Henrique Weaver, CEO da Pagaleve. Foto: divulgação

Startup Fintech Pagaleve recebe aporte de R$ 160 mi em nova rodada de investimentos

Objetivo da companhia é tornar-se sinônimo de parcelamento de pagamentos

A Pagaleve, fintech que oferece a varejistas e consumidores o serviço de parcelamento de pagamentos via Pix, anuncia a conclusão de uma nova rodada de financiamento, na qual captou R$ 160 milhões em uma estrutura que combina equity com aportes no FIDC da companhia. A captação foi liderada pela OIF Ventures (investidor da Pagaleve desde o início das operações), com co-liderança da Sun Hung Kai & Co, um dos maiores fundos de investimento da Ásia.

Com esse novo aporte, a Pagaleve passa a ter como novos investidores Sun Hung Kai & Co, Credit Saison e Endeavor Catalyst. Além dos novos investidores, houve também forte adesão de acionistas já existentes, que quiseram reforçar suas posições. Ao todo 12 acionistas atuais também participaram da rodada, incluindo Salesforce Ventures, BB Ventures (CVC do Banco do Brasil), Founder Collective, entre outros. Com a rodada, a Pagaleve passa a ter um valuation próximo a R$1 bilhão.

O FIDC da empresa foi estruturado em 2024 para garantir um crescimento saudável à operação da Pagaleve, e conta com os investidores Verde Capital (fundo de Luis Stuhlberger) e Credit Saison.

“Começamos 2025 já no azul e devemos fechar o ano em uma posição muito sólida de rentabilidade. Esta rodada de captação nos dá energia para acelerar a inovação e lançar produtos que transformam a experiência de compra do consumidor e fortalecem o parceiro varejista. O resultado é claro: mais recorrência e uma presença cada vez mais consistente entre os maiores varejistas do Brasil”, afirma Henrique Weaver, CEO e cofundador da Pagaleve.

Criada em 2021 por Weaver – ex-McKinsey, Coca-Cola, Uber – e Michael Greer – ex-Zip, unicórnio australiano do modelo BNPL (Buy Now, Pay Later, ou Compre Agora, Pague Depois) -, a Pagaleve também se baseia na modalidade BNPL. Tem como carro-chefe o parcelamento quinzenal em 4 vezes sem juros via Pix, oferecido desde o início da operação. A fintech oferece também a solução de parcelas mensais (em até 12 vezes com juros) e o serviço “Parcela Tudo”, que permite ao usuário parcelar compras em qualquer estabelecimento que aceite Pix.

A Pagaleve já é parceira de mais de 10 mil varejistas – entre eles, AliExpress, Temu, Drogaria Pague Menos, Grupo Soma (dono de marcas como Reserva e Farm), Grupo Aste (Diesel, Coach), Vivara e diversos outros. Mais de 5 milhões de consumidores utilizam o serviço. Nos últimos 12 meses, a fintech processou cerca de 10 milhões de transações, e atualmente processa um volume (TPV) anualizado de R$ 3 bilhões – um valor 4 vezes superior em comparação ao ano passado. A receita cresceu 6 vezes no mesmo período, e a previsão da companhia é alcançar R$ 500 milhões de reais de receita anualizada até o segundo semestre de 2026.

“Um dos fatores mais importantes do nosso crescimento é o índice de usuários recorrentes. Após uma primeira compra, 62% dos consumidores fazem uma nova transação conosco. Os clientes recorrentes representam hoje 75% da nossa receita. A aderência é enorme”, afirma Henrique Weaver, CEO. “Este potencial de fidelização é o que nos faz acreditar que a marca Pagaleve está no caminho de se tornar sinônimo de pagamento parcelado para o consumidor brasileiro”.

Segundo o SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor), 79% dos brasileiros têm o hábito de parcelar suas compras. Ao mesmo tempo, 38% da população não possuem cartão de crédito. Entre os que possuem cartão, grande parte tem um limite baixo, o que impossibilita o pagamento de uma compra em parcelas. Um cenário que mostra que o modelo BNPL já é forte no Brasil e se torna ainda mais promissor com o uso do Pix.

