Especialistas e produtores se reuniram durante Congresso em Belo Horizonte. Foto: divulgação

Inovações e futuro da carne bovina são destaques no Conacarne

As inovações tecnológicas e os impactos nos sistemas de produção e no futuro da carne bovina foram destaque durante o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), realizado no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

O Conacarne é promovido pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na quinta (18) e na sexta (19).

O evento reuniu produtores rurais de todas as regiões do Brasil, entidades, sindicatos rurais, especialistas, autoridades, presidente de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores do Sistema CNA/Senar para acompanhar, durante dois dias, debates sobre tendências de consumo, mercado, inovações e trocar experiências.

Carne do futuro – Na quinta (18), em painel mediado pela presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, especialistas discutiram sobre como a tecnologia e as novas demandas dos consumidores têm impactado o mercado.

O professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Sérgio Pflanzer, afirmou que antes da pandemia, algumas agências de mercado diziam que o futuro era sombrio para o setor da carne, principalmente a bovina. Em 2025, a previsão era de que 10% da carne fornecida no varejo seria de origem vegetal e que em 2040 esse número saltaria para 60%.

“Isso não aconteceu e dificilmente vai acontecer. Esse não é o futuro da carne no mundo. A carne do futuro é a mesma do passado e do presente, mas produzida com mais tecnologia e de forma ainda mais sustentável”. Para ele, o Brasil vai atender a demanda crescente do mercado com mais animais, abate mais precoce, carcaças mais pesadas, maior rendimento, melhora do desfrute, alimentação intensiva, manejo sanitário e tecnologia de ponta.

Durante o painel, o gerente de fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, falou sobre a importância do melhoramento genético chegar a todos os produtores, como forma de melhorar o desenvolvimento da cadeia produtiva. “O melhoramento genético não se faz à distância. É preciso técnicos de campo para ajudar o criador a melhorar o rebanho”.

Na opinião do gerente da ABCZ, a dedicação do Brasil ao melhoramento genético e à inovação posicionou o país como líder global na produção de material genético bovino. “Temos orgulho de nossas conquistas e esperamos continuar contribuindo para a indústria mundial de carne bovina, por meio de práticas de melhoramento genético sustentáveis e avançadas”.

Em sua palestra, o coordenador do Programa Embrapa Geneplus, Maury Dorta, pontuou que o produtor precisa de apoio e a cadeia tem que estar atenta ao que o mercado exige. “Se a gente ficar no escritório vendo um monte de número não vamos saber qual é o tipo de genética e de carne que o mercado quer e que vai fazer o criador ganhar mais renda e o Brasil exportar mais”.

Maury reforçou que a carne do futuro não é o que a gente quer vender para o mercado, e sim o que o mercado quer comprar, que inclui o uso de diversas tecnologias, como o cruzamento industrial. “Precisamos produzir mais, sermos mais eficientes e entregar qualidade da carne e isso está na nossa mão”.

Casos de sucesso – Ainda na quinta (18), o Conacarne contou com a presença de pecuaristas e representantes do setor de carnes nobres em um painel para apresentar casos de sucesso em relação ao uso de tecnologia nos sistemas de produção, agregação de valor dentro e fora da porteira e verticalização da produção. O moderador foi o presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo.

O pecuarista Rodrigo Canabrava, da Fazenda Villa Canabrava, em Bocaiúva (MG), compartilhou sua experiência com o sistema de cria, bem-estar dos funcionários e melhoramento genético do rebanho. Ele citou pilares fundamentais adotados em sua propriedade, como uma equipe bem treinada para cuidar dos animais, controle de custos e preservação do meio ambiente.

Já o produtor Fábio Almeida apresentou o projeto Nelore Golias, de Birigui (SP), que desenvolve melhorias genéticas na raça Nelore. Segundo ele, a genética do Golias garante animais dóceis e um acabamento de carcaça melhor do que a média. “A maciez e o marmoreio são pontos de destaque do nosso gado”.

Em seguida, Antônio Ricardo Sechis, fundador da marca Beef Passion, destacou a importância do bem-estar animal para garantir um melhor resultado da carne. “O comportamento do animal depende dos cuidados do criador. Entender o sistema é assegurar bom resultado”.

O painel também contou com palestra do gestor do programa Angus JP Agropecuária, José Leandro Peres. Ele também compartilhou sua história e de sua família e experiência com a pecuária de corte. “A nossa base de matrizes é Nelore, uma raça rústica, de alta fertilidade, que se adapta e agrega composição no cruzamento com a raça Angus”. Para ele, quando se trata de carne, o sabor começa no pasto. “Nosso objetivo é entregar experiência e um pouco da nossa história”, disse.

A programação do Conacarne continua na sexta (19) com debates sobre o futuro do mercado do boi e a carne pela ótica do consumidor. Ainda terá uma aula de demonstração de desossa e cortes nobres.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.