cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16

Agora a NASA vem: agência espacial americana realiza evento no Brasil em busca de soluções inovadoras para a Terra e o espaço

Certamente você já escutou a frase: “Agora a NASA vem”, para destacar o aspecto inventivo do brasileiro e sua capacidade de criar as maiores gambiarras  tecnologias para resolver problemas do cotidiano. Pois bem, de tanto falar agora a NASA veio mesmo e vai realizar a edição 2023 do International Space Apps Challenge.

O evento que é um grande hackathon mundial, permite que milhares de cidadãos em todo o mundo usem os dados abertos da NASA para criar soluções inovadoras aos desafios que enfrentamos na Terra e no espaço.

A próxima edição sob o comando da Hackathon Brasil será nos dias 7 e 8 de outubro (sábado e domingo) de 2023, em 10 cidades de três estados: São Paulo: Barueri, Campinas, Guarulhos, Osasco e Santana de Parnaíba.

Em Minas Gerais nas cidades de Governador Valadares, Ipatinga, Itambacuri e Teófilo Otoni e no Paraná em Cascavel.  Ao mesmo tempo, o hackathon estará ocorrendo no mundo inteiro em mais de 180 países. 

“É possível escolher qualquer uma das cidades para participar, pois não é necessário morar em nenhuma delas. O evento é híbrido e isso não interfere na participação”, disse Richard Tordoya, fundador da Hackathon Brasil e organizador de eventos na Space Apps, departamento de Inovação da agência espacial norte-americana (NASA)

O evento envolve milhares de pessoas em cidades ao redor do mundo para trabalhar com os dados de código aberto da NASA e de outras agências espaciais, incluindo a brasileira, em um sprint de 48 horas.

Equipes de tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores, artistas e outros colaboram para responder a alguns dos desafios mais prementes da Terra e do espaço. As inscrições vão até 6 de outubro ou até esgotar as 150 vagas disponíveis para cada cidade que terá o apoio da Comunidade Hackathon Brasil. Desenvolvedores de soluções em blockchain também pode participar.

No dia 7 de outubro será aberto o CONAHACK 2023 – Congresso Nacional de Hackathon. Evento virtual, realizado pela Hackathon Brasil em parceria com a NASA Space Apps Challenge, com muitas palestras, workshops e hackathons para qualquer um que tenha interesse em participar.

Com o objetivo de apoiar a agenda 2030 da ONU, o tema do CONAHACK a partir deste ano até 2030, será sobre os Objetivos Sustentáveis da ONU. O (ODS) é uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

NASA e blockchain

A NASA já publicou um estudo destacando que com o impulso para arquiteturas de satélites multissensoriais para exploração terrestre e espacial, como constelações são necessárias novas tecnologias para permitir a transição para esta capacidade futura.

No estudo a NASA apresenta os primeiros resultados de pesquisas sobre o papel potencial, as capacidades e o valor do uso de blockchain dentro arquiteturas de constelação e enxame de satélites.

Ele demonstra o uso do contrato inteligente e distribuído do blockchain capacidades de contabilidade para trocas seguras e priorizadas de dados colaborativos de satélites multissensor, bem como o registro e rastreamento de eventos de comando e controle.

“Adaptar e utilizar esta tecnologia emergente ajudará na abordando as lacunas tecnológicas esperadas das futuras arquiteturas de voo de constelação, como o gerenciamento coletivo operações computacionais (correlação), planejamento de observação dinâmico e autônomo, eventos críticos no tempo e proveniência vinculada a operações autônomas terrestres e espaciais e manutenção de registros de controle.

Neste cenário blockchain é aplicado na transmissão de comandos criptografados para entidades múltiplas, porém específicas, permitindo reconhecimento transmissões, escalabilidade de desempenho e acionamento automático baseado em eventos”, destacou a NASA.


https://br.cointelegraph.com

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.