Alsones Balestrin: Conselhos de Administração X Executivos C-Level
Existe um jargão de mercado que serve para delimitar até onde é competência dos Conselhos de Admistração: “Nose in, fingers out”. Ou seja, eles mantêm um olhar atento e crítico, sem se envolverem nas operações diárias.
➡️ Em tese, os boards são os guardiões da visão e missão da empresa. Eles têm a responsabilidade de encorajar a tomada de riscos, apoiando iniciativas inovadoras e garantindo que os recursos necessários estejam disponíveis. Ao mesmo tempo, exercem uma governança rigorosa para assegurar que todas as iniciativas estejam alinhadas com a estratégia corporativa.
➡️ Do outro lado, a direção executiva está na linha de frente da execução. Ela transforma a visão estratégica em realidade, liderando projetos inovadores e desenvolvendo estratégias que promovem o crescimento. Executivos C-Level têm a missão de cultivar talentos e criar um ambiente propício à inovação, gerenciando as operações diárias com um foco contínuo em novas ideias.
Manter uma divisão clara de responsabilidades entre Conselhos e diretoria é fundamental para a potencializar sinergia entre esses dois níveis de gestão. Enquanto o Conselho define a direção, garante os recursos e monitora resultados, a diretoria executa as estratégias com agilidade e criatividade.
Desta forma, a empresa pode explorar novas oportunidades de inovação, sem perder o compromisso com o presente.
Alsones Balestrin
Board Member (CCA/CCF IBGC) | Business Strategist – Focus on Governance, Innovation & Technology | Startup Founder & Investor | Top 100 LATAM Business & Management Scientists 2023 | Professor IBGC | CNPq (PQ 1D) | PhD
Parabéns!