cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
moda-inovadora-inspiramais-feira-porto-alegre-tecidos-inovacao-esg-ia-startups-entidade-cnc-abit-fecomercio-senac-cndl-cdl-sebrae-rede-brasil-ceo-
moda-inovadora-fimec-fenac-calcadista-novo-hamburgo-industria-cni-sicredi-transduarte-inovacao-esg-ia-startups-entidade-cnc-abit-sebrae-rede-brasil-ceo-
Docentes, representantes das indústrias e entidades parceiras com os estudantes participantes

Atitus: Projeto Despertar Industrial conclui segunda turma

Após visitas a indústrias, participação em oficinas e muito aprendizado, a noite de terça-feira (17) marcou o encerramento das atividades de 2024 do Projeto de Extensão “Despertar Industrial”, promovido pela Escola Politécnica da Atitus Educação. No Campus Santa Teresinha, os participantes, todos alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Passo Fundo, apresentaram um balanço das atividades e suas percepções para representantes das indústrias e entidades parceiras do projeto.

Iniciado em agosto de 2023, o projeto tem como objetivo incentivar os estudantes a optarem por uma carreira no segmento metalmecânico. É promovido pelos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção, em parceria com seis indústrias do município: Automasul, DG Plásticos, Fertisystem, Ezata Industrial, DC Lux e Accialama. Também são parceiros do projeto, por meio da Indústria.ON – Célula de Governança de Inovação da qual a Atitus faz parte, o SEBRAE, SENAI e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Nesta edição, de agosto a dezembro, os estudantes se reuniram semanalmente. As atividades incluíram visitas às empresas participantes do projeto, conhecendo de perto sua estrutura e funcionamento. Em outubro, eles compartilharam suas percepções sobre elas durante um bate-papo no Instituto Aliança Empresarial. Além disso, os alunos participaram de aulas voltadas ao desenvolvimento de soft e hard skills, como oficinas de robótica no SENAI, metrologia e circuitos elétricos.

“Conseguimos transformar a vida desses jovens, que agora entram no mercado de trabalho mais capacitados, com uma visão de projeto e de futuro, além da habilidade de desenvolver uma trajetória acadêmica e profissional sólida na indústria”, ressaltou Rodrigo de Almeida Silva, coordenador do projeto e docente da Escola Politécnica que acompanhou todos as atividades ao longo do ano.

João Martins, coordenador de Inovação da Fertisystem, ressaltou a relevância do projeto para a indústria: “Ele é extremamente necessário para atrair os jovens para atuarem no setor, permitindo que compreendam o funcionamento da indústria e sua importância no cenário brasileiro e do mundo”.

Participam alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), EEEM Alberto Pasqualini, Instituto Estadual Cecy Leite Costa e Colégio Estadual Fagundes dos Reis. “O projeto Despertar Industrial é uma oportunidade para os estudantes da nossa rede estadual desenvolverem o protagonismo e também se especializarem, se aperfeiçoarem, além dos conhecimentos da sala de aula. O projeto abre portas para eles ingressarem no mercado de trabalho com conhecimento numa área tão procurada, essencial para o nosso município”, ressaltou Helena da Glória Pieri, coordenadora pedagógica da 7ª CRE.

Projeto aproxima os estudantes da realidade do setor industrial

O projeto apresentou aos jovens a realidade da indústria e todas as suas esferas, auxiliando na decisão de suas carreiras. Como é o caso do estudante, Miquéias Eliezér Drum de Vargas, que ingressou no projeto devido ao seu interesse pela área da engenharia. “Antes pensava em optar pela engenharia automobilística. Após as visitas e encontros, me identifiquei com a engenharia mecânica, sua jornada de trabalho e atividades”.

Para Ariel da Silva Soares, o projeto mostrou além da realidade do chão de fábrica: “Tivemos a oportunidade de conhecer coisas que a gente não imaginava, como funcionam diversas ferramentas e outros setores da indústria. Foi um projeto realmente muito inovador. Para mim, também serviu para o autoconhecimento”. Os estudantes João Vitor Pereira Poter, Carlo Augusto Bonatto, Ryan Ferreira de Oliveira e Emilly Bonato também participaram ativamente do projeto até o seu encerramento.

Projetos como o Despertar Industrial refletem o comprometimento da Atitus com a comunidade e todos os seus setores. Neste caso, fomentando o desenvolvimento de um setor pujante em nossa região, por meio da parceria entre a academia, escolas, entidades e indústrias.

Escrito por: Bárbara Born
Promovido pela Escola Politécnica da Atitus, projeto aproxima estudantes da indústria metalmecânica

ATITUS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp