cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
O deputado federal por Minas Gerais Nikolas Ferreira teve uma passagem de estrela pelo evento. Fotos: Vini Dalla Rosa/ Divulgação

Fórum da Liberdade, organizado pelo IEE, discute o futuro do Brasil

O Fórum da Liberdade se encerra com novo recorde de público e momentos marcantes. Organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o evento reuniu 6,7 mil inscritos no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Durante os dois dias de Fórum, a entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas emocionou o público, enquanto o deputado federal por Minas Gerais Nikolas Ferreira teve uma passagem de estrela pelo evento. Já os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Minas Gerais, Romeu Zema, fizeram um dos painéis mais aguardados, com o tema “Qual é o Futuro do Brasil?”.

Leite abriu o painel pedindo um instante de silêncio devido à morte de ao menos sete pessoas em um acidente envolvendo um ônibus em Imigrante, no Vale do Taquari. Depois, relembrou as medidas tomadas em seu governo, como a reforma da previdência estadual, e os números da segurança pública, que registra baixos índices de criminalidade, na comparação com anos anteriores. Sobre o tema do painel, defendeu mudanças no país. “O Brasil precisa de uma agenda de aumento de produtividade, de educação. Eu defendo o esforço de cada um. Mas é papel do Estado dar igualdade de oportunidades”, afirmou.

Zema iniciou sua palestra explicando a sua entrada na política. Empreendedor, ele contou que foi movido pela insatisfação diante das decisões dos políticos. Por isso, tornou a eficiência do serviço público, a transparência, o combate à corrupção e às regalias no funcionalismo algumas de suas metas. Como resultado de sua gestão, o governador mineiro citou a profissionalização das estatais, melhora no ambiente de negócios, redução da dívida e queda no desemprego. “O principal plano que o Brasil precisa é acabar com a gastança”, avaliou. “E precisamos de reformas profundas no Judiciário”, completou, apontando que o poder assumiu funções do Executivo e do Legislativo.

Antes, Nikolas Ferreira havia discorrido sobre os bastidores da política. Eleito pela primeira vez em 2020, aos 25 anos, para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nikolas se posicionou sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), defendendo a anistia para condenados do 8 de janeiro de 2023. Ovacionado diversas vezes ao longo de sua explanação, Nikolas foi acompanhado por uma multidão na saída do palco até o saguão do Centro de Eventos.

Os demais painéis do dia foram Além do Verde: O Pilar Econômico da Sustentabilidade (com Antônio da Luz, Gustavo Montezano e Mario Haberfeld), Sucesso: Sorte ou Escolha (com Edu Lyra, Giovanna Mel e Renato Moicano), Os Bastidores do Poder (com Christian Lohbauer e Nikolas Ferreira), O Preço das Escolhas: O Brasil e a Estabilidade Econômica (com Adolfo Sachsida, Bruno Carazza e Solange Srour), Alcançando a Paz Através da Prosperidade Econômica (com Fleur Hassan-Nahoum), Impérios, Mercados e Guerras: O Futuro da Ordem Global (com Adriano Gianturco, André Lajst e Daniel Mitchell) e Mídia e Liberdade: Quem Narra a Narrativa? (com Ana Campagnolo, Caio Coppolla e Samy Dana).

Prêmios

A entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas foi repleta de emoção. Filha do comunicador Silvio Santos, falecido no ano passado, Renata Abravanel falou sobre o pai e da luta dele por uma imprensa livre e responsável. “Meu pai foi um grande defensor intransigente da liberdade de imprensa e de expressão, da independência da imprensa, e compreendia que uma sociedade livre e democrática precisa de veículos de comunicação que atuem com credibilidade, imparcialidade e responsabilidade”, afirmou.

Em seguida, o empresário Leonardo Fração, um dos criadores do Instituto Cultural Floresta (ICF), recebeu o Prêmio Libertas e dedicou sua fala ao momento mais difícil de sua vida, a luta contra a leucemia. Ele fez uma alusão ao tema do evento a partir desse desafio particular. “Crescemos ouvindo que a nossa vida é resultado das nossas escolhas. É mentira. Apenas parte de nossa vida é resultado delas. A outra parte é sorte mesmo. A sorte tem papel gigantesco, muito mais do que gostamos de admitir. Eu não escolhi ter leucemia, ela me escolheu. Mas o jeito que eu encarei, me alimentando disciplinadamente, me exercitando todos os dias e tendo a sorte de ter uma leucemia tratável, me tiraram de lá”, relatou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.