A ESPM, referência em marketing e inovação para negócios, lança seu Instituto Científico e Tecnológico (ICT). A novidade, que integra o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Instituição, fortalece a conexão entre academia, mercado e sociedade, e será o principal polo de inovação e transferência de conhecimento da instituição.
O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira (08) durante evento que reuniu representantes da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), convidados de mercado, além de Dalton Pastore, presidente da ESPM, Tatsuo Iwata, vice-presidente da ESPM, e os responsáveis pelo ICT NIT.
O Instituto Científico e Tecnológico da Instituição chega como mais um passo da ESPM para aproximar a academia do mercado, criando um aparato técnico para apoiar empresas, alunos, startups e outros parceiros nacionais ou internacionais para que possam transformar ideias inovadoras em resultados concretos. “Criamos uma estrutura voltada para pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e impacto social que tem a ambição de se tornar uma referência em inovação com excelência”, diz Priscila Rezende da Costa, coordenadora do ICT NIT ESPM.
O Instituto se propõe a atender indústrias hoje pouco cobertas por ICTs nas áreas onde a ESPM já é referência como Economia Criativa, Trade Marketing, Consumo, ESG, Moda e Luxo, entre outros, trazendo uma proposta de promover inovação aplicada ao mercado no desenvolvimento de novos modelos de negócios, produtos, serviços e experiência do consumidor.
“O campo da criatividade está profundamente atrelado à inovação. As áreas que a ESPM atua são bastante transversais e essenciais para o sucesso dos negócios. Queremos com o ICT e o NIT cada vez mais colocar nossa expertise e serviço de soluções reais, incentivando a conexão com o mercado”, diz Tatsuo Iwata, vice-presidente acadêmico da ESPM.
Organizações interessadas poderão propor desafios de inovação, patrocinar pesquisas, financiar bolsas de pós-graduação, firmar convênios e desenvolver projetos em parceria com os grupos de pesquisa da ESPM. O ICT oferece também acesso à infraestrutura regulatória e jurídica para inovação, além de formação de talentos em ambientes reais de experimentação.
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do qual o ICT faz parte, fica responsável por regular patentes, acordos de cooperação, direitos de propriedade intelectual e políticas de inovação. Além de estimular a criatividade e o desenvolvimento de soluções, o NIT também apoiará a criação de startups e spin-offs inovadoras com foco em iniciativas que promovam impacto positivo na sociedade.
Mais informações sobre o ICT, NIT e projetos parceiros estão disponíveis no site: https://ict.espm.br/
Sobre a ESPM
A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação – tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.