FII Priority Summit vai reunir mais de 150 líderes mundiais para discutir investimento em dignidade no Rio
Pela primeira vez na América Latina, o encontro terá internacional vai discutir caminhos e alternativas para o desenvolvimento sustentável. Ente os convidados estão o presidente Lula e o ex-secretário de Estado americano Mike Pompeo
Por Mariene Lino CBN
O Rio de Janeiro recebe, entre essa terça (11) e quinta-feira (13/06), o FII Priority Summit, um encontro internacional para debater oportunidades de investimentos para o desenvolvimento sustentável. O evento é organizado pelo FII Institute – uma organização sem fins lucrativos dirigida pelo Fundo de Investimento Público, o principal fundo da Arábia Saudita. O tema do encontro, este ano, é “Investir em Dignidade”, com base em três pilares fundamentais: transição ecológica; tecnologia, inovação e empreendedorismo; e inclusão social e governança de uma nova ordem global.
Mais de 150 líderes mundiais, ministros de Estado, políticos e CEOs de empresas do setor de energia participarão das discussões – entre eles, a embaixadora da Arábia Saudita nos Estados Unidos, a princesa Reema Bint Bandar al-Saud, e o ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo. Entre os brasileiros convidados estão o presidente Lula, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
É a primeira vez que o que o instituto faz um evento na América Latina. Em entrevista à CBN, o diretor-executivo do FII Institute, Richard Attias, destacou a escolha do Brasil como sede do encontro, já que o país vai sediar o G20 no Rio esse ano e a COP30 em Belém em 2025. “É o país que vai sediar o G20 em 2024 – um seminário extremamente importante – e a COP30 em 2025. Para nós, foi uma definição natural começar com a América Latina. Quando o presidente Lula visitou a Arábia Saudita – o país onde o FII nasceu em 2017, antes da COP28 em Dubai -, tivemos uma conversa sobre o que podemos fazer para apoiar o continente. Ele falou muito sobre como temos a visão de levar dignidade de volta para as pessoas”, disse. Attias destacou ainda o potencial da América Latina em recursos naturais, e a importância de investimentos estrangeiros na economia.
“A única maneira de ter um impacto positivo na humanidade é ajudar a criar empregos e construir uma economia inclusiva, por exemplo, e isso não pode ser realizado se você não tiver investimentos direitos de fora para os países. Então, queremos ajudar a reforçar a confiança, ter uma melhor compreensão sobre o que a América Latina tem a oferecer hoje. É sobre isso que será a nossa conversa: recursos naturais, energia renovável, mudanças climáticas, esportes, entretenimento, infraestrutura, e por aí vai”, explicou. No Rio, no evento acontece no hotel Copacabana Palace, na Zona Sul da capital. O encontro também já foi sediado em Miami, nos Estados Unidos, e Hong Kong, território autônomo no sudeste da China.