O Instituto de Estudos Empresariais (IEE), organizador do Fórum da Liberdade, está divulgando a programação do evento, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de abril na PUCRS, em Porto Alegre. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://bit.ly/FORUM2025
O Fórum da Liberdade chega à sua 38ª edição como referência para debates importantes sob o ponto de vista dos acontecimentos recentes no país em áreas como economia, política, geopolítica e empreendedorismo, entre outros. Em 2024, o evento, considerado o maior palco de debates da América Latina, teve mais de 6 mil inscritos presenciais, entre empresários, estudantes e lideranças de diferentes segmentos, um público recorde.
Ao longo de sua programação, o Fórum da Liberdade contará com atrações paralelas. Enquanto ocorrem os painéis no palco principal, o Espaço FL Talks e o FL Brands receberão palestras em formato mais intimista. Haverá ainda Sala VIP, Espaço Livraria, sessões de autógrafos e outras iniciativas culturais.
Um dos destaques será um cubo branco montado no meio do salão, no qual o artista e cartunista paulista Schmock vai organizar uma espécie de arte em grupo com os participantes do evento. Serão distribuídas canetas marcadoras acrílicas para que as pessoas se expressem como bem entenderem. Haverá ainda uma mostra cultural com uma série de charges feitas por Schmock, ligadas diretamente aos temas dos painéis do evento.
Em um mundo polarizado, conflituoso, repleto de desinformação e disputas sobre quem é o dono da verdade, o Fórum da Liberdade 2025 centra seu foco na busca do indivíduo por maneiras de romper esse círculo vicioso e realizar suas próprias escolhas. A importância da atitude de escolher é fundamental: só assim podemos ser livres. Para se posicionar neste mundo em que vivemos, porém, é preciso coragem. Por isso, “Coragem para Escolher” é o tema do evento.
“Na 38ª edição do Fórum da Liberdade, optamos por olhar para dentro de cada indivíduo. Tanto a escolha quanto a coragem são aspectos internos de cada um. Sabemos que somente em um ambiente com liberdade é possível tomar decisões por vontade própria. Por esse motivo, o tema ‘Coragem para Escolher’ foi definido para ser a linha central. É um convite para debatermos e enxergarmos as consequências de cada escolha individual”, explica Paola Coser Magnani, presidente do IEE.
O evento começa na tarde de quinta-feira, dia 3 de abril. Confira a programação (sujeita a alterações):
Quarta-feira, 2 de abril
12h – Almoço de abertura, com Adolfo Sachsida
Quinta-feira, 3 de abril
14h – Negócios: Coragem que Move Mercados, com Laércio Cosentino, Pedro Bartelle e Sônia Hess
15h30 – Educação: O Futuro em Jogo, com Johanna Karanko, Leonardo Pascoal e Renato Feder
17h – Abertura oficial do 38º Fórum da Liberdade, Prêmio Libertas e Prêmio Liberdade de Imprensa
18h – Tabuleiro Global: Rupturas e Caminhos Possíveis, com Marcos Troyjo
18h30 – Sob Vigilância: A Batalha pela Liberdade de Expressão, com André Marsiglia, Karim Miskulin e Marcel Van Hattem
Sexta-feira, 4 de abril
9h – Além do Verde: O Pilar Econômico da Sustentabilidade, com Antônio da Luz, Gustavo Montezano e Mario Haberfeld
10h30 – Sucesso: Sorte ou Escolha, com Edu Lyra, Giovanna Mel e Renato Moicano
12h – Os Bastidores do Poder, com Christian Lohbauer e Nikolas Ferreira
14h – O Preço das Escolhas: O Brasil e a Estabilidade Econômica, com Adolfo Sachsida, Bruno Carazza e Solange Srour
15h30 – Alcançando a Paz Através da Prosperidade Econômica, com Fleur Hassan-Nahoum
16h15 – Lançamento do 29º Pensamentos Liberais
16h30 – Qual é o Futuro do Brasil?, com Eduardo Leite e Romeu Zema
18h – Impérios, Mercados e Guerras: O Futuro da Ordem Global, com Adriano Gianturco, André Lajst e Daniel Mitchell
19h30 – Mídia e Liberdade: Quem Narra a Narrativa?, com Ana Campagnolo, Caio Coppolla e Samy Dana
Entre os principais palestrantes estão:
Adolfo Sachsida – Advogado, Adolfo Sachsida foi secretário de Política Econômica, no Ministério da Economia, de janeiro de 2019 a abril de 2022. De maio de 2022 a dezembro do mesmo ano, foi ministro de Minas e Energia. Tem doutorado em Economia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado na Universidade do Alabama, e foi professor em universidades brasileiras e na Universidade do Texas (EUA). É autor de livros e artigos técnicos sobre políticas pública, econômica, monetária e fiscal, além de tributação, como “Fatores Determinantes da Riqueza de uma Nação”, “Considerações Econômicas, Sociais e Morais sobre a Tributação” e “A Crise de 2007-09: Uma Explicação Liberal”.
