Eúde do Amor Cornélio, Carolina Ferreira Niederauer, Martha Alvarez Lopes e Thêmis Monteiro Mendonça Pacheco – Crédito: Matheus Pé/Padrinho

Tecnopuc Experience: academia, poder público e setor privado ajudam a impulsionar o setor de jogos

Indústria de games foi tema de painéis realizados na 8ª edição do Tecnopuc Experience, que ocorre nesta quinta-feira (30), na PUCRS

“O mundo inteiro está com olhar voltado aos mercados emergentes”. A afirmação da consultora de Economia Criativa do Sebrae, Martha Alvarez Lopes, deu o tom do painel “Jogando juntos: O papel do Sebrae no apoio ao ecossistema nacional de games”, que abriu as atividades no palco Arena South Summit, na 8ª edição do Tecnopuc Experience. O evento ocorre nesta quinta-feira (30), na PUCRS.

Mediado pelo analista de competitividade no Sebrae Nacional, Eúde do Amor Cornélio, o painel trouxe importantes discussões sobre as diferentes realidades do mercado de games no Brasil. Carolina Ferreira Niederauer, do Sebrae RS, comentou sobre os esforços da entidade para fomentar a indústria de jogos gaúchos em localidades fora da Região Metropolitana. Representando o Sebrae Alagoas, Thêmis Monteiro Mendonça Pacheco comentou que, em seu Estado, não há cursos de ensino superior voltados à formação de desenvolvedores de jogos, somente disciplinas ministradas dentro de outros cursos. No entanto, as perspectivas para o futuro são positivas.

Os debatedores enfatizaram que as empresas de jogos têm conhecimento técnico, mas que ainda falta conhecimento de mercado. Além disso, o maior desafio para as desenvolvedoras de games é conseguir criar seus próprios jogos, pois a maioria atua em outsourcing, produzindo para outras empresas.

“Temos uma mão de obra muito bem qualificada e um cenário com muitas oportunidades”, disse Carolina.

Na sequência, teve início o painel “A força coletiva dos ecossistemas de games”. Mediado por Milena Cherutti, da ADJogosRS, o painel contou com as participações de Eduardo Pras da ADJogosRS, Márcio Filho da ACJOGOS-RJ e Thiago Santos Cortez Filho da ACJogos-AL. Retomando a importância do associativismo para o fortalecimento da indústria de jogos nacional, o painel discutiu sobre a necessidade de políticas públicas que apoiem o setor privado – como, por exemplo, a Lei Paulo Gustavo.

“Não tem um mercado no mundo sequer que tenha se desenvolvido sem setor produtivo privado organizado, academia e governo jogando junto”, disse Márcio Filho.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, e o reitor da PUCRS, Irmão Manuir José Mentges, foram convidados para subir ao palco para falar sobre a importância do investimento público e acadêmico para o setor.

Setor em dados
Ao final, o pesquisador da PUCRS e membro do Cluster GameRS, Cristiano Max Pereira Pinheiro, apresentou dados compilados pelo grupo. Segundo o estudo, no Rio Grande do Sul, o setor conta com 51 associados e cresce cerca de 25% ao ano, com forte presença em jogos para PC e console. No Brasil, há mais de 1,2 mil desenvolvedores mapeados. No RS, há 69 empresas, 10 cursos (de técnicos a doutorados) e dois laboratórios de QA (Quality Assurance). Entre 2018 e 2022, o mercado de games gaúcho cresceu 48,5%.

Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.