A 34ª Mercopar foi palco para o Encadear Summit 2025. O evento é referência nacional em competitividade e inovação da cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas. Este ano, o tema liderança foi um dos principais abordados. Participaram Daniel Ely, VP Executivo da Randoncorp e COO da Rands, e Felipe Corradi, CTO do Grupo Florence, com mediação da jornalista Giane Guerra. A maior feira de inovação industrial da América Latina é uma realização do Sebrae RS e do Sistema FIERGS e segue até dia 17/10 no Centro de Feiras e Exposições Parque da Uva, em Caxias do Sul.
Daniel Ely apresentou o seu novo livro “Líder em Transformação” e compartilhou os desafios que enfrentou durante a sua carreira. “Antes, um bom gestor era um bom líder, mas hoje é mais complicado. Quando fui promovido a diretor, me disseram que eu não poderia mais comandar, teria que inspirar e influenciar pessoas e movimentos”, recordou.
Do ponto de vista das organizações, para Ely, a liderança vem da união estratégica. “Uma vez, um professor me disse que, no futuro, as empresas não competirão com outras empresas, mas com ecossistemas. E ele estava certo. O futuro chegou e, se o seu negócio quer crescer, tem que participar de um ecossistema. O novo peixe grande deixou de ser uma grande corporação, mas é a soma de muita gente trabalhando junto”, explicou.
E, dentro dos ecossistemas, a liderança se faz muito pela mediação conforme o executivo. “Formas diferentes de pensar fazem parte de um mesmo contexto. Como então faz para os diferentes colaborarem? Precisa de uma liderança para orquestrar toda essa diversidade”, completou.
A importância da diversificação
Tradicional no mercado moveleiro nacional e internacional, o Grupo Florence também já explorou outros segmentos da economia. Hoje, uma das grandes apostas, de acordo com o CTO Felipe Corradi, é a fabricação de portas. Essa diversificação está sendo um dos motores de sucesso para a organização.
“Porque se eu entrar na porta, normalmente, eu consigo entrar com um milhão de outras coisas para o lar. Então, isso ajudou muito o nosso modelo de negócio. Uma coisa está interligada a outra”, ponderou.
Além disso, ele reforçou a importância da diversificação geográfica para o negócio. Conforme Corradi, se as vendas caem em um determinado estado, em outros a comercialização continua com sucesso. “Diversificando também em localidades, na venda em nível mundial, possibilitou essa compensação. Nossa estratégia foi essa e nos permitiu um belíssimo crescimento”, comemorou.
“Fazer o recálculo de rota também é importante. Olhar para o problema que está acontecendo e pensar na diversificação. Agora, por exemplo, é um momento bom para quem trabalha com moradia, construção civil, pois esta vai ser a grande proposta de governo”, disse.