A Ajinomoto do Brasil, referência em aminoácidos e proprietária de marcas como SAZÓN®, MID® e VONO®, marca presença na COP30, em Belém (PA), com a apresentação de suas soluções inovadoras para o agronegócio sustentável, como a descarbonização do setor, e AminoScience, a ciência dos aminoácidos. Na conferência da ONU, a companhia vai destacar sua solução à base de aminoácidos AjiPro™-L, que aumenta a eficiência alimentar do gado, reduzindo em até uma tonelada de CO₂ por animal ao ano, e iniciativas circulares de produção agrícola com o Biociclo, processo circular de produção sustentável que transforma coprodutos em fertilizantes e bioestimulantes de baixo carbono.
Durante o evento AgriZone – Casa da Agricultura Sustentável (Embrapa), em 18 de novembro, às 14h, a Ajinomoto do Brasil também promoverá um painel sobre a conexão entre ciência, finanças e produção sustentável, apresentando resultados de aumento de produtividade e redução de custos para produtores que adotam práticas de baixo carbono.
A organização também está reforçando seu papel de liderança global na agenda climática com a participação estratégica de seus executivos no Grupo de Trabalho de Sistemas Alimentares da Sustainable Business COP (SB COP). Shigeo Nakamura, CEO global do Grupo Ajinomoto, foi nomeado Co-chair, e Naoko Yamamoto, presidente da Ajinomoto do Brasil, atua como Deputy Chair, posicionando a empresa no centro do debate sobre segurança alimentar e mitigação de emissões. Ambos também estarão presentes na COP30, reforçando o compromisso da companhia com o avanço das discussões globais sobre sustentabilidade.
“Estamos ativamente envolvidos na solução, não apenas na discussão. A ciência é o nosso principal ingrediente para transformar os sistemas alimentares. Aplicamos mais de 100 anos de expertise em tecnologia de aminoácidos para desenvolver soluções que unem nutrição, produtividade agrícola e mitigação climática. Estamos transformando a agricultura com aminoácidos, desde bioestimulantes que aumentam a resiliência das culturas ao estresse climático até suplemento para ração que reduzem as emissões de gases de efeito estufa na pecuária e diminuem o impacto ambiental da produção de alimentos”, reforça Janaína Padoveze, gerente de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 117 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2024, teve um faturamento global de US$10,2 bilhões e nacional de R$3,6 bilhões.