Adriano Gianturco – Coordenador e professor do curso de Relações Internacionais do Ibmec de Belo Horizonte e membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Adriano Gianturco é autor do livro “A Ciência da Política”, bacharel em Ciência Política, mestre em Relações Internacionais e doutor em Teoria Política e Econômica. Na imprensa nacional, atua como colunista da Gazeta do Povo e colabora com o Brasil Paralelo.
André Lajst – Graduado no Centro Interdisciplinar Herzliya (Israel) em Governo, Diplomacia e Estratégia, com ênfase em Oriente Médio, André Lajst é mestre pela mesma instituição em contraterrorismo e segurança nacional. Foi acadêmico no departamento de pesquisa e operações da inteligência da Força Aérea de Israel e atuou como pesquisador do Instituto Internacional em Contraterrorismo, onde realizou dezenas de pesquisas sobre terrorismo, processo de paz, mundo árabe e a influência dos grupos Hezbollah e Al Qaeda no Brasil. É fonte nesses assuntos para veículos de imprensa brasileiros e israelenses. Lajst também atua como professor e palestrante.
André Marsiglia – Advogado e professor de direito constitucional, André Marsiglia é especialista em liberdade de expressão. É autor do livro “Censura por Toda Parte – Os Bastidores Jurídicos do Inquérito das Fake News e a Nova Onda Repressora que Assola o Brasil”. Fundador e conselheiro da Associação Lexum e membro da comissão de mídia do Instituto dos Advogados de São Paulo, atua também como colunista no Poder 360 e comentarista na Epoch Times Brasil e na Gazeta do Povo.
Bruno Carazza – Professor associado da Fundação Dom Cabral, Bruno Carazza trabalhou durante 20 anos em diversas áreas do Ministério da Fazenda. Bacharel em Ciências Econômicas e Direito pela UFMG, mestre em Economia (UnB) e doutor em Direito (UFMG), é autor dos livros “Dinheiro, Eleições e Poder: as Engrenagens do Sistema Político Brasileiro” e “O País dos Privilégios”. Também é colunista do jornal Valor Econômico e comentarista de economia do Jornal da Globo.
Caio Coppola – Formado em direito, Caio Coppolla é comentarista político e palestrante. Com passagem pela Rádio Jovem Pan, conta com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, sendo considerado uma das personalidades mais influentes da política do país. Atualmente, participa do programa O Grande Debate, na CNN Brasil, em que fatos marcantes do país no momento são analisados sob diferentes pontos de vista políticos, normalmente contrários.
Daniel Mitchell – Fundador e presidente do Center for Freedom and Prosperity, uma organização de políticas públicas pró-mercado, Daniel Mitchell é um crítico ferrenho da imposição de tarifas comerciais levada como estratégia pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mitchell é PhD em economia pela George Mason University e coautor dos livros “The Greatest Ponzi Scheme on Earth” e “Global Tax Revolution”. Palestrante experiente, já atuou em mais de 40 estados dos EUA e mais de 70 países, disseminando seu conhecimento e a defesa do livre mercado.
Fleur Hassan-Nahoum – Ativista dos direitos das mulheres e das populações marginalizadas em Jerusalém, Fleur Hassan-Nahoum foi vice-prefeita da cidade. Ela atua na defesa de seus princípios sociais, cujo avanço acredita ser possível por meio do desenvolvimento econômico e da luta por uma Jerusalém pluralista. Desde setembro de 2023, Fleur tem atuado como enviada especial de Israel para inovação. Ela é a primeira mulher a ser nomeada como secretária-geral da Kol Israel, organização que reúne judeus de todas as origens e ideologias políticas.
