Palestras do segundo dia do evento destacaram como a tecnologia pode transformar culturas organizacionais, potencializar processos de aprendizagem e abrir novas oportunidades de desenvolvimento no mercado de trabalho. Foto: Eduardo Rocha

CONGREGARH: impacto das IAs generativas no mercado de trabalho é destaque

Ressignificando processos e relações há alguns anos, a inteligência artificial também vem moldando o futuro do mercado de trabalho. A temática foi um dos destaques da programação do segundo dia do CONGREGARH 2025, considerado o principal evento de Gestão de Pessoas do Sul do Brasil. O encontro, realizado pela ABRH-RS, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, segue até sexta-feira (19) com diversas atrações.

Durante o painel “IAs Generativas Aplicadas”, Alejandra Nadruz, Diretora de Gente & Cultura do grupo Softplan, e Laura Hauser, consultora, mentora e pesquisadora em cultura de inovação e IA, trouxeram suas experiências e reflexões para mostrar como unir inovação, comportamento humano e Gestão de Pessoas em um cenário em constante evolução. A mediação foi realizada por Ali Silveira, diretora da ABRH-RS, Learning Design Manager na Crescimentum e mentora de carreira.

Laura iniciou o bate-papo refletindo sobre o peso que as transformações atuais provocadas pela tecnologia têm gerado nas pessoas. “Sempre fomos transformados pela tecnologia, então por que sentimos tanto as mudanças de agora? Porque o tempo de adaptação é muito mais curto e isso nos assusta. Quando nasceu o ChatGPT, surgiu uma nova ferida narcísica na humanidade, mudando o nosso modelo de linguagem e gerando coisas inéditas que só nós fazíamos anteriormente. Foi um impacto direto na nossa autoestima”, ponderou.

Alejandra seguiu na mesma linha, destacando a rápida disseminação das IAs generativas em escala global. “Não podemos falar que a IA generativa é absolutamente democrática, mas a distribuição é massiva. É algo fácil e barato, o que facilita muito o crescimento acelerado no mundo todo. O ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários em três meses, enquanto o Tik Tok levou nove meses para isso. Temos que lembrar que antigamente uma nova tecnologia chegava ao Brasil depois de cerca de quatro anos de uso em outros países. Hoje não existe mais essa barreira, o mundo caminha junto em tempo real”, argumentou.

As painelistas foram enfáticas ao mencionar o papel das lideranças na ressignificação das relações de trabalho diante das mudanças tecnológicas. “O caos gera um certo pânico. É a primeira vez que não sabemos como serão os próximos 20 anos. Muitos líderes falam que é difícil lidar com a IA porque a legislação não está pronta. Mas na verdade, ela nunca estará 100% pronta, pois é impossível acompanhar a evolução tecnológica atual. Hoje a IA domina as habilidades técnicas, então nós precisamos dominar as humanas”, alertou Laura.

“Não há treinamento que vá nos ensinar empatia. Isso se estimula no dia a dia. Cabe aos líderes promoverem essa cultura de confiança para que esses valores se sobressaiam. Nós fomos acostumados a educar as pessoas para serem excelentes tecnicamente. Hoje a urgência é que elas sejam excelentes no quesito comportamental e os líderes precisam estar preparados para isso”, completou Alejandra.

Felipe Menezes palestra sobre como usar “futuros no presente”

O especialista em Inovação, Futuros, Tecnologias & IA e Educação e CEO da WTF School, Felipe Menezes, conduziu a palestra “Como usar futuros no presente?”, na qual convidou o público a se conectar com memórias que ainda não aconteceram, a fim de exercitar uma visão de possibilidades capaz de aumentar a prontidão para a ação.

Segundo ele, o foco não é prever o futuro essencialmente, mas imaginar cenários distintos que sejam possíveis com intuito desenvolver a capacidade de agir de forma mais preparada e proativa mesmo diante da incerteza. “Quando estamos sob pressão o nosso cérebro repete processos mais fáceis e óbvios, nos limitando. Por isso, quando não conseguimos dar nome as coisas, não as enxergamos. Precisamos exercitar esse olhar para construir futuros alternativos”, disse.

Para ilustrar a reflexão, Menezes falou sobre o projeto “Meu lar de volta”, criado para ajudar as famílias impactadas pelas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul em 2024. Na época, foi desenvolvida uma plataforma digital para conectar famílias afetadas pelas enchentes a voluntários e doadores, facilitando a recuperação de casas e negócios através de grandes faxinas que contribuíram para o processo de reconstrução. A iniciativa reuniu mais de 3200 voluntários e auxiliou mais de 1500 famílias de 32 cidades diferentes.

Denilson Shikako reflete sobre a importância da criatividade

O fundador da Fábrica de Criatividade e Consultor de inovação da Disney, Vivo, Bayer e outras empresas globais, Denilson Shikako, subiu ao palco principal para apresentar o painel “Criatividade em tempos de IA”. Em sua fala, argumentou que em um mundo cada vez mais conectado, tecnológico e dinâmico, as empresas que não estimularem a criatividade ficarão para trás.

“Nós fomos treinados para pensar igual. Aprender padrões é o que fizemos a vida inteira, por isso precisamos treinar o nosso cérebro para fazer coisas diferentes. Quando a gente começa a ter ideias pensando em gerar valor, estudando pessoas e comportamentos, estamos realizando um processo criativo efetivo que poderá gerar impacto”, comentou.

Segundo ele, os melhores resultados surgem quando nos colocamos no lugar das pessoas, entendendo dores e, sobretudo, desejos. “As experiências serão cada vez mais customizadas e personalizadas. Os detalhes são essenciais em qualquer projeto ou negócio e as empresas precisam entender isso para se diferenciarem”, finalizou.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.