Expoulbra Xperience começa a viagem pelo conhecimento

Expoulbra Xperience começa a viagem pelo conhecimento

Reitor Thomas Heimann

Evento é aberto à comunidade e segue até sexta-feira

Apertem os cintos que o embarque é imediato ao mundo da inovação, passando pela pesquisa, iniciação científica, extensão e mostra de ciências. A abertura da Expoulbra Xperience 2023 ocorreu às 19h de segunda-feira (6/11) e segue até sexta-feira (10/11), no andar térreo do prédio do Parque Tecnológico Ulbratech, no campus da Ulbra Canoas. O evento é aberto à comunidade.

Conforme o reitor da Ulbra RS, professor doutor Thomas Heimann, a Expoulbra 2023 proporciona aos estudantes a experiência da aprendizagem. “Tem múltiplas possibilidades que envolvem desde a graduação até a pós-graduação, em uma inter-relação entre a extensão, a pesquisa e o ensino. Também acolhemos alunos do Ensino Médio para já projetarem a sua futura carreira profissional”, explica o reitor.

“A Expoulbra é um grande sucesso, porque tem diversos objetivos que procuram trazer a experiência das futuras profissões para aqueles que já estão na caminhada e para os que pretendem escolher o que farão na vida profissional”, enfatiza Heimann.

Proposta pedagógica

A pró-reitora Acadêmica da Ulbra, professoraAdriana Ziemer Gallert, agradeceu o empenho e a presença da comunidade acadêmica interna e externa. Enfatizou que a Expoulbra traz muitos aspectos da proposta pedagógica da Universidade Luterana do Brasil.

Ressaltou as diversas atividades de pesquisas que estão sendo apresentadas pelos alunos da graduação e da pós-graduação, mestrado e doutorado, além dos trabalhos de iniciação científica de estudantes do Ensino Médio e da extensão, que conecta a Ulbra com a vida em sociedade. Estruturar o evento com um conceito de viagem significa que o visitante irá embarcar no amplo mundo da educação, vivendo experiências significativas, acrescenta a pró-reitora.

Vida e carreira

A palestra de abertura da Expoulbra Xperience 2023 foi proferida pelo diretor de Relações Internacionais do Centro Europeu-Canadense de Inovação, Manfred Zeuch, que participou por teleconferência, diretamente do Canadá. Ele abordou o tema “Decolando em sua Vida e Carreira”.

O diretor destacou quatro pontos importantes: aprender a ter uma mente empreendedora, construir uma caminhada de inovação e empreendedorismo, aprender idiomas e ter uma consciência global. Também apresentou o case de uma escola de inglês no Canadá. Foi uma oportunidade para trocar informações práticas com o público, especialmente porque ele é brasileiro com experiência internacional. Zeuch já integrou o quadro docente da Ulbra e hoje é professor da Universidade Concórdia, de Edmonton, no Canadá, onde também exerceu o cargo de pró-reitor.

Entre as autoridades presentes, estavam o superintendente de Educação Superior da Mantenedora Aelbra, Fabiano Pereira Alves; o superintendente de Comunicação e Marketing da Aelbra, Daniel Pereira de Brum; o diretor de Relações Internacionais da Aelbra/Ulbra, professor mestre Antônio Costa; e a coordenadora Acadêmica da Ulbra Canoas, professora Elisete Cristina Godoy Fujimoto, além do reitor da Ulbra RS, Thomas Heimann, e da pró-reitora Acadêmica da Ulbra RS, Adriana Ziemer Gallert.

Espaços de exposição

Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e Salão de Iniciação Científica Júnior:
Espaço científico para a divulgação e socialização dos resultados de pesquisas realizadas por estudantes de graduação da Ulbra e de outras instituições de Ensino Superior; de institutos de ciência e tecnologia; e por estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica:
Estudantes de pós-graduação e egressos da graduação que desenvolveram monografias ou trabalhos de conclusão de curso, bem como por professores e pesquisadores.

Mostra das Ciências:
Espaço para promover a integração de escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental com a Ulbra, por meio da apresentação de projetos e atividades realizadas nas escolas.

Salão de Extensão:
Espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento de projetos de extensão e da curricularização da extensão nas instituições de Ensino Superior.

SERVIÇO
Evento: Expoulbra Xperience 2023
Data: 6 a 10 de novembro
Local: Ulbra Canoas — Prédio da Ulbratech
Site com a programação: www.ulbra.br/expoulbra