TecnoUCS – Hubs de Inovação
https://www.ucs.br/site/tecnoucs/


R. Francisco Getúlio Vargas, 1130
Petrópolis, Caxias do Sul – RS
95070-560
(54) 3218-2034


Criada como a Instituição de Ensino Superior indutora, há mais de 50 anos, do desenvolvimento econômico, social, cultural e humano da região Nordeste do Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul reúne sua expertise em produção de conhecimento, pesquisa avançada, fomento do empreendedorismo e geração de inovação no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS.

O TecnoUCS tem como objetivo fundamental promover a conexão entre os atores do desenvolvimento, levando para o mundo empresarial, o poder público e a sociedade o conhecimento produzido na Universidade, em forma de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), transferência de tecnologia, prestação de Serviços Tecnológicos e desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica.

As ações são orientadas pelos conceitos da “nova economia”, baseada no conhecimento, e voltadas à geração de inovação. Têm como meta o aperfeiçoamento/criação de produtos, processos e serviços capazes de modernizar a matriz econômica da região de abrangência da UCS, composta por 70 municípios que somam 1,5 milhão de habitantes, com consistente atividade econômica nos segmentos metalmecânico, moveleiro, plástico, têxtil, turístico e agroindustrial, entre outros, bem como colaborar com o desenvolvimento nacional e internacional.

Conexão Universidade – Empresas – Poder Público – Sociedade

O TecnoUCS opera com desenvolvimento e gestão de conhecimento, fazendo a conexão entre o “mundo da ciência e tecnologia” e o “mundo empresarial”. Não tem, portanto, finalidade de produção de bens, mas de contribuir com a transformação das empresas em prol da inovação e, consequentemente, do aumento da competitividade.

Pesquisa

A capacidade de desenvolvimento de projetos científico-tecnológicos inovadores está na base da atuação do TecnoUCS. E a Pesquisa Científica avançada é um dos mecanismos pelos quais se originam ideias transformadas em produtos, processos, tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras colocadas a serviço do desenvolvimento econômico, social e humano.

Assim como pesquisas de professores e acadêmicos dos 28 cursos (18 de mestrado e 10 de doutorado) dos Programas de Pós-Graduação geram novos conhecimentos e tecnologias, a busca de soluções para as demandas trazidas por empresas clientes e parceiras estimula novas pesquisas e avanços científicos.

De tal modo, a Universidade aumenta a capacidade de atender as demandas do mercado, por intermédio do TecnoUCS, por qualificar o conhecimento oferecido, e as empresas conveniadas ao parque passam a ter acesso a toda expertise e potencial de desenvolvimento científico-tecnológico do parque.

Projetos

A gestão administrativa, a captação de financiamento e a proteção da propriedade intelectual dos projetos contratados ao TecnoUCS, são executados pela Coordenadoria de Projetos da Universidade. O setor se ocupa do gerenciamento das questões legais e administrativas para a execução das atividades. Um dos aspectos prioritários é assegurar a confidencialidade do projeto, preservando-se as particularidades do produto ou serviço. Um dos aspectos prioritários é assegurar a confidencialidade do projeto, preservando-se as particularidades do produto ou serviço e a segurança da propriedade intelectual. O assessoramento abrange:

– Suporte administrativo na captação e gestão de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com parceiros públicos e privados interessados em desenvolver projetos cooperados com professores-pesquisadores da UCS;
– Negociação de parcerias e elaboração de orçamentos visando à captação de recursos para a execução de projetos;
– Elaboração e gestão de convênios, contratos de prestação de serviços e editais na área de projetos;
– Gerenciamento de projetos com financiamento externo (público e privado);
– Promoção de cursos e eventos nas áreas de gerenciamento de projetos e inovação.

Para a submissão e gestão dos projetos e para a proteção do conhecimento gerado, a Coordenadoria de Projetos está estruturada em três áreas de atuação: Programa de Captação de Novos Projetos (PCNP), Agência de Projetos (AGPRO) e Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT).

Projetos P&D
Agência de Projetos
Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT)
Programa de Captação de Novos Projetos (PCNP)
Prestação de Serviços

Com o propósito de contribuir para a modernização tecnológica da região e do país e aproveitando-se da competência técnico-científica instalada, a Universidade de Caxias Sul disponibiliza, ao setor público e ao privado, serviços (saiba mais sobre o perfil da Prestação de Serviços), consultorias e análises executados por professores e pesquisadores com alta qualificação utilizando-se de um moderno conjunto de laboratórios, com as mais avançadas tecnologias em suas áreas de atuação.

Por meio do TecnoUCS, empresas, órgãos públicos e entidades podem buscar as melhores soluções e a qualificação de seus produtos e processos, aumentando sua produtividade e competitividade, por meio de serviços como: elaboração de projetos técnicos, análises e ensaios laboratoriais, execução de pesquisas, avaliações de desempenho e prestação de consultoria.

Subcategorias

  • Parques