cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16

CBIC: Trilhas de Inovação destacam novas tecnologias para o setor da construção no ENIC 100

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), um dos maiores eventos do setor no Brasil, reúne uma programação abrangente voltada para as principais tendências e desafios da industrialização da construção. Entre os temas em destaque estão obras inteligentes, a implementação do BIM, Lean Construction, Plataformas Abertas de Produto e os desafios da reconstrução do Rio Grande do Sul, consolidando o evento como um espaço essencial de debate e inovação.

A industrialização e a inovação são fundamentais para impulsionar a produtividade e a eficiência na construção civil, tornando esses temas centrais na programação do evento. O ENIC será realizado de 8 a 11 de abril de 2025, em conjunto com a Feicon, no Pavilhão 8 do São Paulo Expo. Em sua centésima edição, o evento enfatiza a inovação, tecnologia e sustentabilidade, além de outras tendências que impactam o setor. As inscrições são gratuitas.

Um dos painéis centrais da trilha de inovação será “Como preparar sua empresa para as Plataformas Abertas de Produto”. O debate trará o Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção, elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e entidades parceiras. O objetivo é apresentar um caminho para que as empresas do setor possam migrar do modelo tradicional para uma abordagem industrializada, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade.

Políticas públicas e o programa Nova Indústria Brasil

Outro tema relevante da programação será o painel “Nova Indústria Brasil: instrumentos de apoio para o setor da construção”. A discussão se concentrará nas oportunidades e desafios da industrialização da construção civil e no papel das entidades, empresas e governo na implementação de políticas que acelerem essa transformação. O programa Nova Indústria Brasil, lançado recentemente pelo governo, busca modernizar a indústria nacional até 2033 e traz incentivos focados em digitalização, eficiência energética e modernização do setor.

Estruturas pré-fabricadas e construção em aço

A industrialização da construção também será debatida sob a perspectiva de materiais e sistemas construtivos inovadores. O painel “As possibilidades e viabilidade da adoção das estruturas pré-fabricadas de concreto sob a perspectiva das construtoras”, realizado em parceria com a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), apresentará experiências de empresas que lideram essa transição para maior produtividade e sustentabilidade.

Já o painel “A produtividade da solução construtiva em aço em edifícios multipavimentos”, desenvolvido com o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), mostrará o case do W Tower Itapema, que exemplifica os benefícios da construção em aço, como maior precisão, redução de prazos e sustentabilidade.

Experiências internacionais e tecnologia

O painel “Métodos Modernos de Construção: experiências Reino Unido e Finlândia” trará cases internacionais de industrialização. A construtora inglesa Mace apresentará sua abordagem “Construção para Produção” (C2P), que permite executar processos em paralelo, reduzindo prazos e melhorando a qualidade. O painel também abordará o uso da madeira na construção industrializada na Finlândia.

No painel “Tecnologia e produtividade na transição para a industrialização”, especialistas discutirão como a inovação está acelerando a transformação digital e gerando ganhos de produtividade e competitividade para as construtoras.

O papel do cimento e do aço no futuro da construção

A trilha de inovação do ENIC 2024 também contará com discussões sobre materiais. O painel “Cimento e concreto: gerando opções para diferentes demandas”, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), apresentará inovações como impressão 3D, fachadas pré-fabricadas e kits para obras.

Por fim, o painel “Perspectivas do mercado global do aço e reflexos no setor da construção civil” abordará os impactos do aumento do protecionismo no comércio internacional e as recentes mudanças tarifárias do aço no exterior, analisando seus reflexos no mercado brasileiro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.