O Sebrae RS tem atuado para fortalecer a inovação e a sustentabilidade na indústria gaúcha, estimulando empresas a adotarem práticas mais eficientes e responsáveis. As ações ESG da Mercopar refletem esse compromisso, mostrando que é possível unir desenvolvimento econômico, tecnologia e cuidado com o meio ambiente para impulsionar uma nova era de competitividade industrial.
Realizada em Caxias do Sul (RS) pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS, a Mercopar – maior feira de inovação industrial da América Latina – se consolida como um ambiente vivo de sustentabilidade. Nesta 34ª edição, que se encerra nesta sexta-feira, dia 17/10, a feira reúne ações que integram gestão de resíduos, eficiência energética e neutralização de emissões de carbono, com apoio técnico do Sebrae RS e execução da startup Akvo, responsável pelo inventário de emissões de gases de efeito estufa e pelo relatório ESG do evento.
A analista de Competitividade Setorial do Sebrae RS, Kelly Roselaine Valadares, destaca que a feira foi planejada para refletir, na prática, os princípios da sustentabilidade. “O processo envolve o cálculo detalhado das emissões relacionadas ao consumo de energia, combustíveis e geração de resíduos. A partir desses dados, aplicamos estratégias de neutralização alinhadas à metodologia de eventos de carbono neutro”, explica.
Segundo Kelly, o compromisso vai além da compensação. “Estamos avançando em soluções práticas, como a destinação responsável e o reaproveitamento de resíduos, além da promoção de ações sociais que unem sustentabilidade e impacto positivo. Um exemplo é o reaproveitamento de lonas e banners da feira, que são transformados em novos produtos por grupos de mulheres costureiras, gerando emprego e renda de forma circular”, ressalta.
Outro diferencial destacado por Kelly é a curadoria de fornecedores alinhados ao propósito da Mercopar, o que assegura que toda a cadeia envolvida esteja comprometida com a sustentabilidade. “O crescimento da feira nos últimos anos ocorreu sem abrir mão da integração dos pilares ESG, consolidando o evento como referência nacional em práticas de inovação sustentável”, conclui.
Parceria de sucesso
Pelo terceiro ano consecutivo, a Akvo é a responsável por conduzir o inventário de emissões e elaborar o relatório ESG da Mercopar. O trabalho começa pela medição detalhada de todas as fontes de emissão relacionadas ao evento: deslocamento do público, expositores e montadoras da estrutura, além dos resíduos gerados durante a montagem, operação e desmontagem.
“Inventariar é medir o impacto em termos de gases de efeito estufa do evento como um todo. A partir desses dados, a organização procede à compensação por meio da compra de créditos de carbono, etapa que viabiliza a neutralização das emissões remanescentes”, explica Adriano Ziger, diretor de Operações e RH da Akvo.
Paralelamente ao inventário, a startup elabora o relatório ESG que reúne indicadores e resultados da jornada ambiental, social e de governança da feira. “O documento consolida o impacto ambiental e social e garante transparência para o público e os stakeholders. Quando medimos e reportamos, criamos um padrão que pode ser replicado: mais eficiência, menos impacto e benefícios sociais concretos”, reforça Ziger.