cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Evento do MackLab reuniu grandes nomes para tratar do futuro do varejo, como transformação digital, IA e sustentabilidade

Laboratório de Varejo da Universidade Mackenzie promove café com líderes do setor

O MackLab Varejo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi palco de um café da manhã com pesos-pesados da indústria para um debate sobre as tendências e os desafios que moldarão o setor varejista nos próximos anos. Figuras de renome como Regina Blessa, fundadora do Blessa Instituto de Estudos em Varejo; José Antônio León, executivo do Grupo Assaí; Roberto Barbera Rincón, consultor e ex-executivo do Grupo Nós – OXXO; e Pedro Corrêa, executivo da Vest S/A Estilo estiveram no encontro mediado pelos professores Claudio Parisi, diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, e Félix León, responsável pelo laboratório.

De acordo com o professor Félix, o tema da transformação digital foi um dos principais, quando os participantes exploraram a necessidade urgente de integração entre os canais físico e digital, com o objetivo de oferecer uma experiência de compra cada vez mais personalizada e eficiente. “A inteligência artificial (IA) e a análise de dados emergiram como ferramentas estratégicas para sustentar essa transformação”, afirma Félix.

Rincón e Corrêa compartilharam suas perspectivas, destacando as barreiras e as oportunidades dessa transição digital no mercado brasileiro. “A experiência prática desses executivos trouxe um tempero especial ao debate, enriquecendo o diálogo com exemplos reais e estratégias testadas”, adiciona o professor do MackLab.

Em uma era na qual as expectativas dos consumidores são cada vez mais elevadas, Blessa e José Antônio trouxeram valiosas contribuições sobre como criar experiências que são capazes de transformar o ato de consumir em um momento especial para o cliente.

“O olhar cuidadoso sobre o comportamento do cliente foi um pontochave nas discussões, reforçando a importância de marcas que estejam realmente dispostas a escutar e adaptar-se ao consumidor moderno”, assinala Félix.

Mais do que uma simples tendência, a responsabilidade ambiental e social se consolida como uma exigência no mercado atual. A necessidade de práticas sustentáveis, aliadas à construção de uma imagem positiva de marca, foi consenso entre os presentes. Cada um dos executivos compartilhou como suas empresas estão respondendo a essa pressão, seja na adoção de processos mais sustentáveis, seja na promoção de produtos eco-friendly, alinhando as expectativas do consumidor com práticas responsáveis ao longo de toda a cadeia de valor.

Além dessas pautas, os desafios econômicos do setor também entraram em discussão. A instabilidade econômica, a alta competitividade e a dificuldade em encontrar profissionais qualificados são obstáculos que o varejo enfrenta diariamente. Corrêa  e José Antônio discutiram como essas dificuldades impactam suas operações, destacando as estratégias que vêm adotando para enfrentar esses entraves e manter suas empresas competitivas no cenário atual.

Segundo o professor Félix León, o evento reforçou o papel do MackLab Varejo como um ambiente vital para a troca de conhecimento entre Academia e mercado.

“Ao reunir especialistas e líderes empresariais, o laboratório reafirma seu compromisso em fomentar a inovação e desenvolver soluções práticas e criativas para o varejo”, destaca Félix.

Para o futuro, os participantes sugeriram que o MackLab aprofunde suas parcerias com empresas do setor, intensificando o intercâmbio de experiências e fortalecendo a colaboração com grandes marcas, como Vest, Oxxo e Assaí.

Outras propostas incluem a criação de programas de formação contínua, uma necessidade crescente em um mercado cada vez mais digital e competitivo. O laboratório de inovação voltado ao varejo, que está em discussão, foi apontado como um ambiente ideal para que especialistas, como Regina Blessa e José Antônio, possam desenvolver projetos inovadores que atendam às demandas do setor. Também foram sugeridas iniciativas voltadas para a exploração de tecnologias emergentes, como realidade virtual e aumentada, capazes de proporcionar experiências de compra imersivas e personalizadas.

Com a IA e o machine learning cada vez mais presentes no varejo, os participantes destacaram o potencial dessas tecnologias para otimizar processos, como a gestão de estoque e a personalização de recomendações de produtos. “A integração omnichannel foi igualmente debatida, com o objetivo de criar uma experiência de compra contínua e fluida entre os canais físicos e digitais”, pontua o professor.

Além dessas tendências, o encontro apontou para o uso de novas formas de pagamento, como criptomoedas e biometria, a personalização em massa e o poder dos microinfluenciadores e do marketing de conteúdo para a construção de marcas fortes e engajadoras. As lojas físicas, cada vez mais, se tornam espaços de experiência, onde o cliente pode interagir e se conectar de maneira profunda com a marca, transformando o ato de comprar em um verdadeiro evento.

Como diz Félix León, ao promover eventos como este, MackLab Varejo fortalece seu papel na pesquisa e inovação, preparando o mercado para enfrentar os desafios de um cenário em constante evolução. “As discussões e propostas apresentadas durante o café da manhã consolidam o laboratório como uma referência em transformação digital e sustentabilidade no varejo, inspirando e capacitando o setor para atender às demandas dos consumidores e superar os desafios do mercado”, finaliza ele.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.