Até 2030, 1 milhão de empregos virão da Economia Criativa
Marketing, TI, design, moda, audiovisual e artes vão gerar oportunidades em um setor responsável por 3,1% do PIB, segundo a CNI
Até 2030, o Brasil terá 8,4 milhões de profissionais na Economia Criativa, de acordo com o Observatório Nacional da Indústria (ONI), departamento de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Isso representa um aumento de 1 milhão de novos empregos em relação aos dados atuais (7,4 milhões), em um setor responsável por 3,1% do PIB.
As profissões ligadas à Economia Criativa estão relacionadas ao empreendedorismo, indústria, serviços e setor tecnológico, empregando profissionais como designers de games e moda, marketing, TI, audiovisual (cinema e TV) e artes (literatura, teatro, artesanato). A expectativa do ONI é de que um a cada quatro novos empregos que serão criados nos próximos anos virão desse setor.
Ainda segundo o Observatório, o ritmo de aumento dos empregos criativos será de 13,5% até 2030, mais que o triplo se comparado ao crescimento estimado de 4,2% dos demais setores econômicos. As regiões Sul e Sudeste vão concentrar a maior parte das ocupações.
Santos
Na cidade de Santos, no litoral paulista, a economia criativa é parte significativa dos negócios e criação de empregos. De acordo com a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos, foram registradas 21,4 mil empresas de economia criativa em 2023, um volume 7% maior que as 19,9 mil de 2022.
O setor de gastronomia lidera com o maior número de empresas (5,2 mil), seguido de tecnologia da informação e comunicação (4,9 mil), editorial (3,6 mil), audiovisual (3 mil) e música (1 mil). Entre 2022 e 2023, foi o de propaganda e marketing (26,9%).
Próxima geração de criativos
Para formar a próxima geração de profissionais criativos, a ESAMC Santos alia conteúdo prático e teórico com enfoque nas disciplinas de administração, marketing e comunicação com o objetivo de transmitir conceitos fundamentais que serão aplicados no mercado.
“Praticamos o aprendizado em sala de aula através de eventos temáticos relacionados à economia criativa e ao empreendedorismo, onde especialistas de mercado são convidados para compartilharem experiências inspiradoras com os alunos. Esses eventos visam estimular o pensamento inovador, despertar novas ideias e incentivar a criação de redes colaborativas entre estudantes interessados nesses temas”, detalha Amália Borges, coordenadora acadêmica da ESAMC Santos.
Nos últimos anos, a ESAMC Santos convidou especialistas de Moda, Design e Quadrinhos para compartilhar experiências e trajetórias profissionais e inspirar os alunos. Entre eles, Larissa Ortiz, sócia do Instituto DATAVIP e consultora da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), e o quadrinista Fábio Tatsubô, que atualmente é o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos.
Em outubro, a ESAMC Santos foi uma das parceiras da Prefeitura no Mês do Empreendedor, série de palestras e painéis sobre empreendedorismo, maturidade e tecnologia voltadas à qualificação profissional e networking de profissionais.
Além de atividade econômica, a abordagem criativa nos negócios tem uma função de valorizar a identidade local, reforça Amália. “As atividades criativas ajudam a preservar e valorizar a identidade cultural local, criando oportunidades para artistas e profissionais criativos. Mas desenvolver a Economia Criativa também estimula o turismo cultural e o empreendedorismo na região. Estamos falando de abordagens inovadoras que fomentam novas formas de pensar e criar valor econômico a partir de recursos culturais locais. Tudo isso gera empregos qualificados e contribui para o desenvolvimento sustentável.”
Entre os cursos com ênfase na criatividade, estão Design Gráfico e de Formação em Moda, Marketing, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.
Sobre Amália Borges
Coordenadora Acadêmica Geral da Faculdade ESAMC Santos e Assessora Pedagógica dos cursos dos eixos de Negócios, Comunicação, Graduação Tecnológica e Engenharias. Presidente da CPA Faculdade ESAMC desde 2010. Graduada em Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, Orientação Educacional pela UNISANTOS, Universidade Católica de Santos em 2006. Graduada em Bacharelado em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela UNIMES, Universidade Metropolitana de Santos em 2000. Pós-Graduada Lato Sensu em Gestão de Logística Empresarial pela ESAB Escola Superior Aberta do Brasil em 2010, MBA Profissional em Gestão Administrativa e Marketing pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil em 2010. Pós Graduação em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade BH. Mestrado em andamento pela UNISANTOS, Universidade Católica de Santos. Participante do Máster en Recursos Humanos y Gestión del Conocimiento da Universidad Europea Miguel de Cervantes
Sobre a ESAMC
Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência e está nos rankings das 50 melhores faculdades do país, pois se destaca pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho. Com o objetivo de formar líderes, desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais, o que gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala. A instituição estabeleceu seu campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em 5 cidades do Brasil.
Parabéns!