A primeira edição do Grupo Pereira Startups (GPS), programa de aceleração dedicado a soluções tecnológicas para o varejo e a tecnologias emergentes, selecionou seis startups de diferentes atuações — desde soluções que vão da experiência do consumidor à redução de perdas no setor — que, ao longo de cinco meses, receberam mentorias de executivos, estabeleceram conexões estratégicas com líderes da indústria e contaram com suporte para implementar suas soluções em um ambiente real de negócios.
O programa nasceu com o propósito de impulsionar o crescimento de startups no setor de varejo, contribuir para a descoberta de novos mercados e conectar a experiência de mais de 60 anos em varejo alimentar do Grupo Pereira com empreendedores de tecnologia em uma jornada de trocas e crescimento conjunto. “O GPS foi estruturado para que as startups pudessem acessar os negócios, se aprofundar no contexto do setor e navegar internamente, promovendo conexões, compartilhamento de informações e aprendizados”, explica Douglas Uesato, Gerente de Digital e Inovação do Grupo Pereira.
Na primeira edição, o programa recebeu 111 inscrições de startups de 18 estados brasileiros. As seis selecionadas (uma de Sergipe, uma do Rio Grande do Sul e quatro de São Paulo) atuam em frentes diversas, como: redução do tempo de espera no caixa; aumento da durabilidade e saudabilidade de frutas, verduras e legumes; plataforma que conecta o varejo e marcas emergentes; validação de pagamentos via Pix; assinatura de chocolates premium; e ferramenta de acordo e gestão comercial.
A ValidaPix foi a startup que mais cresceu em faturamento durante a aceleração, chegando a processar mais de R$ 10 milhões em pagamentos por dia e conquistando grandes clientes no varejo. A LinkeMe, que antes possuía quatro clientes no setor, alcançou mais de 40 varejistas parceiros, cerca de 20 mil pontos de venda, tendo o Grupo Pereira como o primeiro. Em Canoas (RS), a Quiper viabilizou um projeto em parceria com o Grupo para ampliar a durabilidade e a qualidade nutricional de frutas, verduras e legumes, gerando eficiência, redução de perdas e benefícios diretos para os consumidores.
Outras startups também avançaram em suas jornadas: a FilaZero realizou mais de 5,5 mil atendimentos em supermercados; a Midify digitalizou a gestão de ativações em loja com ações envolvendo 233 fornecedores em 103 lojas, gerenciando mais de 11 mil ativações, e agora com o JBP Hub, a ideia é melhorar o ciclo de Joint Business Plans (JBP) no Grupo; e a CacauClube.com, apelidada de “Wine dos chocolates”, consolidou sua curadoria com 28 marcas de chocolate bean to bar entregues aos assinantes, preparando expansão para e-commerce e produtos funcionais.
Além dos resultados alcançados pelas startups, o GPS trouxe aprendizados para o Grupo Pereira, fortalecendo sua aproximação com o ecossistema de inovação e permitindo identificar novas oportunidades para enriquecer o portfólio e gerar ainda mais valor para clientes e parceiros. “Os aprendizados desta primeira edição servirão como base para direcionar os próximos ciclos do programa, ampliando ainda mais o impacto das iniciativas”, destaca Uesato. Em paralelo ao programa, o Grupo também firmou parceria com a Zanthus para a criação da Instivo Retail Tech, startup dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para o varejo.
Sobre o Grupo Pereira:
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 174 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 69 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 7 lojas Schmit, 18 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,5 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.