cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Edmar Mendoza, CEO da Copastur e Phelippe Daou Neto, Diretor de Novos Negócios da Rede Amazônica, participarão de reuniões na Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini, para fortalecer o projeto BioConexão e objetivos da COP 30 

Líderes da Copastur e da Rede Amazônica reforçam compromisso com comunidades locais da Amazônia

Em uma iniciativa que reafirma o compromisso da Copastur com a sustentabilidade e o impacto socioambiental positivo, Edmar Mendoza, CEO da empresa, junto a Phelippe Daou Neto, Diretor de Novos Negócios da Rede Amazônica, realizam uma visita à Reserva Extrativista do Rio Unini (Unidade de Conservação Federal), localizada no coração da Amazônia, de 6 a 9 de janeiro. A ida para a floresta reforça a parceria da Copastur com a Coomaru (Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini), que conecta pessoas e empresas com a Amazônia por meio de expedições de impacto pelo projeto BioConexão.

Durante a estadia, Edmar Mendoza e Phelippe Daou Neto verão de perto o trabalho realizado pela Coomaru, incluindo práticas extrativistas responsáveis e projetos de bioeconomia que geram renda sustentável para as comunidades locais. “Vivenciar a realidade da região e aprender com o conhecimento ancestral é fundamental para ampliarmos o impacto da BioConexão e continuarmos promovendo um modelo de desenvolvimento que respeite a Amazônia e os povos da floresta”, afirma o CEO da Copastur.

A visita destaca a importância da integração entre empresas, comunidades locais e iniciativas de preservação ambiental. Além de fortalecer a conexão entre a Copastur, a Coomaru e a Rede Amazônica, o encontro destacará o papel do turismo sustentável e do engajamento corporativo no combate às mudanças climáticas, na valorização e conservação da floresta. “Essa visita fortalece o diálogo direto com as comunidades que vivem e protegem a floresta. É por meio dessa troca, que alia saberes tradicionais e inovação, que construímos parcerias verdadeiramente transformadoras para a Amazônia e para o mundo”, afirma Cleicí Patauá, líder de negócios éticos da Coomaru.

A agenda inclui entrevistas em Manaus para a Rede Amazônica (afiliada da Globo) e CBN, além de reuniões com as comunidades locais e empresários da região, como Átila Denys, sócio-fundador da DD&L Associados, Bernard Teixeira, fundador da PUMP Entertainment e Thais Chalub, advogada e articuladora de negócios na Amazônia. O objetivo é promover diálogos sobre práticas sustentáveis e oportunidades de desenvolvimento socioeconômico.

Edmar e Phelippe também irão para a Resex do Rio Unini e ficarão alojados na Coomaru, em meio à floresta. Por lá, visitarão a fábrica da Coomaru e a obra da Cabana Tradicional, espaço que está sendo construído pela Copastur e Coomaru para receber os participantes das expedições BioConexão a partir do início de 2025. A diretora financeira e sócia do grupo Banzeiro, Nelsa Helena Schaedler, estará presente na ocasião para alinhar o treinamento que será dado pelo restaurante para as cozinheiras da região. A visita será dirigida pelo presidente da Coomaru, João Evangelista, e acompanhada pelo chefe do ICMBio Novo Airão, Hueliton da Silveira Ferreira.

O grupo jantará com as lideranças das comunidades locais e farão a Trilha dos Castanheiros e Copaíba, uma caminhada que conecta os participantes à biodiversidade da floresta. Também tomarão café da manhã e se reunirão com os povos locais. “Acima de tudo, nosso propósito com essa conexão entre empresários e comunidades locais é causar um impacto positiva na região amazônica, construindo parcerias que beneficiem diretamente os povos da floresta”, relembra Phelippe Daou Neto.

A ida à Amazônia também antecipa os próximos passos do projeto BioConexão, da Copastur em parceria com a Coomaru, que promove expedições para a Amazônia, alinhadas às discussões e aos objetivos da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.

Projeto BioConexão: turismo sustentável na Amazônia

Em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), o projeto BioConexão pretende organizar dez expedições até a COP 30, permitindo que os participantes vivenciem de perto a realidade da Amazônia e atraindo empresas interessadas em investir na região. O projeto prevê um novo modelo de negócio, que vai muito além do assistencialismo ou de apenas deixar uma porcentagem da receita para a comunidade. A Copastur e a Coomaru são sócias nessa missão, em uma colaboração com divisão igualitária de lucros.

Sobre a Copastur

Com mais de 51 anos de atuação, a Copastur é uma das cinco maiores empresas brasileiras de viagens corporativas. Sendo a primeira biosfera de marcas do Brasil, oferece soluções 360° com serviços e produtos divididos em experiências, pensando na jornada completa do cliente. Em Vivenciar, estão as marcas de viagens de alto padrão (Goya), de viagens a lazer (Copastur Lazer) e de intercâmbios e cursos no exterior (Change Programs). Já Experimentar conta com as 3 marcas da Copastur MICE: Eventos, Live Marketing e Incentivo. Em Conectar, trabalha com 4 marcas: de viagens corporativas (Copastur), de experiência e tecnologia dedicada para o setor de energia e offshore (Copastur Energy), sua presença na América Latina (Copastur Latam), e de viagens de e-sports (Buffly).

Sobre a Rede Amazônica

A Rede Amazônica é a maior rede de comunicação do Norte, afiliada da Globo, que conhece profundamente a região e a população, levando informação e entretenimento para todos os cantos da Amazônia. Sua essência é servir, integrar e desenvolver a Amazônia por meio da informação, entretenimento e educação.

Sobre a Coomaru

A Coomaru (Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini) é uma cooperativa de base comunitária que tem o propósito de gerar renda sustentável local por meio da coleta e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade da floresta amazônica. Ela impacta diretamente dez comunidades dentro da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini, bem como comunidades quilombolas e indígenas do entorno. Como núcleo de negócios da Reserva, o objetivo da Coomaru é contribuir para a manutenção das famílias no seu lugar de origem com dignidade, preservando e conservando a natureza. Seus principais produtos são: castanha-do-brasil, Pirarucu manejado, óleos de Andiroba e Copaíba, entre outros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.