Giovanna Mel – Jornalista e comunicadora, Giovanna Mel passou por Globo e UOL antes de começar a empreender. Foi a primeira pessoa, no Brasil, a levar o tema da oratória ao público no Instagram. Ganhou notoriedade e, a partir de então, 15 mil alunos já foram capacitados com a metodologia própria de Giovanna, chamada Direto ao Ponto. Também treinou profissionais de grandes empresas, como Nestlé, Bradesco, RedHat, McDonald’s, Nubank e Cia de Talentos. Além de especialista em oratória, também é palestrante, gestora e empresária.
Johanna Karanko – Embaixadora da Finlândia no Brasil, tem larga experiência em relações internacionais, com passagem pela Unidade para Assuntos de Desenvolvimento da ONU e como chefe do Setor Político da Missão Permanente da Finlândia junto à ONU, em Nova York. Em seu país, foi diretora da Unidade de Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, além de diretora adjunta na Unidade para Instituições de Financiamento do Desenvolvimento. Johanna fala cinco idiomas e tem experiência nas esferas bilateral e multilateral, com vasta experiência em negociação.
Karim Miskulin – Fundadora do Grupo Voto, principal empresa de diplomacia empresarial e interlocução política do Brasil – única fundada e liderada por mulheres. É publisher da Revista Voto, primeira revista brasileira dedicada à análise política. Hoteleira e cientista política de formação, com vasta experiência em relações institucionais e governamentais, há duas décadas é anfitriã do ciclo Brasil de Ideias, fórum que recebe presidentes da República, líderes políticos e grandes expoentes do empresariado brasileiro. É palestrante no Brasil e no Exterior de pautas relativas a empreendedorismo feminino e análise política.
Laércio Cosentino – Fundador e presidente do Conselho de Administração da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil e presente em 41 países, Laércio Cosentino é formado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da USP. Atualmente, é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), presidente do Conselho da Mendelics e conselheiro na Brain4care, além de cofundador do Grupo GHT4.
Marcos Troyjo – Economista, cientista político e diplomata, Marcos Troyjo é conselheiro de empresas multinacionais e autor de livros sobre desenvolvimento econômico, relações internacionais e inovação. Foi o primeiro ocidental a chefiar um organismo internacional sediado na Ásia e o primeiro brasileiro a presidir um banco multilateral de desenvolvimento, o banco dos Brics. Também foi um dos principais negociadores do acordo Mercosul-União Europeia. É uma voz de destaque no tema das estratégias que o Brasil pode utilizar para fazer valer suas vantagens comparativas em mineração, energia, agricultura e economia verde.
Mario Haberfeld – Piloto de carros de corrida por quase 20 anos, Mario Haberfeld conquistou vários campeonatos ao longo da carreira no automobilismo. Foi piloto de testes na Fórmula 1 e correu por grandes equipes da Fórmula Indy. Mas outra paixão o fez abandonar as pistas. Em 2011, formou-se na Harvard Business School e fundou a Associação Onçafari, que tem o objetivo de conservar os vários biomas brasileiros e suas espécies, assim como criar empregos, valorizar terras preservadas e estimular o ecoturismo. Além de CEO da Onçafari, Haberfeld é membro dos conselhos da SOS Pantanal.
Pedro Bartelle – Presidente da Vulcabras desde 2015, Pedro Bartelle integra uma conhecida família empreendedora gaúcha. Seu pai, Pedro Grendene Bartelle, fundou com o irmão, Alexandre, a Grendene em 1971, e em 1988 adquiriu a Vulcabras. Mas Pedro Bartelle começou a vida profissional no automobilismo, aos 13 anos. Passou pelo kart, pela Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet e Fórmula 3. Foi campeão brasileiro de Fórmula Chevrolet e Fórmula 3. Aos 22 anos se tornou empreendedor, abrindo em 1994 um outlet Reebok. Anos depois, iniciou a carreira na Vulcabras, a qual hoje lidera.
Renato Feder – Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), desde 2023 Renato Feder está à frente da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. No cargo, tem liderado iniciativas para modernizar o sistema educacional estadual com novas tecnologias e uma gestão orientada a resultados, beneficiando mais de 3 milhões de alunos em mais de 5 mil escolas.
