Um dia de reflexões, ensinamentos e muitas trocas. Assim pode ser definida a sexta edição do Oktober Summit, realizada na última sexta-feira, no Alles Blau Shopping, em Igrejinha. O encontro promoveu uma verdadeira imersão no futuro do Vale do Paranhana, trazendo temas pertinentes do momento, com palestrantes renomados em suas áreas e cases locais de sucesso. Foram mais de 20 painéis, palestras e debates divididos entre o Palco Banrisul e o Palco Fiergs Inovação reunindo líderes empresariais, acadêmicos, gestores públicos e comunicadores que abordaram os caminhos possíveis para transformar a região em um polo de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.
Entre os nomes que marcaram presença e compartilharam seu conhecimento e provocações, estiveram Arthur Gubert (comunicador e apresentador do Podcast Caixa Preta); José Paulo da Rosa (reitor da Universidade Feevale); Andrea Kohlrausch (CEO Bibi), Cristian Schlindwein (Gerente de Marketing e Estratégia da Abicalçados); Márcio Port dos Santos (Presidente do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas); o casal Cristine Grings Nogueira (CEO da Piccadilly) e Eduardo Nogueira (CEO do Grupo Crisdu) que dividiram o palco pela primeira vez; Flávio Steffens (Sócio e Diretor de Relacionamento do Vakinha); Mônica Bortoli (Especialista de Inovação do Sistema FIERGS); Everton Passos (Diretor de Tecnologia e Inovação no Grupo Crisdu e Idealizador do CrisduLabs) e Leonardo Arioli Santiago (Gerente de Inovação no Grupo Crisdu); Diego Cabral (Secretário de Inovação e Tecnologia de Santo André/SP, Natalia Debarba (Presidente da CDL de Igrejinha e Três Coroas); entre outros.
Mais do que um evento, um movimento
O head do Oktober Summit, Gabriel Passos, considera que essa foi a melhor edição já realizada do evento enquanto Oktober Summit e Fórum de Debates – nome que teve nas três primeiras edições. “Foram cerca de mil pessoas que passaram aqui durante o dia. Nós tivemos dezenas de painelistas e palestrantes, falando sobre inovação, tecnologia e desenvolvimento do Vale do Paranhana. Eu sempre digo que o Oktober Summit não é apenas um evento. Ele é um movimento e a gente está buscando cada vez mais conectar empresários, empreendedores, universidades, para a gente fomentar a inovação e o desenvolvimento aqui do nosso Vale do Paranhana”, projeta. Para ele, fica a questão da resiliência, de entender que a vida não acontece sempre como a gente quer e faz o paralelo com realizar eventos. “A organização de um evento é basicamente nesse formato. A gente planeja tudo da melhor forma, mas nem tudo a gente controla, como a chuva. Às vezes a gente pensa em como vai conseguir ter mais estrutura, só que muitas vezes tu não consegue. Mas, graças aos apoios que a gente tem, a produção, aos nossos voluntários do Instituto Desenvolver, a gente fez um belo evento, um evento fantástico. Eu estou muito feliz”, comemora. O próximo Oktober Summit já tem data marcada: será em 29 de outubro de 2026.
Oportunidades e inspiração durante todo o dia
Olhares curiosos e ouvidos atentos foram percebidos ao longo de todo o dia nos espaços de conhecimento do Oktober Summit. O Palco Banrisul ofereceu cerca de 10 horas de informação, com palestras e painéis que surpreenderam pela qualidade na abordagem dos temas. Com temáticas que foram da inovação no empreendedorismo à liderança feminina, de sustentabilidade a ecossistemas de inovação, entre outros, algumas constatações e dicas apareceram mais de uma vez. Entre os insights, o destaque para o fato de que inovação não é só tecnologia e não é sinônimo de coisas mirabolantes, mas sim a criação de soluções efetivas; de que nunca se está pronto para iniciar um negócio ou um projeto, pois não se sabe tudo o que precisa assim como necessidades vão surgindo e mudando pelo caminho; e de que tudo é sobre e para pessoas, com elas sendo o centro das decisões e dos porquês nas ideias.
Já o Palco Fiergs Inovação contou com dinâmicas e vivências trazidas pelos painelistas com o objetivo de despertar desconforto e ação dos participantes. Ao gerar a inquietação e o desejo de atitudes, inspirado em quem já fez algo diferente a colocar seus projetos em prática, foi um espaço de trocas profundas e enriquecedoras.
Sobre o Oktober Summit
O Oktober Summit busca conectar empresários, startups, universidades, estudantes e lideranças públicas em torno de debates sobre inovação, desenvolvimento econômico e transformação social, indústria, comércio e serviços. O objetivo é posicionar o Vale do Paranhana no mapa da inovação e do desenvolvimento do estado, unindo tradição e futuro.
O Oktober Summit 2025 foi realizado pelo Instituto Desenvolver, com produção da Posicionar Consultoria, Storia Eventos e Quarto Hub; e tem patrocínio e apoio de Banrisul, FIERGS, Sebrae, Crisdu e Crisdu Lab, Sindicato Patronal de Três Coroas, Sindicato Patronal Igrejinha CDL Igrejinha e Três Coroas, CDL Igrejinha e Três Coroas, Cervejaria Stier, Hotel Ibis, Restaurante Pouso Novo, ConectNet, Quiero Café, Jar Temp, Piccadilly, Feevale, Abicalçados e os media partners Rádio Taquara, Brasil Inovador e Portal da Cidade Igrejinha.