Painel da Mercopar debate desafios e oportunidades para ampliar a presença das micro e pequenas empresas brasileiras no comércio internacional. Foto: divulgação

Mercopar: Empreendedores compartilham caminhos para levar produtos locais ao exterior

A internacionalização dos pequenos negócios foi tema da Arena Exportação na Mercopar 2025, em Caxias do Sul (RS). O painel reuniu especialistas e empresários para discutir o papel da exportação e as oportunidades para micro e pequenas empresas ampliarem sua presença no mercado global. Durante o bate-papo, foram apresentadas experiências práticas sobre como levar produtos locais para o mercado internacional. O encontro aconteceu no último dia (17/10) da maior feira de inovação industrial da América Latina, realizada pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS em Caxias do Sul.

Lucas Cardoso, diretor comercial da Interlink, destacou que o momento é de ampliar horizontes e derrubar barreiras. “O intuito aqui é falar sobre o papel da exportação dentro da economia gaúcha, mostrando como operacionalizar esse processo e atingir mercados como o Mercosul e outros países do globo”, explicou.

Segundo ele, a Interlink, especializada em transporte internacional, tem visto um espaço promissor para os produtos gaúchos, especialmente diante dos desafios recentes enfrentados pelos Estados Unidos. “O Mercosul é um grande mercado próximo, e há certificações que podem agilizar e profissionalizar ainda mais o processo de exportação”, completou.

Um dos cases apresentados foi o do venezuelano David Rivillo, doutor em química e criador da marca David Rivillo Pasta Design, em Porto Alegre. Suas massas artesanais, verdadeiras obras de arte com padrões geométricos e cores vibrantes, já conquistaram chefs e consumidores em mais de 30 países. “Começamos na pandemia, sem intenção de vender. As pessoas começaram a pedir pelo Instagram, inclusive de fora do país. Hoje exportamos principalmente para os Estados Unidos e Europa”, contou o empreendedor.

O diretor técnico do Sebrae RS, Ariel Berti, reforçou a relevância do tema dentro do contexto da feira. “Nós temos um espaço muito grande de crescimento para a exportação. As micro e pequenas empresas representam 40% das exportadoras do Brasil, mas apenas 0,8% do valor total exportado. Isso mostra que há um potencial enorme de expansão”, afirmou.

Para Berti, discutir exportação na Mercopar é estratégico, já que o evento é um dos maiores pontos de conexão empresarial da América Latina. “A Mercopar é sobre conexões. E a exportação é, em essência, uma grande conexão entre o que produzimos aqui e o que o mundo busca lá fora. É o tipo de ponte que queremos ajudar as empresas a atravessarem”, completou.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.