rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-instituto-ayrton-senna-campanha-30-anos-5
marcas-e-lideres-2024-rede-brasilinovador-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-corporates-investimento-febraban-tech-ciber-seguranca-bancos
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-gaff-agribusiness-festival-xp-sp
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-startse-ai-day
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ia-esg-ecossistema-startup-investidor-venture-capital-hub-cni-cna-cnc-sebrae-governo-minas-summit-belo-horizonte-1
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ia-esg-ecossistema-startup-investidor-hub-cni-cna-cnc-sebrae-ai-summit-inteligencia-artificial-1
energia-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-hub-startup-absolar-transicao-energetica-latam-mobility-net-zero-vibra

Como se tornar um especialista em IA? Aqui está o caminho para começar a liderar projetos na área

Como se tornar um especialista em IA? Aqui está o caminho para começar a liderar projetos na área

Apontada pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) como a principal impulsionadora da criação de empregos dos próximos cinco anos, a inteligência artificial (IA) está já transformando a forma com que nos relacionamos com o mundo e trazendo mudanças significativas para o mercado de trabalho global.

Na contramão das especulações sobre os riscos que a IA ofereceria para a manutenção dos empregos, a tecnologia começou a criar novas oportunidades de carreira –  e alavancou a busca por um profissional específico: o especialista em inteligência artificial e machine learning, que aparece no topo da lista de “profissões do futuro” elaborada recentemente pelo FEM.

“Espera-se que a inteligência artificial, um dos principais impulsionadores do possível deslocamento algorítmico, seja adotada por quase 75% das empresas pesquisadas [até 2030] e que leve a uma alta rotatividade, sendo que 50% das organizações esperam que ela gere crescimento de empregos e 25% esperam que ela gere perda de empregos””, declarou a organização.

Nesse contexto, não é de se estranhar que as buscas por “como se especializar em inteligência artificial” tenham crescido consideravelmente nos últimos meses. E a boa notícia é que há uma infinidade de caminhos possíveis para aqueles que têm interesse em aproveitar esse contexto para começar a se qualificar e construir uma carreira de sucesso com ajuda da IA – mesmo que não dominem técnicas avançadas de programação. Veja alguns deles abaixo.

Desenvolva as habilidades fundamentais

Antes de mergulhar profundamente na IA, é crucial construir uma base sólida de habilidades. Isso inclui alguma familiaridade com computação, ciência de dados e estatística, mas também – e principalmente – o desenvolvimento das softskills necessárias para atuar como um especialista na área, como pensamento crítico, pensamento estratégico, inovação e adaptabilidade.

Familiarize-se com os conceitos

A IA é um campo vasto, que abrange áreas como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional, robótica e muito mais. É importante conhecer e explorar os diferentes conceitos para encontrar a solução que mais se alinha às suas habilidades, necessidades e objetivos.

Maratone conteúdos gratuitos na internet

Com uma infinidade de conteúdos disponíveis na internet, a aprendizagem autodidata também se apresenta como uma boa alternativa para quem está começando a embarcar no universo da inteligência artificial.

Além da leitura de artigos e reportagens – e da participação em fóruns de discussão – você também pode buscar por webinars e treinamentos gratuitos sobre IA. Ministrados por especialistas (e com a chancela de um grupo educacional por trás) essa opção é a mais indicada para quem deseja se aprofundar verdadeiramente no universo da inteligência artificial e fugir das informações questionáveis e dos “achismos” e que circulam pela internet.

É o caso, por exemplo, da série Carreira em Inteligência Artificial, que estreia no dia 18 de setembro. Com vagas disponíveis mediante inscrição gratuita, o treinamento online é ministrado pela diretora de tecnologia da EXAME, Izabela Anholett, e tem como principal objetivo preparar profissionais  para liderar projetos de inteligência artificial.

Invista no networking

A IA é um campo colaborativo por natureza. Participar de conferências, workshops, fóruns de discussão e grupos de estudo com com outros profissionais pode ser crucial. Afinal, além de gerar insights valiosos, a troca de ideias e a colaboração podem levara oportunidades de carreira inesperadas.

Especialização acadêmica

Após passar por todos estes degraus, o próximo passo é buscar uma especialização formal na área.

Por se tratar de um ramo relativamente novo, ainda não existem profissionais formados especificamente em inteligência artificial no mercado. Mas especializações acadêmicas, como pós-graduações e MBAs focados em IA, já começaram a despontar no mercado – e representam boas alternativas para quem busca se atualizar (e se destacar) na área.


https://exame.com