O Varejo 360, promovido pela Fecomércio-RS, iniciou sua programação nesta terça-feira (23/09), na Casa do Comércio Gaúcho, em Porto Alegre, reunindo mais de 300 empresários, líderes e profissionais do setor. O encontro se consolida como um dos principais espaços de debate sobre os rumos do varejo no estado. Na abertura, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do comércio gaúcho. “Hoje temos a honra de recebê-los para a terceira edição do Varejo 360, um evento já consolidado no calendário, que reflete o propósito da Federação de estar ao lado das empresas, defendendo seus interesses e construindo um futuro melhor para o setor”, afirmou.
Transformação de negócio: inovação
Abrindo a programação, o CEO da Aramis, Richard Stad, compartilhou sua trajetória marcada pela coragem de assumir riscos e transformar o modelo de negócio da empresa. Aos 29 anos, assumiu a presidência da marca familiar e, nos anos seguintes, liderou um processo de reestruturação que aumentou o tamanho da Aramis entre 2021 e 2023.
Segundo o palestrante, a pandemia foi um divisor de águas para a empresa: “Mudou o cenário. Essa era a realidade e eu precisava fazer algo para mudar. Olhei no espelho e falei que precisava de seis meses para fazer a empresa crescer”.
Stad também destacou a importância de se antecipar às mudanças e não se acomodar: “Faça as perguntas difíceis quando está indo tudo bem para não ter que fazer quando está indo tudo mal. O problema da mudança gradual é que ninguém percebe”. Depois de responder ao público sobre desafios e dicas para o lojista pequeno, os aspectos críticos para iniciar uma multimarca do zero e o segredo para construir uma cultura forte de alta performance, a palestra foi encerrada com uma provocação do CEO da Aramis: “Quais são as verdades absolutas que te impedem de evoluir?”.
Plataformas digitais: concorrência ou assistência
Na sequência, o painel mediado pelo vice-presidente da Fecomércio-RS, Ademir José da Costa, reuniu a fundadora da Gaúchos Online, Simone Maria Braum, o fundador da ASAP Commerce, Vinícius Moog, e a analista de competitividade setorial no Sebrae-RS, Jociane Ongaratto, para discutir sobre as oportunidades e desafios do comércio digital.
Jociane começou destacando a dimensão do mercado on-line no Brasil. “Cerca de 20% de todo varejo mundial acontece no digital. Quase 6 milhões de brasileiros compram on-line. Isso mostra que é uma realidade competitiva, que exige esforço e estratégia do empresário”. Para ela, as plataformas digitais ampliam as possibilidades dos negócios. “O digital amplia a loja física. O próprio empresário pode ser o influenciador da sua marca”.
Simone compartilhou a experiência da Gaúchos On-line, que começou apenas no digital e, com a demanda dos clientes, migrou também para o físico. “Nascemos como uma plataforma digital, mas ao longo do tempo nosso cliente quis pegar na mão, sentir o cheiro da erva mate. Migramos para a loja física, o que relutei muito no início”.
Já Vinícius enfatizou a importância da leitura de dados no comércio eletrônico. “Vivemos numa era de dados que nos permite errar menos. Nem todo mundo entra no marketplace para vender mais; tem gente que entra para marcar presença diante do concorrente. Com estratégias, conseguimos ter alternativas dentro desses canais”.
O painel trouxe ainda um alerta sobre os equívocos mais comuns no início da jornada digital. Ao olhar para o futuro, os três palestrantes foram unânimes ao afirmar que as redes sociais terão papel fundamental para pequenas e médias empresas, destacando a importância da comunicação em todos os canais. Por fim, responderam perguntas sobre como enxergam o futuro do comércio eletrônico e papel das redes sociais, principalmente para as pequenas e médias empresas.
Saúde mental no ambiente de trabalho
A programação da tarde começou com a palestra “Mente em paz, trabalho leve”, conduzida pela psicóloga Daniele Nazzari, especialista em Saúde Mental do Trabalhador e Psicologia Organizacional. A palestra trouxe reflexões sobre a importância do equilíbrio emocional e da gestão do estresse no ambiente de trabalho, com foco em práticas que promovem bem-estar e produtividade.
“Cuidar da saúde mental virou uma responsabilidade de todos. Aliviar as sensações de estresse e esgotamento, pensar em ações de bem-estar é papel coletivo, do eu, da família, do trabalho e da sociedade. Precisamos falar cada vez mais sobre saúde mental e lideranças boas também podem falar sobre emoções”, frisou.
Economia prateada
Na sequência, a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patricia Palermo, apresentou “Economia prateada”, abordando o potencial do mercado voltado para o público sênior e as oportunidades que essa faixa etária representa para o varejo. A apresentação trouxe dados, tendências e estratégias para atender a esse segmento em expansão.
Ela destacou que mais de 21% da população do Rio Grande do Sul tem 60 anos ou mais e, se a realidade é de uma população cada vez mais envelhecida, é necessário pensar em produtos que sejam adequados às novas necessidades. “Esse público enfrenta uma série de desafios, mas também traz uma série de oportunidades para a economia. O que identificamos como setores com altíssimo potencial de crescimento, voltados a atender essa parcela da sociedade, está nas áreas de saúde e cuidado, moradia, turismo e lazer e finanças”, apontou.
A experiência de quem vive o negócio
O painel “Experiências do pequeno negócio” reuniu Gabriela Jornada Schimitz, sócia fundadora do Wine Garden, e Fabiano Ferrari, diretor da Iesa Harley-Davidson. Ambos compartilharam trajetórias, desafios e aprendizados na gestão de negócios de nicho, mostrando como inovação e experiência do cliente são fatores-chave para o sucesso.
Gabriela lembrou que a inspiração para criar a marca surgiu de uma vivência marcante, na qual conseguiu “sentir o vinho e a expressão da região dentro da taça”, percepção que deu origem ao conceito de proporcionar momentos que encantam. Segundo ela, o diferencial do Wine Garden está na capacidade de se reinventar a cada estação, renovando cardápio, vinhos e ambiente. “Todo o espaço é rodeado pela natureza, que está sempre em transformação, e isso também inspira a experiência que levamos às pessoas”, explicou.
Na mesma linha, Fabiano destacou que o consumidor atual busca mais do que produtos: procura propósito, pertencimento e emoção. “A Harley-Davidson não vende moto, vende estilo de vida. Essa é a principal diferença. Buscando essa conexão nós começamos a realizar ações onde fazemos nosso cliente experimentar, pois são as experiências que transformam o varejo”, afirmou.
Inteligência Artificial como ferramenta para empresas
A temática de tecnologia entrou em pauta com a palestra “Inteligência Artificial”, apresentada pelo administrador, MBA em gerenciamento de projetos e pós-graduado em gestão de pequenos negócios, Fabiano Zortea, e pela administradora, especialista em tecnologias digitais e IA para negócios e líder de desenvolvimento de negócios no Lab Fecomércio-RS, Carolina Felipelli.
A dupla abordou o impacto da IA no varejo, destacando ferramentas que potencializam a tomada de decisão, melhoram a experiência do consumidor e ajudam empresas a se manterem competitivas.
Para Zortea, a IA é acessível a todos, mas precisa ser utilizada com propósito e como apoio estratégico. “Em segundos ela te dá ideias, resolve objeções que podem converter uma venda, esclarece dúvidas do cliente e contribui tanto para eficiência operacional quanto para diferenciação. Se houver dedicação em usá-la, não tem erro, a ferramenta vai ajudar”, salientou.
Em seguida, Carolina ressaltou a importância de transformar dados em vantagem competitiva. Segundo ela, muito além da criação de conteúdo para redes sociais, a IA já permite mapear toda a jornada digital do consumidor. “É preciso ter as informações sempre perto. Com plataformas integradas, é possível acessar dados em tempo real, no bolso, mesmo longe do negócio. O varejo precisa estar no bolso e ser inteligente, pois é isso que vai garantir escalabilidade”, esclareceu.
O bom vendedor
Para encerrar o dia, Ciro Bottini animou o público com a palestra “Vender! Vender! Vender! Como encantar clientes e turbinar resultados”, trazendo dicas práticas e estratégias para potencializar vendas e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo.
Com energia e bom humor, Bottini lembrou que o vendedor precisa estar em constante evolução. “Vendedor bom é bem-informado e sabe o que fala, ele tem intuição. E tudo isso é treinado”, salientou. Para ele, não é apenas a qualidade do produto que garante resultados, mas a forma como ele é apresentado.
Outro ponto central de sua fala foi a comunicação. “O bom vendedor é marketeiro, divulga, comunica para o cliente e é consciente da relevância da comunicação. Ele tem que ser objetivo, simples, claro e repetir os argumentos importantes, até ter certeza de que o cliente entendeu o que está sendo oferecido”, reforçou.
Com a mensagem de que vender é estar sempre em movimento, aprendendo e se reinventando, Bottini deixou o público com insights práticos para o dia a dia do varejo.
Ao reunir diferentes visões e experiências sobre os rumos do varejo, o evento cumpriu seu propósito de promover inovação, troca e fortalecimento do setor.
E a próxima edição já tem data marcada: será dia 22 de setembro de 2026.