Com uma equipe majoritariamente de tecnologia (⅓ da operação), a Pagaleve possui um sistema proprietário de análise de riscos e segurança de transações, nativo em IA. Com a robustez de sua tecnologia, a taxa de aprovação das operações é de 70%, e a inadimplência é de apenas 2%. “Esses índices mostram o valor de sermos uma empresa que já nasceu investindo significativamente em inteligência artificial, e explicam nosso crescimento acelerado em apenas 4 anos de vida”, diz Weaver. “É por todos esses fatores que temos atraído a atenção de investidores”.

A Pagaleve desenvolveu um dos motores de decisão de risco mais inovadores do Brasil, alcançando um coeficiente KS de 45% para novos usuários — indicador estatístico que mede a capacidade de um modelo separar bons de maus pagadores, sendo que as melhores práticas do mercado ficam em torno de 20% a 25%. Esse resultado é fruto de uma abordagem nativa em inteligência artificial e do uso de um conjunto extenso de dados para a tomada de decisão, como informações de SKU e de dispositivos. Essa combinação garante um modelo de risco único no país, que se traduz em menor inadimplência, maior taxa de aprovação e uma vantagem competitiva difícil de ser replicada, resultando em incremento de vendas e receita para os lojistas parceiros.

Jerry Stesel, cofundador e general partner da OIF Ventures, vê a proposta de valor da Pagaleve como um diferencial. “Lideramos esta rodada de investimentos pela nossa convicção na capacidade da Pagaleve de redefinir o rumo de pagamentos na América Latina. A execução do time e a proposta que empodera lojistas e consumidores são diferenciadas”, diz.

Para Gary Chan, managing director de private equity na Sun Hung Kai & Co, co-líder da rodada, “a Pagaleve vem removendo fricções estruturais e destravando valor para consumidores e varejistas”, diz. “O mercado brasileiro de BNPL tem oportunidade estrutural de longo prazo, e a Pagaleve está posicionada para capturar esse potencial”.

Principais indicadores – últimos 12 meses:

R$ 160 milhões captados na rodada (equity + FIDC);
Valuation: Próximo de R$ 1 bilhão;
10 mil varejistas;
5 milhões de consumidores -sendo mais de 60% recorrentes após a primeira compra;
Receita cresceu 6x comparando com o mesmo período de 2024;
Receita (anualizada) esperada no segundo semestre de 2026: R$ 500 milhões / US$ 100 milhões.
75% da receita é proveniente de usuários recorrentes

Sobre a Pagaleve

Fundada em 2021, a Pagaleve é uma fintech que está redefinindo o mercado de pagamentos no Brasil ao permitir, de forma pioneira, o parcelamento de compras via Pix sem juros e sem cartão. É a primeira solução no país a ganhar escala e relevância suficientes para competir diretamente com o cartão de crédito como meio de parcelamento preferido dos brasileiros.

Com aprovação instantânea (em menos de 3 segundos) e taxa de aprovação em torno de 70%, a Pagaleve já conquistou mais de 5 milhões de consumidores em menos de quatro anos de operação, e tem demonstrado alto nível de aceitação: 62% dos novos clientes voltam a comprar e o fazem com frequência.

A empresa é parceira de mais de 10 mil varejistas — incluindo algumas das marcas mais relevantes do país, como AliExpress, Temu, Drogaria Pague Menos, Reserva, Farm, Diesel, Vivara, entre outras —, contribuindo com o aumento da conversão e ticket médio.

A Pagaleve já recebeu cinco rodadas de investimento, sendo a mais recente liderada pela OIF Ventures e pela Sun Hung Kai & Co, um dos maiores fundos da Ásia. Além disso, possui investidores como Credit Saison, Endeavor Catalyst, Salesforce Ventures, BB Ventures (CVC do Banco do Brasil) e Founder Collective. A companhia também estruturou um FIDC que garante escalabilidade e sustenta sua plataforma de crescimento, tendo como cotistas sênior o Verde Asset e a Credit Saison.

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Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

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