cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Investimentos em tecnologia nuclear, recursos humanos e estruturação de um programa nuclear brasileiro foram algumas das sugestões em mesa temática na 5ª CNCTI

5CNCTI: especialistas fazem recomendações à estratégia brasileira para o setor nuclear

A elaboração da estratégia brasileira para o setor nuclear foi tema de mesa temática da 5ª CNCTI, nesta terça-feira (30), com a participação de representantes do setor público, de especialistas e da comunidade científica. As recomendações apresentadas para o desenvolvimento do setor incluíram ampliar investimentos em tecnologia nuclear para os setores de saúde, defesa e industrial, criar o Programa Nuclear Brasileiro e melhorar a comunicação com a sociedade.

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli, propôs a elaboração do Programa Nuclear Brasileiro. “O setor nuclear pode entregar uma série de aplicações para a sociedade. Não vejo outra maneira de canalizarmos os esforços e fazer o setor crescer, desenvolver e alcançar aquilo que ele é capaz no Brasil”, afirmou.

A proposta do presidente da CNEN é que o Programa Nuclear Brasileiro seja estruturado em um período de 10 anos, com duas fases, entre 2025 a 2035.  O programa teria como algumas das principais ações alavancar o ciclo de combustível nuclear, a implantação do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), a criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) e  o acesso da população aos benefícios das aplicações nucleares.

O diretor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), José Augusto Perrotta, destacou os subsídios à Estratégia Brasileira para o Setor Nuclear, consolidados durante reunião temática da 5ª CNCTI realizada em março de 2024. Os eixos da estratégia propõem iniciativas para o desenvolvimento do setor nuclear como parcerias público-privadas, cooperação internacional, formação de redes de pesquisa e expansão da rede de atendimento da medicina nuclear no país.

“A maior e mais importante estratégia do setor nuclear brasileiro é se comunicar com a sociedade”, apontou Leonam Guimarães, representante da empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A (Amazul).  Segundo ele, o apoio da sociedade é fundamental para o desenvolvimento da energia nuclear no Brasil.

Silvia Maria Velasques de Oliveira, da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN),  destacou as contribuições das sociedades científicas da área nuclear no treinamento e formação continuada de recursos humanos. Entre as recomendações, destacou a necessidade de reforçar a formação especializada.

Coordenador da mesa de debate, o físico Aquilino Senra Martinez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defendeu a recomposição de quadros em instituições de pesquisa e universidades e o aproveitamento de recursos humanos no setor nuclear. “Temos de incentivar o empreendedorismo e a inovação desses jovens doutores. Criar uma sinergia que alimente o sistema”, afirmou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.