SOUTH SUMMIT ANUNCIA ENCONTRO GLOBAL COM FOCO EM CLIMA E BIOECONOMIA NA AMAZÔNIA
Nos dias 15 e 16 de julho de 2025, Belém do Pará recebe o South Summit Climate & Bioeconomy – Brazil Amazonia, uma edição especial temática que debate pautas estratégicas como bioeconomia, transição energética, mercado de carbono, economia regenerativa, empreendedorismo de impacto, inovação e ESG. O evento acontece na Estação das Docas, um complexo multiuso na área portuária e referência cultural da cidade de Belém.
A edição Amazônia marca o primeiro desdobramento vertical do South Summit no Brasil, integrando o calendário oficial do evento no país, cuja principal realização é o South Summit Brazil em Porto Alegre. Consolidado como ponto de encontro global entre investidores, corporações e empreendedores, o evento terá sua quinta edição na capital gaúcha nos dias 25, 26 e 27 de março de 2026, em correalização com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Na coletiva de imprensa de apresentação do South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia, María Benjumea, presidente e fundadora do South Summit, destacou a trajetória bem-sucedida do evento no Brasil, iniciada em Porto Alegre com o apoio do governador Eduardo Leite. “Mostramos que a união é o caminho para enfrentar desafios e construir soluções”. E anunciou a nova edição focada em clima e sustentabilidade: “Damos agora mais um passo com uma vertical dedicada à Amazônia, com a missão de unir os mais inovadores de todo o mundo para impulsionar soluções e construir juntos um mundo mais saudável”.
A Amazônia, uma das maiores riquezas naturais do planeta, exerce papel estratégico na economia global e na preservação ambiental. Com imenso potencial de desenvolvimento social, econômico e sustentável, a região se torna palco de uma edição especial do South Summit Brazil, que chega para impulsionar conexões de alto impacto, fomentar o ecossistema de inovação local e colocar a região no centro das soluções para os grandes desafios globais.
“Estar na Amazônia é projetar o futuro, reconhecendo que a transformação do mundo passa, necessariamente, por este território. A região está no centro das discussões globais sobre economia, clima e desenvolvimento sustentável. Realizar o South Summit Brazil no Pará é uma oportunidade única de conectar o ecossistema global de inovação a essa potência natural e humana, criando pontes entre startups, investidores e grandes empresas comprometidas com soluções de impacto para o futuro”, afirma José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil.
Co-organizado pela IE University, o South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia convida toda a cadeia empreendedora a participar ativamente da construção de soluções que respeitem e valorizem a região, impulsionando um futuro onde desenvolvimento e preservação caminham juntos, assim como já acontece nas edições em Madrid, na Espanha, e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
“A realização do South Summit na Amazônia representa um marco de enorme relevância. Trazer esse ecossistema para a região é reconhecer o protagonismo do nosso território nas discussões globais sobre desenvolvimento sustentável, bioeconomia e justiça climática. É uma oportunidade de colocar a Amazônia no centro das decisões que vão moldar os próximos anos”, comenta Keynes Lemos da Silva, Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará.
“Receber o South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia é um marco no caminho até a COP30. Coloca Belém no centro das discussões globais sobre inovação e sustentabilidade, com potencial de atrair investimentos, fortalecer conexões e deixar um legado duradouro para a região”, destaca André Godinho, Secretário Extraordinário para a COP30.
O South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia contará com dois eventos oficiais de lançamento, um em Belém do Pará e outro em São Paulo, em datas a serem anunciadas. Para antecipar os debates que acontecerão em julho, a organização também promoverá uma série de encontros de aquecimento em diferentes cidades do país. As agendas reúnem startups, investidores, corporações e especialistas em discussões que irão alimentar a trilha de conteúdo da programação desta edição especial. O primeiro encontro está marcado para 29 de abril, no Rio de Janeiro.
Sobre o South Summit Brazil
Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil foi trazido ao país pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que realizou quatro edições de sucesso na capital gaúcha desde 2022. Criado em Madrid há 12 anos, o evento já movimentou US$ 14 bilhões em investimentos captados por startups ao longo da Startup Competition. Em 2025, entre os dias 9 e 11 de abril, a edição brasileira reuniu 23 mil pessoas de 62 países, incluindo 900 investidores e 140 fundos com mais de US$ 215 bilhões sob gestão. O encontro também recebeu mais de 3 mil startups e contou com 800 palestrantes. A quinta edição do South Summit Brazil está confirmada para os dias 25, 26 e 27 de março de 2026, em Porto Alegre-RS.