200 jovens foram recebidos na sede do Instituto Caldeira para a aula inaugural  do Trilhas do Amanhã - Jornada Dev Start. Foto: Claudia SantAnna

Robótica e programação na aula inaugural do Trilhas do Amanhã

Iniciativa do Sistema FIERGS e do Instituto Caldeira faz parte do programa Indústria do Amanhã; formação se estende até dezembro e prevê capacitação de 350 jovens talentos para a indústria gaúcha.

Formar talentos protagonistas para a indústria do futuro. Esse é o objetivo do Trilhas do Amanhã – Jornada Dev Start, que reuniu 200 jovens na sede do Instituto Caldeira, nesta quarta-feira (20), para a sua aula inaugural. Gratuita, a proposta faz parte do programa Indústria do Amanhã, parceria do Sistema FIERGS com o Instituto Caldeira.

Combinando robótica e programação para capacitar 350 jovens talentos ao setor industrial (selecionados a partir do evento Geração Caldeira), a trilha se estende até o mês de dezembro. “Precisamos muito de vocês. O Brasil já tem, em 2025, uma demanda para 530 mil postos de trabalho focados em tecnologia e só vamos formar 53 mil até o final do ano. Isso é menos de 10%”, ressaltou o diretor do Sistema FIERGS, Diogo Bier, durante o evento.

Utilizando metodologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), as atividades se darão no formato on-line, com aulas ao vivo todas as terças e quintas-feiras. Nas segundas, quartas e sextas-feiras ocorrem as mentorias, momento em que os alunos podem tirar dúvidas relacionadas ao conteúdo das trilhas.

Com a conclusão dessa jornada, os participantes receberão três certificações do Senai-RS e poderão atuar como desenvolvedores front-end, área responsável por garantir que a experiência do usuário seja fluida, rápida e intuitiva, independentemente do dispositivo que a pessoa esteja usando. Ao acessar o site de um banco e ver o saldo, clicar em transferir e preencher um formulário com os dados é tudo front-end. Em um exemplo fora do ambiente virtual, front-end seria a fachada de uma loja, envolvendo tudo o que o cliente vê e interage.

O QUE É O INDÚSTRIA DO AMANHÃ

O Indústria do Amanhã está comprometido com a formação de 500 educadores e gestores, além de mil jovens, para promover transformações na indústria. Pelo menos 50 indústrias devem implementar inovação aberta e 150 startups estarão conectadas a oportunidades no setor. No total, em 100 eventos, 5 mil jovens e 5 mil empresas terão oportunidade de conhecer mais sobre processos ligados à inovação.

Diogo Bier reforçou o compromisso da Federação com as 52 mil fábricas gaúchas e contou que 85% delas possuem até 20 colaboradores. “Não são gigantes distantes, mas sim, empresas próximas, acessíveis e sedentas por inovação. Fator que pode ser empregado por vocês. O futuro está nas mãos de quem tem sede de aprender, coragem de tentar e resiliência para continuar”, salientou o diretor, ressaltando a importância da educação não só para os setores produtivos, mas no desenvolvimento de toda a sociedade. “Enquanto Sistema FIERGS, temos a obrigação de estar próximos a vocês”, complementou.

Para o gerente técnico do Senai-RS, Alexandre Stein, a iniciativa vai ao encontro de uma das principais demandas da indústria: mão de obra qualificada, criando um elo entre o conhecimento técnico e a aplicação prática. “Queremos que a indústria do amanhã possa contar com vocês como os grandes protagonistas desta nova era. Juntos vamos transformar ideias em oportunidades reais”, disse.

“O Caldeira e a FIERGS estão se unindo justamente para criar mais pontes e aproximar os talentos do mercado de trabalho e da inovação. Se não tivermos uma nova geração comprometida e disposta a agarrar as oportunidades com as duas mãos, o nosso estado e o nosso país não vão conseguir se transformar”, afirmou o diretor do Campus Caldeira, Felipe Amaral, enfatizando necessidade de mentes para o fortalecimento da cadeia tecnológica brasileira.

A formação progredirá por etapas. No final de cada módulo, os alunos deverão executar projetos utilizando os conhecimentos adquiridos, totalizando 300 horas. Os participantes que não foram selecionados receberão uma capacitação do Senai-RS voltada à inteligência artificial.

O Trilhas do Amanhã – Jornada Dev Start se mostra como uma resposta concreta aos desafios de reconstrução e modernização da indústria gaúcha.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.