Giro pela inovação com Gabriel Dias
Notícias Rápidas do mundo de inovação:
Nubank ultrapassa Paypal e se torna a startup de finanças mais valiosa do mundo: ‘Apenas’ U$ 62,9 bilhões. Esse é último valor definido para o Nubank que acaba de ultrapassar o PayPal e se tornar a startup de finanças mais valiosa do mundo. A avaliação vem após o atingimento da meta histórica de 100 milhões de clientes (somando Brasil, México e Colômbia). Relevância: O Nubank como exemplo de empresa inovadora, surgiu como inovação para atender uma grande necessidade do mercado mas não se contentou. Até hoje a empresa tem uma boa visão de futuro e estrutura de inovação, lançando novos produtos e entrando em novos mercados como telefonia por exemplo. Fonte: Google Finance
Seguro automotivo por dia – a inovação da Sem Parar : Mais um grande exemplo de empresa que possue uma estratégia de inovação bem definida. A Sem Parar anunciou o primeiro seguro automotivo por dia do Brasil. Isso mesmo, por valores a partir de R$ 2,90 você pode contratar um seguro para seu veículo por períodos a partir de 24 horas. A inovação vem como uma nova linha de receita para a empresa que já atua em pedágios, estacionamentos, postos de combustíveis e lava-rápidos. Fonte: Valor Econômico
Tendências de inovação que você deve se antenar:
Armazenamento de dados em DNA 🧬: Isso mesmo, e olha que não e uma novidade! A tecnologia de armazenamento de dados em moléculas de DNA foi desenvolvido pela Microsoft em 2019 e apresenta um grande potencial devido a maior capacidade de armazenamento e segurança. A startup francesa Biomery anunciou que irá começar a oferecer o serviço de armazenamento de dados baseado no DNA. Para se ter ideia em uma única molécula de DNA é possível armazenar cerca de 2 milhões de Terabyte. Mas fique tranquilo, os dados não serão armazenados em pessoas ou animais mas em moléculas de DNA sintéticos.
Como isso pode afetar seu negócio?
Ou sua empresa tem um datacenter local (aquela sala cheia de computadores e máquinas que guardam todos os dados da empresa) ou ela contrata um serviço em nuvem (como um sistema ERP, um Google Drive ou Bancos de Dados.) Em ambos os casos, os custos podem ser reduzidos e o processamento de dados otimizados no futuro.
Tema da semana: O que é inovação de fato? Como fazer na prática?
João começou com uma pequena loja de comida caseira no centro de sua cidade. No início, seu negócio era simples: ele fazia pratos saborosos e os vendia para os trabalhadores das redondezas. Porém, João sempre teve um olhar atento para as oportunidades de inovação.
João percebeu que muitos dos seus clientes eram ocupados e tinham dificuldade para sair do trabalho na hora do almoço. Ele decidiu investir em um serviço de entrega. Inicialmente, ele mesmo fazia as entregas de bicicleta, mas logo, com o aumento da demanda, contratou um entregador e depois desenvolveu um aplicativo próprio de delivery.
Observando a crescente preocupação com alimentação saudável, João introduziu um cardápio digital, acessível pelo aplicativo, onde os clientes podiam montar suas próprias refeições, escolhendo ingredientes frescos e personalizados de acordo com suas preferências e necessidades dietéticas.
Com o sucesso do delivery e do cardápio personalizado, João começou a formar parcerias com academias e empresas locais, oferecendo refeições saudáveis diretamente para seus funcionários e clientes. Isso aumentou ainda mais sua base de clientes e permitiu que ele abrisse novas unidades em outras regiões.
Hoje, João é dono de uma rede de restaurantes, com franquias espalhadas por várias cidades, além de uma linha de produtos alimentícios vendidos em supermercados. Sua capacidade de identificar oportunidades e inovar constantemente foi o que transformou seu pequeno negócio em um grande sucesso.
Pronto: falamos sobre inovação sem falar sobre inovação. 😂
Essa história fictícia trás de uma forma lúdica e simples o que é inovação: se atentar as oportunidades e necessidades do cliente e criar soluções para elas. Não tem segredo, muito provavelmente a empresa fictícia do João jamais vai ficar pra trás no tempo, ela vai sempre conseguir se adaptar as mudanças e explorar as oportunidades.
Claro que o simples não é bagunça, para fazer isso é preciso criar processos, aplicar ferramentas e indicadores de gestão da inovação.
Parabéns!