Renato Moicano – Renato Alves Carneiro é lutador profissional de MMA que compete na divisão dos leves do Ultimate Fighting Championship (UFC). Moicano possui um cartel profissional de 19 vitórias, cinco derrotas e um empate, com destaque para 10 conquistas por finalização. Até outubro de 2024, Moicano ocupa a 10ª posição no ranking dos leves do UFC, consolidando-se como um dos principais nomes da divisão. Fora do octógono, Moicano é conhecido por seu interesse na escola austríaca de economia e por seu apoio ao bitcoin como proteção contra a inflação.
Samy Dana – Professor de economia da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e comentarista da rádio Jovem Pan – incluindo o programa Pânico. Foi comentarista da TV Globo e Globonews. No Esporte Espetacular e no Seleção Sportv, foi o responsável pelo Estudo de Campo, uma coluna cujo objetivo era explicar o esporte por meio dos números. Com graduação e mestrado em economia, doutorado em administração e Ph.D. em Business, tem mais de 15 anos de experiência em consultorias e palestras. É autor de livros sobre finanças, economia e negócios.
Solange Srour – Solange Srour é diretora de macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management, e nos últimos anos foi economista-chefe do Credit Suisse Brasil. Colabora frequentemente com a mídia do país, apresentando cenários e análises no contexto brasileiro. É graduada e mestre em economia pela PUC-Rio e foi professora do Departamento de Economia da mesma faculdade. Recebeu o Prêmio BNDES de Economia (2002), concedido pelo Conselho Federal de Economia, e o Prêmio Brasil de Economia (2003).
Sônia Hess – A empresária Sônia Hess é conhecida por sua atuação no setor têxtil brasileiro. Foi presidente da Dudalina, a qual transformou em uma referência nacional e internacional no segmento de moda, especialmente em camisas femininas. Sob sua liderança, a Dudalina aumentou sua presença no mercado de luxo e foi adquirida pelo grupo Restoque (atual Veste) em 2014. Sônia também é engajada em iniciativas de empreendedorismo feminino e participa de conselhos de diversas organizações.
Prêmio Libertas
O Prêmio Libertas será entregue durante o Fórum da Liberdade 2025 ao empresário Leonardo Fração, um dos criadores do Instituto Cultural Floresta (ICF). O prêmio é conferido a indivíduos que se destacam no trabalho pela valorização da sociedade civil organizada como motor de prosperidade.
Fração criou o ICF em 2017, ao lado do empresário Claudio Goldsztein. Hoje, o Instituto é uma das maiores entidades sociais do Brasil, já tendo movimentado e intermediado mais de R$ 100 milhões em doações. Entre as doações mais emblemáticas estão as primeiras viaturas blindadas da história do Rio Grande do Sul.
A atuação do ICF também foi fundamental durante a pandemia, quando viabilizou a operação de mais de cem leitos de internação para pacientes de covid-19. Nas enchentes de 2024, o Instituto repetiu sua colaboração com a sociedade ao ter sido peça fundamental na comunicação e no aparelhamento das forças de segurança e civis gaúchas.
Prêmio Liberdade de Imprensa
Este ano, o Prêmio Liberdade de Imprensa será póstumo, em lembrança a Silvio Santos, o dono da rede de TV SBT e um dos maiores empresários e comunicadores da mídia brasileira em todos os tempos, falecido em 2024.
Quem receberá a distinção em nome do comunicador será Renata Abravanel, sexta filha de Silvio Santos. Nascida em 1985, ela é formada em Administração de Empresas pela Liberty University, nos Estados Unidos, e possui especializações pela Fundação Getulio Vargas (FGV), pelo Insper e em Harvard. Além disso, é conselheira certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Desde 2015, Renata ocupa a presidência do Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos, que reúne empresas como o SBT, a Jequiti e o Hotel Jequitimar. Com uma atuação voltada para a governança e a sustentabilidade dos negócios, ela desempenha um papel estratégico na continuidade e modernização do grupo.
O Prêmio Liberdade de Imprensa foi criado pelo IEE em 2007, com o objetivo de homenagear pessoas dedicadas ao desenvolvimento do pensamento crítico e à defesa e à valorização da liberdade de imprensa. Mais do que isso, o IEE entende que a liberdade de expressão é um dos pilares fundamentais para qualquer democracia.
Sobre o IEE
O IEE é uma instituição civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984 e que organiza o Fórum da Liberdade anualmente. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa.
Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.