SBT – Mídia
https://sbtnegocios.com.br/


Av. das Comunicações, 1147
Industrial Anhangüera Osasco – SP
02675-031
.
ola@SBTcomVC.com.br


Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão comercial aberta brasileira fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e animador de televisão Silvio Santos. A emissora surgiu após uma concorrência pública feita pelo Governo Federal para a criação de duas novas redes de televisão, sendo o SBT criado a partir de algumas concessões cassadas da extinta Rede Tupi, sendo estas a de São Paulo (antiga matriz da Rede Tupi), a de Porto Alegre e a de Belém (as antigas concessões da rede Tupi em Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, além da antiga concessão da matriz da Rede Excelsior em São Paulo, deram origem a Rede Manchete, antecessora da RedeTV!). A rede foi fundada no mesmo dia em que o contrato de concessão foi assinado, sendo que o ato foi transmitido ao vivo pela emissora, fazendo com que esse fosse o seu primeiro programa exibido. Antes de adquirir as concessões das três emissoras que formariam o SBT, o Grupo Silvio Santos já tinha desde 1976 a concessão do canal 11 do Rio de Janeiro, conhecido como TVS, o que foi um passo fundamental para dar vida ao SBT. Além do SBT, o Grupo Silvio Santos também é formado pela SBT Filmes (empresa cinematográfica), SBT Music (gravadora musical), SBT Vídeos (vídeos na internet), SBT Licensing (licenciadora de marcas), Liderança Capitalização (responsável pela emissão do título de capitalização conhecido como Tele Sena), Jequiti Cosméticos (empresa de cosméticos), Hotel Jequitimar (hotelaria), entre outras empresas.

É a terceira rede de televisão mais vista do país e a 25ª maior emissora do mundo no ranking de 2012. Durante grande parte de sua existência, ocupou a vice-liderança no ranking de audiência, exceto por dois períodos quando a RecordTV tomou o posto: entre 2007 e 2015 e desde 2020. Atualmente se mantém como a terceira maior emissora do país ficando apenas atrás da TV Globo e da RecordTV. Possui ao todo 102 emissoras próprias e afiliadas em todo o território nacional, estando também disponível através de operadoras de televisão por assinatura (cabo e satélite), pelo sinal aberto em antenas parabólicas e também através de streaming em seu aplicativo móvel (Android, iOS e Windows Phone), em aplicativos para smart TVs e pelo seu website. Também em seu site, a sua programação é disponibilizada em vídeo sob demanda gratuitamente, além de disponibilizá-la pelo site de compartilhamento de vídeos YouTube desde 2010. Em março de 2017, os 43 canais do SBT no YouTube acumularam 20 milhões de inscritos e 70 bilhões de minutos assistidos e, em setembro, tornou-se o maior canal de TV na plataforma, superando a rede britânica BBC em número de inscritos.

A rede transmite em sua grade de programação os mais variados gêneros de produções, sendo que as suas produções próprias geralmente se destacam ao lado do entretenimento. Programas estrangeiros, principalmente as telenovelas produzidas pelas redes pertencentes ao conglomerado mexicano Televisa, compõem parte da sua programação. O SBT também possuí horários destinados ao telejornalismo, produzindo três telejornais diários, um telejornal semanal e um programa jornalístico semanal. Para produzir seus programas, a emissora possui o CDT da Anhanguera, complexo televisivo localizado no quilômetro 18 da Rodovia Anhanguera, em Osasco (SP), ocupando uma área de 290 mil metros quadrados. Este é o terceiro maior complexo televisivo em tamanho instalado na América Latina, sendo menor apenas que os estúdios da TV Azteca, no México, e os Estúdios Globo.  Recentemente, o SBT fez contratos milionário com a Conmebol para transmitir a Libertadores e a Copa América, atingindo bons pontos em audiência.

Subcategorias

  • TV