cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
Edmar Mendoza, CEO da Copastur e Phelippe Daou Neto, Diretor de Novos Negócios da Rede Amazônica, participarão de reuniões na Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini, para fortalecer o projeto BioConexão e objetivos da COP 30 

Líderes da Copastur e da Rede Amazônica reforçam compromisso com comunidades locais da Amazônia

Em uma iniciativa que reafirma o compromisso da Copastur com a sustentabilidade e o impacto socioambiental positivo, Edmar Mendoza, CEO da empresa, junto a Phelippe Daou Neto, Diretor de Novos Negócios da Rede Amazônica, realizam uma visita à Reserva Extrativista do Rio Unini (Unidade de Conservação Federal), localizada no coração da Amazônia, de 6 a 9 de janeiro. A ida para a floresta reforça a parceria da Copastur com a Coomaru (Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini), que conecta pessoas e empresas com a Amazônia por meio de expedições de impacto pelo projeto BioConexão.

Durante a estadia, Edmar Mendoza e Phelippe Daou Neto verão de perto o trabalho realizado pela Coomaru, incluindo práticas extrativistas responsáveis e projetos de bioeconomia que geram renda sustentável para as comunidades locais. “Vivenciar a realidade da região e aprender com o conhecimento ancestral é fundamental para ampliarmos o impacto da BioConexão e continuarmos promovendo um modelo de desenvolvimento que respeite a Amazônia e os povos da floresta”, afirma o CEO da Copastur.

A visita destaca a importância da integração entre empresas, comunidades locais e iniciativas de preservação ambiental. Além de fortalecer a conexão entre a Copastur, a Coomaru e a Rede Amazônica, o encontro destacará o papel do turismo sustentável e do engajamento corporativo no combate às mudanças climáticas, na valorização e conservação da floresta. “Essa visita fortalece o diálogo direto com as comunidades que vivem e protegem a floresta. É por meio dessa troca, que alia saberes tradicionais e inovação, que construímos parcerias verdadeiramente transformadoras para a Amazônia e para o mundo”, afirma Cleicí Patauá, líder de negócios éticos da Coomaru.

A agenda inclui entrevistas em Manaus para a Rede Amazônica (afiliada da Globo) e CBN, além de reuniões com as comunidades locais e empresários da região, como Átila Denys, sócio-fundador da DD&L Associados, Bernard Teixeira, fundador da PUMP Entertainment e Thais Chalub, advogada e articuladora de negócios na Amazônia. O objetivo é promover diálogos sobre práticas sustentáveis e oportunidades de desenvolvimento socioeconômico.

Edmar e Phelippe também irão para a Resex do Rio Unini e ficarão alojados na Coomaru, em meio à floresta. Por lá, visitarão a fábrica da Coomaru e a obra da Cabana Tradicional, espaço que está sendo construído pela Copastur e Coomaru para receber os participantes das expedições BioConexão a partir do início de 2025. A diretora financeira e sócia do grupo Banzeiro, Nelsa Helena Schaedler, estará presente na ocasião para alinhar o treinamento que será dado pelo restaurante para as cozinheiras da região. A visita será dirigida pelo presidente da Coomaru, João Evangelista, e acompanhada pelo chefe do ICMBio Novo Airão, Hueliton da Silveira Ferreira.

O grupo jantará com as lideranças das comunidades locais e farão a Trilha dos Castanheiros e Copaíba, uma caminhada que conecta os participantes à biodiversidade da floresta. Também tomarão café da manhã e se reunirão com os povos locais. “Acima de tudo, nosso propósito com essa conexão entre empresários e comunidades locais é causar um impacto positiva na região amazônica, construindo parcerias que beneficiem diretamente os povos da floresta”, relembra Phelippe Daou Neto.

A ida à Amazônia também antecipa os próximos passos do projeto BioConexão, da Copastur em parceria com a Coomaru, que promove expedições para a Amazônia, alinhadas às discussões e aos objetivos da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.

Projeto BioConexão: turismo sustentável na Amazônia

Em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), o projeto BioConexão pretende organizar dez expedições até a COP 30, permitindo que os participantes vivenciem de perto a realidade da Amazônia e atraindo empresas interessadas em investir na região. O projeto prevê um novo modelo de negócio, que vai muito além do assistencialismo ou de apenas deixar uma porcentagem da receita para a comunidade. A Copastur e a Coomaru são sócias nessa missão, em uma colaboração com divisão igualitária de lucros.

Sobre a Copastur

Com mais de 51 anos de atuação, a Copastur é uma das cinco maiores empresas brasileiras de viagens corporativas. Sendo a primeira biosfera de marcas do Brasil, oferece soluções 360° com serviços e produtos divididos em experiências, pensando na jornada completa do cliente. Em Vivenciar, estão as marcas de viagens de alto padrão (Goya), de viagens a lazer (Copastur Lazer) e de intercâmbios e cursos no exterior (Change Programs). Já Experimentar conta com as 3 marcas da Copastur MICE: Eventos, Live Marketing e Incentivo. Em Conectar, trabalha com 4 marcas: de viagens corporativas (Copastur), de experiência e tecnologia dedicada para o setor de energia e offshore (Copastur Energy), sua presença na América Latina (Copastur Latam), e de viagens de e-sports (Buffly).

Sobre a Rede Amazônica

A Rede Amazônica é a maior rede de comunicação do Norte, afiliada da Globo, que conhece profundamente a região e a população, levando informação e entretenimento para todos os cantos da Amazônia. Sua essência é servir, integrar e desenvolver a Amazônia por meio da informação, entretenimento e educação.

Sobre a Coomaru

A Coomaru (Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini) é uma cooperativa de base comunitária que tem o propósito de gerar renda sustentável local por meio da coleta e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade da floresta amazônica. Ela impacta diretamente dez comunidades dentro da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini, bem como comunidades quilombolas e indígenas do entorno. Como núcleo de negócios da Reserva, o objetivo da Coomaru é contribuir para a manutenção das famílias no seu lugar de origem com dignidade, preservando e conservando a natureza. Seus principais produtos são: castanha-do-brasil, Pirarucu manejado, óleos de Andiroba e Copaíba, entre outros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp