Festuris 2023 abre com emoção e resultados expressivos para o trade turístico 

Festuris 2023 abre com emoção e resultados expressivos para o trade turístico 

Evento completa 35 edições com realização ininterrupta no Rio Grande do Sul             

Não faltou emoção na solenidade de abertura da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo realizada na noite desta quinta (09/11), no Palácio dos Festivais de Gramado. Ciceroneados pelos anfitriões Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris, o evento marcou a consolidação da Região Serrana do Rio Grande do Sul como um exemplo a ser seguido pelos demais estados da União. “Parabéns a Marta e Eduardo, parabéns a Gramado e vida longa ao Festuris”, desejou o ministro do turismo, Celso Sabino, que aterrissou no evento recém chegado da Inglaterra. Também o secretário estadual de turismo, Luiz Fernando Rodriguez Jr. fez coro à fala do ministro. Segundo Rodriguez, Gramado serve de exemplo para o Brasil como um turismo de sucesso. “Aqui realmente existe a parceria público-privada e o governador Eduardo Leite garantiu que não faltará recursos para o turismo gaúcho”, afirmou Luiz Fernando. A internacionalização do Festuris foi lembrada pelo ministro do turismo do Uruguai, Tabaré Viera. Para ele, o incremento do setor no Mercosul é fundamental para o desenvolvimento da América do Sul. “Para nós é muito importante estar aqui, em Gramado, para debater e solidificar o intercâmbio entre Brasil e Uruguai. Estamos no Festuris com uma delegação de 120 pessoas”, assegurou Tabaré.
35º Festuris inicia incentivado

Um evento de muitas mãos, que valoriza pessoas e destinos. E que há 35 edições aposta na força do turismo como atividade econômica relevante para o mundo. Nas lembranças, nos pronunciamentos, nas apresentações artísticas e nas homenagens, as principais referências foram ao crescimento e posicionamento do Festuris como um evento de negócios e de debates das questões relacionadas ao setor de turismo. O evento conquistou o reconhecimento de melhor feira B2B de turismo das Américas que, neste ano, tem como tema central “Capital Humano: a Chave da Transformação”.

Vozes protagonistas do turismo

Nos discursos foi enaltecido o protagonismo do Festuris dentro do setor de turismo brasileiro. Marta Rossi disse que o 35º  Festuris “é uma edição de 15 mil vozes. Este é o número de inscritos em 2023, portanto, os protagonistas são todos vocês que atuam na atividade turística. O Festuris é o palco que dá voz a todos”. Acrescentou que a escolha do tema da edição deste ano: “Capital Humano: A Chave da Transformação”. “Esta é uma uma filosofia de nossa empresa  e que direciona todo o nosso trabalho e que certamente guindou o evento na posição de liderança”.Eduardo Zorzanello destacou o  crescimento do Festuris ao longo destes 35 anos, frisando alguns números significativos. “Comemoramos a maior de todas as edições. Crescemos 23% em relação ao ano passado e estamos ocupando, pela primeira vez, os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27 mil m², com 400 estandes, 2.700 marcas em exposição e 7 palcos de conteúdo. O Brasil turístico de ponta a ponta está em Gramado e 40 destinos internacionais”. Eduardo enalteceu e lembrou a mãe, Silvia Zorzanello, falecida em 2010, que fundou o Festuris em 1989 ao lado da sócia, Marta Rossi. Lembrou que na infância via a mãe viajando com frequência e, muitas vezes, não entendia por quê.  “Era para divulgar o Festuris”, disse.

Reconhecimento a uma história de sucesso. O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse, ainda, que “o Festuris é um case de sucesso no Brasil”. Frisou que o Ministério estava trabalhando para fomentar o setor no país criando políticas e desenvolvendo ações que valorizem a cadeia do turismo. Para o secretário estadual de Turismo interino, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o evento “congrega o setor de turismo brasileiro” e que o Rio Grande do Sul aproveita este espaço para divulgar seus atrativos. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot lembrou que o turismo é a base da economia  do município e que o Festuris tem tido um papel muito importante na divulgação da cidade. “Acompanhei de perto esta caminhada que hoje é aplaudida por 40 mil gramadenses”, frisou. Para Tabaré Vieira, ministro do Turismo do Uruguai, país convidado de honra da 35ª edição, estar presente no Festuris era muito importante para o seu país. Disse que o evento fortalece um dos propósitos do Ministério que é divulgar os atrativos do país para o mundo.

Momento de emoção

O evento foi aberto pela trupe do Natal Luz, regida pelo maestro Rodrigo Drecksler. Na abertura do evento, o hino nacional foi interpretado pela cantora Fátima Gimenez, acompanhada da Orquestra de Violões de Gramado e do acordeonista Felipe Moschem. No encerramento da cerimônia, ocorreu mais um momento de emoção. A música “O Que É, O Que É”, de Gonzaguinha, foi interpretada pela cantora gramadense Milena Dallarosa, acompanhada da Orquestra de Violões de Gramado, seguido do “Parabéns a Você” e do sopro de velinhas do bolo, acompanhado de Celina e Helena (netas de Marta Rossi) e Maria Eduarda (filha de Eduardo Zorzanello).

Homenagens a quem constrói o turismo

Durante a solenidade de abertura ocorreram homenagens aos diretores do Festuris. Vera Lúcia De Camillis, presidente da Skal Internacional Brasil, fez a entrega do Troféu Destaque Skal aos CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, em comemoração a 35ª edição do evento. Outra homenagem aos diretores do Festuris foi feita por Rita Vasconcellos em nome dos Amigos do Festuris.

Troféu Amigos do Festuris

O reconhecimento a quem trabalha pelo Festuris e pelo turismo como atividade econômica importante, foi feito através do Troféu Amigos do Festuris, honraria que está acima de cargos, empresas e Instituições. O valor considerado é o empenho pessoal em prol de engrandecer ainda mais o Festuris.1 – Emerson Bittencourt Monteiro – Sebrae – RS2 – Gabriela Schwan – Rede Swan3 – Marcelo Zingalli – agente de viagens 4 – Marcus Rossi – Gramado Summit5 – Paulo Queiroz – GTA – Global Travel Assistance 6 – Rogerio Linguanotti – Hello Brazil7 – Romeu Dutra – 1° secretário de Turismo de Gramado e um dos idealizadores do Festival de Cinema8 – Roque Baudean  – Turismo do Uruguai9 – Victor Hugo Almeida – Victor Travel

Reconhecimento a Larri Doile

Um dos momentos de maior integração entre os participantes do Festuris é a partida de futebol entre a Seleção Gaúcha e a Seleção do Resto do Mundo. Um dos idealizadores deste momento na década de 90, Larri Doile, teve reconhecido este seu empenho com uma homenagem. O Futebol Festuris é, hoje, uma das marcas de integração do trade turístico no evento.

Troféu Embaixadores

Durante a solenidade foram entregues, ainda, os troféus Embaixadores do Festuris aos que se destacaram na promoção e atração de profissionais de turismo para o evento. Este ano, os homenageados foram Luciano Teixeira e Luciano Bernardo.

O Festuris ocorre nesta sexta e sábado com intensa programação no Serra Park. No período da manhã, tem o Meeting, o maior palco de conteúdos de turismo das Américas e a feira de negócios abre ao meio-dia. Mais informações e a programação no site: https://www.festurisgramado.com/


PROGRAMAÇÃO


10.11.23
SEXTA-FEIRA

MEETING FESTURIS
8h30 às 12h00
Local: Centro de Feiras e Eventos – Serra Park Gramado – PAVILHÃO PLÁTANO
Clique Aqui e adquira seu ingresso para participar do maior palco de conteúdo do turismo da América Latina. Vagas limitadas!

8h30 – Abertura Oficial MEETING FESTURIS
“O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina!”

9h00 – CAPITAL HUMANO – A chave da reconexão entre humanos & negócios
Luiz Fernando Reginato – Economista (UFRGS), Especialista em Marketing (ESPM), Mestre em Sociologia das Organizações (PUCRS) e Conselheiro de Administração (IBGC).

9h35 – O agente, a experiência do cliente e os nichos de viagens
Aldo Leone Filho – Presidente da Agaxtur Viagens

10h00 – Autenticidade Digital – Como criar, promover, segmentar e converter nas plataformas digitais

Caio Mudalen – Real State Development e Financial Investments
Aninha Mudalen – Consultoria e Planejamento em Viagens
Luciano Palumbo – Diretor de Novos Negócios na Redatoria Nacional e criador de conteúdo nos canais digitais do TurismoEtc e Dicas de Curaçao.

10h45 – ESG e o Futuro dos Cruzeiros- um compromisso com o turismo e as viagens sustentáveis.
Adrian Ursilli – Diretor geral da MSC no Brasil
Apresentadora
Rita Vasconcelos – Vice-presidente de Relações Institucionais – ABAV/RS

11h20 – “Cultura Humanista – uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional”.
Roberto Argenta – Presidente da Calçados Beira Rio S.A.

11h45 – “Insight de mercado: tendências do turismo de experiência”.
Renata Vescovi – Coordenadora nacional do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.
‍‍
FEIRA DE NEGÓCIOS
12h00 às 20h00
Local: Centro de Feiras e Eventos – Serra Park Gramado
PAVILHÃO ARAUCÁRIA E PAVILHÃO HORTÊNSIA

12h00 – ABERTURA COM CORTE DE FITA
Local: ENTRADA DO PAVILHÃO ARAUCÁRIA
Talks Business & Innovation
O espaço Business & Innovation conta com uma grade especial de Talks exclusivas aos participantes.
Curadoria CVB Gramado, Canela e Região das Hortênsias

Talks LGBT+
Há mais de 10 anos, o FESTURIS foi a primeira feira de negócios a falar sobre o “Turismo LGBT+” e promove uma imersão e troca de conhecimento através de talks exclusivas!

Espaço Food & Drinks Experience
O espaço FOOD & DRINKS EXPERIENCE terá uma Arena Gastronômica recheada de sabores especiais, com aulas show ao vivo e degustação ao final de cada preparo fazendo uma incrível viagem sensorial através dos sabores.

Experiências FESTURIS
A cada edição, o FESTURIS traz inúmeras novidades em termos de experiências. Confira a abaixo a programação com atividades sensoriais, culturais, gastronômicas, musicais, literárias e de moda.

Babalorixá Pai Mário de Xangô: o seu guia espiritual
‍Encontre as respostas para as dúvidas que permeiam a sua vida, que lhe causam ansiedade e insegurança. Agende seu horário diretamente no stand e desvende o futuro que o espera e as oportunidades que se encontram em seu caminho, consultando os búzios.
Local: Stand L162 – Pavilhão Araucária

Benzedores de São Miguel das Missões: um encontro com a cura
Abra seu coração para a cura ancestral e descubra o poder da misticidade que vive dentro de você. Venha conhecer os benzedores, ouvir suas histórias e testemunhar a magia dos rituais de benzimento.
Local: Stand A2 – Pavilhão Araucária

Construção da Mandala Tibetana
Será realizado um ato cheio de símbolos e significados, onde todos os participantes da feira contribuirão para a formação desta Mandala, com suas próprias mãos, ao colocar as flores, simbolizando a interdependência de todos os seres.
Local: Stand P245 – Pavilhão Hortênsia

Intercâmbio Gastronômico
Teremos estações de churrasco com muito sabor e tradição durante a 35º edição Festuris. Durante os dois dias da feira teremos assadores gaúchos e uruguaios comandando esta deliciosa experiência e prontos para impressionar os visitantes com um verdadeiro intercâmbio gastronômico. Convidamos a todos os amantes da carne a se juntarem a nós para experimentar o melhor do churrasco!
Local: Área externa – Portão 2 – Pavilhão Araucária

Caminho das Artes

A beleza de Gramado se faz, também, pelos olhos da arte. Nesse caminho você encontra alguns dos mais talentosos artistas visuais gramadenses.
Local: Pavilhão Hortênsia

A arte e cultura de Gramado
Apresentada pela Academia Gramadense de Letras, um espaço com exposição das obras dos artistas que integram a Academia. Fotografias, Livros, CDS, LPS, Esculturas, Pinturas, Partituras entre outros. No Espaço, a artista plástica Sônia Schlee estará fazendo demonstração de pintura na técnica aquarela, com o tema FESTURIS 2023 Pintura Interativa, provocando a verve artística de todos os participantes. Os academia e o público deixarão sua marca em uma tela uma pintura interativa que ficará durante toda a feira. Haverá uma tela em branco onde os acadêmicos presentes deixarão sua sua marca.
Às 18h – apresentações com cantos gauchescos e declamação campeira por Pepeu Gonçalves e Sebastião Fonseca.
Local: Stand M 179 – Pavilhão Araucária

Mate – Símbolo da hospitalidade Gaúcha
A Matería Capitão Rodrigo promove uma imersão na cultura Gaúcha durante o evento, trazendo o universo da erva mate e suas diferentes formas de preparo. No espaço cultural da Matería Capitão Rodrigo tu podes conhecer objetos que resgatam os antigos usos e costumes dos gaúchos e especialmente os relacionados ao mate chimarrão. Os facilitadores são Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, especialistas e pesquisadores do tema, que estarão lançando a segunda edição do Livro “Guasqueiro – A Arte Gaúcha do Couro no Apero Crioulo”.
Local: Q314-1 – Pavilhão Hortênsia

13h ás 16h – Confecção do Troféu “Cores do Turismo”
Durante a tarde o artista plástico maranhense, Ronan Ribeiro, confeccionará ao vivo no Espaço LGBT+ o troféu “ Cores do Turismo”, que é entregue todos os anos a personalidades importantes do turismo LGBT+. Todos os participantes estão convidados!
Local: Espaço LGBT+

18h00 – Happy Hour – Espaço LGBT+
Para encerrar o dia de negócios, o Espaço LGBT+ oferece uma integração descontraída com um Happy Hour exclusivo para buyers, expositores e convidados do Espaço.
Local: Espaço LGBT+

18h00 – Celebrando a Diversidade na Arte
O cantor Dudu Parzianello embalará o fim do dia ao som de clássicos nacionais e internacionais, mesclando música clássica e contemporânea ( as apresentações são abertas ao público exceto o Happy Hour exclusivo para expositores e buyers LGBT+).
Local: Espaço LGBT+

PROGRAMAÇÃO PARALELA

20h00 – FUTEBOL FESTURIS – Seleção Gaúcha X Resto do Mundo – Venha torcer pelo turismo!
O tradicional Futebol Festuris está retomando com a presença de público. O evento existe há mais de 30 anos, sendo um momento único onde além da prática do esporte, o principal objetivo é a confraternização entre agentes de viagens e diversos outros segmentos do TRADE Turístico. E para fechar com chave de ouro, será oferecido um delicioso churrasco com chopp para a torcida!
Patricínio:

ABAV RS
EHTL-Viagens
On-Time Seguro Viagem
Local: Vila Olímpica – Gramado – RS


11.11.23
SÁBADO

MEETING FESTURIS
8h30 às 12h00
Local: Centro de Feiras e Eventos – Serra Park Gramado – PAVILHÃO PLÁTANO
Clique Aqui e adquira seu ingresso para participar do maior palco de conteúdo do turismo da América Latina. Vagas limitadas!

