cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes no RS

Universidade acolheu cerca de 8 mil pessoas no Campus Canoas

Placa foi entregue pelo presidente da ALRS e por secretários do Estado

Foto: Marcelo Miranda/Ulbra

A atuação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Estado (ALRS). Nesta terça-feira (10), a Instituição foi homenageada por intermédio do presidente da ALRS, Adolfo Brito, e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

O protagonismo e a solidariedade desempenhados pela Ulbra durante a calamidade causada pelas enchentes foram destacados pelo Poder Legislativo gaúcho. Ao todo, foram acolhidas por volta de 8 mil pessoas no Campus Canoas, o que fez da Ulbra o maior abrigo de vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. Também foram recebidos mais de 3 mil animais, entre cães, gatos e equinos, incluindo o animal que se tornou símbolo da resiliência do povo gaúcho, o cavalo Caramelo, que foi oficialmente adotado pela Universidade.

Propositor da homenagem e egresso do curso de Direito da Ulbra, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destacou o caráter acadêmico da Universidade. “É uma entidade muito importante que foi responsável pela formação de muitas pessoas aqui no Rio Grande Sul e continua sendo”, afirmou. A decisão de propor foi uma forma de reconhecer esta história e reconhecer o que foi feito durante a enchente. “Nesse momento difícil de enfrentamento da maior tragédia do Rio Grande do Sul, milhares de pessoas ficaram desabrigadas, perderam tudo, e a Ulbra imediatamente abriu as suas portas”, concluiu Polo.

Conforme o reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Adriano Chiarani, a homenagem é recebida com gratidão. “Traz alegria a todos aqueles que atuaram no abrigo, seja colaborador, professor, funcionário, aluno, e também todos aqueles voluntários que se envolveram na causa de ajudar as pessoas que precisavam de segurança, de tranquilidade e de comida naquele momento que estavam sofrendo”, afirmou Chiarani.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, a homenagem é um agradecimento. “Pelo excelente trabalho realizado, por ter engajado todos os membros trabalhando para que a comunidade pudesse ser melhor servida. A Ulbra é um exemplo que poderia ser copiado em todo o Estado do Rio Grande do Sul”, destacou Brito.

O vice-presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Antônio Carlos Romanoski, se emocionou com a homenagem. “Meu sentimento é de emoção forte, mas é um sentimento de alegria, de gratidão, de reconhecimento pelo trabalho que todo o pessoal da Ulbra fez. Foi uma homenagem sincera e merecida para a Ulbra, pela sua história, pelo seu corpo de funcionários, professores e estudantes”, declarou Romanoski.

Atuação que ganhou destaque

A solidariedade tomou conta e virou palavra de ordem na Ulbra em meio à tragédia causada pelas enchentes. Desde os primeiros momentos, a Universidade abriu suas portas e disponibilizou sua estrutura para as autoridades. Em Canoas, o campus começou a receber as primeiras famílias no dia 3 de maio, com uma previsão inicial de 200 pessoas em dois prédios. Em pouco tempo, o campus recebeu milhares de pessoas, e seis prédios foram destinados exclusivamente para o acolhimento.

Mas não foi apenas em Canoas que a Ulbra atuou. A unidade de Guaíba se tornou uma base logística das Forças Armadas, o campus da Faculdade de Medicina de Porto Alegre acolheu desabrigados e o estádio da unidade de São Jerônimo serviu de heliponto, um serviço que se tornou essencial uma vez que a cidade permaneceu ilhada por dias.

Os reconhecimentos das autoridades iniciaram já em meio à própria crise. Ainda em maio, em uma visita ao campus Canoas, o governador Eduardo Leite agradeceu aos esforços da Universidade. “A Ulbra é um símbolo desta força, da disposição e da devoção a uma causa que tem de ser maior do que tudo, que é humanitária em favor das pessoas neste momento de vulnerabilidade e fragilidade”, afirmou Leite.

Quem viu de perto o trabalho e mais precisou do carinho também deixou um agradecimento. Famílias mensagens de agradecimento deixadas nas lousas. “Obrigado a todos os voluntários e à Ulbra”, “Deus é fiel”, “Só o amor constrói para a eternidade”, “Quero agradecer de coração à Ulbra”, ditavam o tom de alguns dos recados escritos nas salas.

Marcelo Monteiro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.