João Bosco Pinto Filho, Vinicius Becker, o sócio e executivo da Ventiur, Matheus Bernardes e Carlos Klein – Crédito: Carlos Marcedo/Padrinho

Tecnopuc Experience traz o bê-á-bá das startups com estratégias jurídicas e novos negócios

Bate-papos trouxeram situações recorrentes como nomeação de sócios e dicas de modelos inovadores

Quando é a hora de convidar alguém para a sociedade? Quais modelos inovadores podem apoiar o negócio? Os novos caminhos para as startups e as estratégias jurídicas para desenvolver foram assuntos que nortearam o palco Startups do Tecnopuc Experience, nesta quinta-feira (30).

Com mediação do integrante do time de Comunidade do Tecnopuc, Vinicius Becker, o sócio e executivo da Ventiur, Carlos Klein, o Head of Open Innovation da beOn Claro, João Bosco Pinto Filho, e o head de Startups da 4all, Matheus Bernardes, falaram sobre como empresas e universidades criam e escalam novos negócios. Eles compartilharam experiências com venture builders corporativos, veículos de venture capital universitários e outros formatos que conectam startups a empresas, universidades e ecossistemas de inovação.

“Um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio é o tamanho do mercado. Ele está em expansão ou reduzido? Isso impacta no quanto um negócio pode atingir e em qual tempo. Todos os negócios em que a gente fracassou, foram as vezes em que a gente tentou se aventurar em mercados que a gente não conhecia e que subestimamos a complexidade”, compartilhou Bernardes, com base na sua experiência prévia na Ventiur.

Pinto comentou que, analisando o cenário nacional, as iniciativas do RS para startups são impulsionadoras dos negócios, com planejamento e uma organização de sociedade civil e de governo que consegue acelerar o processo.

“Isso é o lado mais divertido de trabalhar na Claro, porque como a gente tem presença física e operações no Brasil inteiro, a gente pode tentar trazer para próximo muitas das inovações que acontecem que a gente nem consegue enxergar”, fala o head of Open Innovation, que acrescentou que a beOn busca facilitar as conexões entre Claro e os diversos atores do ecossistema de inovação.

Klein destacou que a inovação aberta é o motor do processo de inovação e que não acontece só com uma grande empresa colocando dinheiro no negócio ou só com duas grandes empresas, mas sim com diversas facetas.

“A gente reúne pessoas físicas a partir de uma tese de investimento, junta um capital, junta um grupo de investimento a partir dessa tese e vai atrás de negócios para investir. A nossa lógica de investimento é diferente na essência das outras duas”, exemplifica o sócio da Ventiur, que auxilia empresas a investirem em startups.

Em seguida, os participantes foram convidados a entender de forma simplificada sobre as estratégias jurídicas para o desenvolvimento de uma startup e, principalmente, sobre a questão de sociedade e de contratos. As professoras da PUCRS Helena Lazzarin e Lais Lucas falaram com Martina Müller Assmann (Hilgert & Ferrazo) – especialista em Direito Empresarial – e Caroline Francescato (LinkLei), uma plataforma para advogados autônomos.

Entre o destaque, a diferenciação de sócio para investidor e colaborador foi explicada pelas participantes. O alerta serve, principalmente, na hora da divisão da empresa. “O sócio é aquela pessoa que vai pegar um valor ou até um outro bem e vai passar para a sociedade. Em troca, ele vai receber uma cota ou ocupação”, simplifica Martina.

Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.