Case de sucesso para Venture Building: Oxygea apresenta Zaya
Startup que nasceu como uma ideia dentro da corporação é o primeiro caso da oxygea no Brasil a passar pelo processo de Venture Building para ser levada a mercado
São Paulo, julho de 2024 – A Oxygea, fundo de Corporate Venture Capital e Venture Building para startups com foco em sustentabilidade e transformação digital apresenta a Zaya, a greentech que ajuda empresas a calcular seus impactos ambientais. Fundada em 2023 por Isabela Basso, a startup foi criada após 1 ano de desenvolvimento dentro da parent company da Oxygea.
A Zaya foi idealizada para simplificar e escalar a mensuração do impacto ambiental de empresas de todos os portes. O software possui ferramentas como o Inventário de Gases de Efeito Estufa, para cálculo das emissões da empresa, e a Avaliação de Ciclo de Vida, para cálculo do impacto ambiental de produtos e processos. Baseada em metodologias científicas internacionais como o GHG Protocol e o Environmental Footprint, a solução promete ajudar empresas a incorporarem sustentabilidade em decisões de negócios.
A startup quer se tornar a maior a parceira das empresas que querem atender às crescentes demandas de sustentabilidade, desde reportes e criação de produtos mais sustentáveis até exigências de regulamentações do Brasil e do mundo, como o Padrão ISSB (International Sustainability Standards Board) recentemente adotado pela CVM e o mecanismo CBAM (Carbon Border Adjustment Mechanism), já em vigor na Europa.
“Todos reconhecem a importância e a urgência da sustentabilidade, mas ainda assim é um tema pouco priorizado por tomadores de decisão. A ideia de Zaya é facilitar a inclusão de sustentabilidade como um tema estratégico e torná-lo acessível para empresas de todos os portes”, explica a Cofundadora da Zaya, Isabela Basso.
Do projeto de Venture Building para a atuação independente
Foram 3 fases de desenvolvimento da Zaya, passando por processos como ideação, discovery e MVP até ser qualificada para ser destacada da corporação. O projeto teve seu potencial de mercado reconhecido pela Oxygea, ao endereçar uma dor real de outras organizações. Por isso, passou a integrar o portfólio de Venture Building do veículo, focado justamente em transformar projetos em startups, com suporte de especialistas por áreas de conhecimento.
“A Zaya atua em um lugar sensível e importante para o mercado, trazendo uma solução pioneira no apoio para mensuração da eficiência de ações sustentáveis na indústria. Com a Oxygea, a startup tem o apoio necessário de todo um time de especialistas que abre portas para o contato com investidores e principais stakeholders do mercado para desenvolver sua operação”, pontua Artur Faria, CEO da Oxygea.
Na mira da Zaya estão as corporações, especialmente de embalagens e do setor têxtil, como, também, seus fornecedores, além de startups ou empresas menores que desejem basear suas ações de forma sustentável. “A solução da Zaya torna a relação entre empresas e clientes mais transparente por dar visibilidade e ampliar o entendimento dos consumidores sobre seu impacto. Atualmente os projetos são caros e demorados e esta startup pode tornar esse tipo de análise acessível tanto às grandes indústrias quanto aos seus pequenos fornecedores, ou qualquer empresa comprometida com valores socioambientais,” pontua Lívia Hallak, Portfólio Manager da Oxygea.
Sobre a Oxygea
A Oxygea é um veículo de Corporate Venture Capital e Venture Building dedicado a impulsionar negócios com foco em sustentabilidade e transformação digital na indústria. O fundo deve investir US$150 milhões – sendo 100 milhões para CVC e 50 milhões para incubação e aceleração – em startups com foco em neutralidade de carbono, economia circular, energia renovável, novos materiais e transformação digital, abrangendo Smart Factory, IOT e Big Data. Além do capital investido, a marca busca oferecer suporte dedicado ao portfólio e facilitar conexões com o ecossistema de inovação, mentores (como cientistas e PhDs), clientes e fornecedores.
Parabéns!