A Embraer vai expor, nesta terça-feira (10/10), pela primeira vez seu protótipo do avião elétrico, utilizado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão aeronáutica. A exibição pública ocorrerá até quarta (11/10), na 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL, no centro de eventos PRO MAGNO, na Casa Verde, em São Paulo.
A aeronave vem executando voos experimentais desde 2021, mas nunca havia sido apresentada ao público. Ela é uma adaptação do clássico Ipanema, bastante utilizado na pulverização de lavouras. O modelo elétrico foi desenvolvido em parceria com a empresa catarinense WEG, que forneceu o motor.
O Ipanema já havia sido pioneiro na utilização de outra tecnologia. Em 2004, ele foi o primeiro avião do mundo certificado para voar tendo o etanol como combustível.
A Embraer não pretende fabricar Ipanemas elétricos. A aeronave é definida pela empresa como um instrumento de pesquisa – um “laboratório voador”.
O conhecimento acumulado em três anos de desenvolvimento do protótipo vai contribuir com projetos como o do eVTOL, o carro voador da empresa, que será totalmente elétrico.
Fabricado pela Eve, controlada pela Embraer, o eVTOL está em desenvolvimento e os primeiros modelos só devem ser entregues ao mercado em 2026. Apesar disso, ele já tem uma fila de espera de quase 3 mil unidades encomendadas.
Parabéns!