9h00 – Liderança Positiva: novo líder para uma nova era.
Tiziana Ludwig – Diretora do Instituto Ludwig & Poloni

9h25 – Mulheres que transformam
Simone Pereira – CEO do Hotel Marajó – Mulheres Fortes do Norte.
Tia Iara – Fundadora da Tia Iara Turismo – “Aos 80 sem parar!” Empreendendo no turismo com energia e otimismo na melhor idade.
Moderadora: Patty Leone – Apresentadora

10h20 – “Como 4 agências Super-Premium estão lidando com a formação de seus Consultores Travel Designers – O CASE RADIX”
Ricardo Souto Ferreira – CEO Travel Designer

10h55 – O mundo mudou… bem na minha vez!
Dado Schneider – Doutor em Comunicação

FEIRA DE NEGÓCIOS
12h00 às 19h00
Local: Centro de Feiras e Eventos – Serra Park Gramado
PAVILHÃO ARAUCÁRIA E PAVILHÃO HORTÊNSIAS

Talks Business & Innovation
O espaço Business & Innovation conta com uma grade especial de Talks exclusivas aos participantes.
Curadoria CVB Gramado, Canela e Região das Hortênsias

Talks LGBT+
Há mais de 10 anos, o FESTURIS foi a primeira feira de negócios a falar sobre o “Turismo LGBT+” e promove uma imersão e troca de conhecimento através de talks exclusivas!

Espaço Food & Drinks Experience
O espaço FOOD & DRINKS EXPERIENCE terá uma Arena Gastronômica recheada de sabores especiais, com aulas show ao vivo e degustação ao final de cada preparo fazendo uma incrível viagem sensorial através dos sabores.

Experiências FESTURIS
Sensoriais, culturais, gastronômicas, musicais, literárias e espirituais: Festuris, um lugar de experiências!
A cada edição, o FESTURIS traz muitas novidades em termos de experiências. Além de destinos e marcas que farão ações em seus stands, haverá atividades sensoriais, culturais, gastronômicas, musicais, literárias e de moda. Confira abaixo a nossa programação:

Babalorixá Pai Mário de Xangô: o seu guia espiritual
‍Encontre as respostas para as dúvidas que permeiam a sua vida, que lhe causam ansiedade e insegurança. Agende seu horário diretamente no stand e desvende o futuro que o espera e as oportunidades que se encontram em seu caminho, consultando os búzios.
Local: Stand L162 – Pavilhão Araucária

Benzedores de São Miguel das Missões: um encontro com a cura
São Miguel das Missões, o passado e o presente se fundem em uma dança transcendental, guiada pelas mãos amorosas dos benzedores. Abra seu coração para a cura ancestral e descubra o poder da misticidade que vive dentro de você. Venha conhecer os benzedores, ouvir suas histórias e testemunhar a magia dos rituais de benzimento.
Local: Stand A2 – Pavilhão Araucária

Construção da Mandala Tibetana
Será realizado um ato cheio de símbolos e significados, onde todos os participantes da feira contribuirão para a formação desta Mandala, com suas próprias mãos, ao colocar as flores, simbolizando a interdependência de todos os seres.
Local: Stand P245 – Pavilhão Hortênsia

Intercâmbio Gastronômico
Teremos estações de churrasco com muito sabor e tradição durante a 35º edição Festuris. Durante os dois dias da feira teremos assadores gaúchos e uruguaios comandando esta deliciosa experiência e prontos para impressionar os visitantes com um verdadeiro intercâmbio gastronômico. Convidamos a todos os amantes da carne a se juntarem a nós para experimentar o melhor do churrasco!
Local: Área externa – Portão 2 – Pavilhão Araucária

Caminho das Artes A ARTE E CULTURA DE GRAMADO
A beleza de Gramado se faz, também, pelos olhos da arte. Nesse caminho você encontra alguns dos mais talentosos artistas visuais gramadenses.
Local: Pavilhão Hortênsia

