Público pode acompanhar as ações da Aliança para Inovação de Porto Alegre – Crédito: Carlos Macedo/Padrinho

Tecnopuc Experience: universidades desempenham papel importante na inovação

Colaboração e competição saudável são o caminho para o desenvolvimento, transformação e geração de impacto, conforme apontado em trilha de conteúdos do Tecnopuc Experience

A Rede RS Startup marcou presença no Tecnopuc Experience, realizado nesta quinta-feira (30) na PUCRS com curadoria de nove palestras para a Trilha Ecossistema, no Palco Linha do Tempo.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais e colocar o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul no mapa nacional e até mesmo internacional, trouxe representantes da Aliança para Inovação de Porto Alegre para falar sobre o “Papel das Universidades na Inovação”.

O painel foi comandado por Vicente Medeiros, da BandNews, em um bate-papo com a diretora executiva do Tecnopuc, Flavia Fiorin, o diretor da agência de inovação da UFCSPA, Hélio Leães Hey, o diretor do parque científico UFRGS, Marcelo Favaro Borges, e o diretor do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva.

O encontro trouxe um balanço do impacto das ações realizadas até o momento e refletiu sobre os próximos passos para superar desafios e aproveitar oportunidades de internacionalização, soberania tecnológica e em deep techs.

Em um retrospecto do ano de criação da Aliança, em 2018, Flávia destacou que as instituições e seus parques tecnológicos já estavam intrinsecamente conectados e que a fluidez e interação entre as áreas sempre foi uma ferramenta indispensável para o RS ser um ator de relevância na produção de conhecimento em nível nacional.

“A inovação deve ir além e não se faz isso sozinho. É por meio da colaboração e da cocriação que se faz com que as coisas aconteçam”, comenta Flavia.

A UFCSPA passou a integrar a Aliança em 2025 e, segundo Hélio, esse é um novo ciclo, de novos desafios. Aponta a sinergia entre governos e empresários como o caminho para construir esse novo momento. A convergência dos mais diferentes pilares que sustentam a Aliança é o que nos faz ser fortes”, ressalta.

Em termos de competição entre as universidades e seus parques tecnológicos e ambientes de inovação, Marcelo classificou como algo saudável, que agrega, gera melhorias de espaços, de estruturas, de projetos e serviços. “Para sermos escolhidos pelos empreendedores precisamos estar sempre melhorando, mas também temos que colaborar e construir juntos sempre que possível. As universidades trazem um olhar científico e uma pitada de competição, que faz com que tudo tenha mais brilho e autorreflexão, melhorando e nos mantendo sempre no nível das demais, o que eleva o patamar do jogo”, declara.

Sobre o papel das universidades, Sílvio ressalta que elas vêm sendo, cada vez mais, chamadas para exercer uma terceira função: a de protagonista para mudar o contexto onde está inserida. “O caminho para transformação e geração de impacto tem como melhor escolha a inovação. Esse é o motor para o desenvolvimento econômico e social e o combustível desse motor são os ecossistemas de inovação”, assegura.

O grupo também destacou que as universidades assumem o papel de legitimar e dar continuidade a programas e projetos. “A visão que tivemos ao construir a Aliança em 2018 ainda nos toca diariamente, que é sermos um lugar onde os talentos querem estar”, complementa Flávia.

A Aliança é uma colaboração entre PUCRS, Unisinos, UFRGS e UFCSPA tanto para impulsionar o desenvolvimento da região quanto para abrir novos caminhos de inovação de forma global.

Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.