria e agricultura. Elas se caracterizam por um alto grau de inovação e potencial de impacto significativo na sociedade e na economia.

Estamos alinhados às discussões que culminaram na proposta de Diretrizes para uma Estratégia Nacional de Apoio às Startups Deep Techs, formulada pela Finep, que vem sendo debatida e reconhecida como o Protocolo Deep Techs. Nosso propósito envolve (1) estimular a transformação do conhecimento gerado nas pesquisas científicas em riqueza e desenvolvimento nacional, (2) ampliar o acesso ao capital de risco e investimentos para Deep Techs, (3) apoiar a formação e atração de talentos científicos promissores, (4) atrair Deep Techs já constituídas para se desenvolverem no RS, e (5) articular o ecossistema de inovação e fortalecer a indústria, promovendo uma interação mais efetiva entre o mundo acadêmico, empresarial e social.

Guiados pelos princípios da colaboração e das conexões que nos caracterizam, nos comprometemos a mobilizar nossos ecossistemas de inovação, Parque da UFRGS, TECNOSINOS, TECNOPUC e Inova UFCSPA, atuando em conjunto com os segmentos públicos, industriais e socioeconômicos, engajando nossas parcerias estratégicas nacionais e internacionais, como a ANPROTEC (Brasil) e IASP (Internacional).

Nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e com uma economia baseada na inovação, colocando o conhecimento científico de alto nível a serviço da melhoria da qualidade de vida de nossa gente e do fortalecimento dos diversos segmentos industriais e empresariais, contribuindo com o ecossistema de inovação de Porto Alegre e do RS.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.