A arte e cultura de Gramado
Apresentada pela Academia Gramadense de Letras, um espaço com exposição das obras dos artistas que integram a Academia. Fotografias, Livros, CDS, LPS, Esculturas, Pinturas, Partituras entre outros. No Espaço, a artista plástica Sônia Schlee estará fazendo demonstração de pintura na técnica aquarela, com o tema FESTURIS 2023 Pintura Interativa, provocando a verve artística de todos os participantes. Os academia e o público deixarão sua marca em uma tela uma pintura interativa que ficará durante toda a feira. Haverá uma tela em branco onde os acadêmicos presentes deixarão sua sua marca.
Local: Stand M 179 – Pavilhão Araucária

Mate – Símbolo da hospitalidade Gaúcha
A Matería Capitão Rodrigo promove uma imersão na cultura Gaúcha durante o evento, trazendo o universo da erva mate e suas diferentes formas de preparo. No espaço cultural da Matería Capitão Rodrigo tu podes conhecer objetos que resgatam os antigos usos e costumes dos gaúchos e especialmente os relacionados ao mate chimarrão.
Os facilitadores são Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, especialistas e pesquisadores do tema, que estarão lançando a segunda edição do Livro “Guasqueiro –
A Arte Gaúcha do Couro no Apero Crioulo”.
Local: Q314-1 – Pavilhão Hortênsia

18h00 – Happy Hour – Espaço LGBT+
Para encerrar o dia de negócios, o Espaço LGBT+ oferece uma integração descontraída com um Happy Hour exclusivo para buyers, expositores e convidados do Espaço.
Local: Espaço LGBT+

18h00 – Celebrando a Diversidade na Arte
Vivencie de perto as interpretações de “What a Feeling” de Irene Cara por Nikko Tina e Lo Litta – com uma performance de assobio ao vivo, estilo opera! ( as apresentações são abertas ao público exceto o Happy Hour exclusivo para expositores e buyers LGBT+)
Local: Espaço LGBT+

PROGRAMAÇÃO PARALELA

13h45 às 17h00 – II FÓRUM DA MULHER – Supermulheres 10 anos‍
O projeto Supermulheres, que em 2023 completa 10 anos da sua missão e que tem como objetivo valorizar e enaltecer a mulher, realizará no dia 11 de novembro, das 13h45 às 17h, o II Fórum da Mulher, no Auditório Meeting – Pavilhão Plátanos, no Serra Park, em Gramado. A programação contará com palestras baseadas no tema “A evolução da Mulher na última década” e abordará assuntos como empreendedorismo, protagonismo e espiritualidade. Prepare-se para viver uma tarde intensa de motivação e aprendizado! O evento finalizará com um delicioso coffee break para as convidadas.

14h00 – Árvore da Integração com brinde para imprensa
A cada ano, uma araucária é plantada por convidados do FESTURIS, que através da ação, firmam seu compromisso com o planeta. Acompanhe esta importante cerimônia.
Local: Serra Park ( área externa em frente ao pavilhão Araucária)

20h00 – Evento de Encerramento – Espaço LGBT+
ONDE TODAS AS GALÁXIAS SÃO BEM VINDAS
E o evento de encerramento do Espaço LGBT+ do FESTURIS só poderia ser no lugar mais divertido de Gramado. O República Comic 58, o único pub temático geek da região. Ambiente descontraído e divertido com personagens do passado e presente, games, quadrinhos, cultura pop, jogos de tabuleiro, drinks e hambúrgueres personalizados, além de dois espaços externos com área instagramável com objetos e imagens de personagens do universo da DC e Marvel. Com o tema “Onde todas as galáxias são bem vindas”, a festa do Espaço LGBT+ trará drinks especiais, free pass para participantes do FESTURIS (mediante apresentação da credencial), DJ convidado e um incrível campeonato de Just Dance! Aberta ao público, a festa espera receber a todos para uma noite divertida, de confraternização e muita diversão!

Local: Pub temático República Comic 58
Rua Salgado Filho, 419 – Centro – Gramado/RS


https://www.festurisgramado.com/