cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
agro-inovador-jeep-compass-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-q8
Para Roberto Muniz, os dados levantados darão respaldo para tornar a cadeia industrial brasileira mais qualificada e competitiva.

CNI: inventário de carbono no setor aquaviário qualificará cadeia industrial

O diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Muniz, afirmou que o inventário de emissões de carbono do setor aquaviário será de grande utilidade para a indústria. A CNI assinou nesta quarta-feira (5) um memorando de entendimentos com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para a indústria contribuir com o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa na navegação interior e de cabotagem.

A Antaq lançou nesta quarta a 1ª etapa do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa do Setor Aquaviário Brasileiro. A iniciativa vai mensurar as emissões no setor, com base em dados coletados entre os anos de 2021 e 2023. O objetivo é construir uma visão ampla sobre as emissões de GEE geradas pelas operações de navegação.

“O inventário vai qualificar imensamente toda a cadeia industrial que usa o transporte aquaviário e permitir um diferencial de ganho de competitividade para que possamos alcançar outros mercados. A economia aquaviária é fundamental para a nova indústria. Precisamos cada vez mais incentivar esse modal”, pontuou Muniz.

O diretor da CNI alertou que a indústria brasileira exerce centralidade no processo de transformação ecológica e que a oportunidade de ação articulada com a Antaq contribuirá para soluções inovadoras e sustentáveis. De acordo com o Muniz, a atuação da Agência no desenvolvimento de uma metodologia de descarbonização do setor está alinhada à agenda de desenvolvimento da indústria, reforçando o protagonismo do país na agenda de transição para uma economia de baixo carbono.

Termos do acordo
O memorando assinado entre CNI e Antaq prevê a realização de forma coordenada e em comum acordo de discussões voltadas à construção do “Painel do Inventário de Emissão de GEE do Setor Aquaviário” e o mapeamento do ecossistema aquaviário. A CNI, por meio do Observatório Nacional da Indústria, oferecerá recursos humanos, tecnológicos e materiais, e promoverá a difusão de práticas voltadas para a transição energética sustentável e socialmente justa.

Além do diretor da CNI, estiveram presentes na solenidade de assinatura e lançamento da 1ª etapa do inventário a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Vander Costa; o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; e os demais diretores da Antaq.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.