cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Willian Valadão - CEO da Dynadok

Dynadok: startup lança IA de validação documental em mercado que cresce 37,5% ao ano

Liderada por empreendedores em série, startup Dynadok se lança no mercado nacional

Inspirado por uma viagem transformadora à Inglaterra, o empreendedor em série Willian Valadão lança agora a Dynadok. A startup brasileira já se destaca no mercado com a proposta de automatizar a validação documental por meio de Inteligência Artificial (IA) — uma área nova e promissora no país. Ao explorar o ecossistema de tecnologia europeu, William identificou uma lacuna na eficiência da análise de documentos e criou uma solução que agiliza processos, reduz custos e elimina os erros manuais, disponível para todos os setores da economia. A Dynadok já é responsável pela validação documental de alguns dos maiores players dos setores de educação e construção no país.

A Dynadok foi criada com base em uma forte demanda de mercado. Seu setor de atuação, conhecido como IDP, ou Intelligent Document Processing, deve representar US$ 26,53 bilhões em 2032, de acordo com a DataIntelo, com uma taxa anual de crescimento de 37,5% de 2024 até 2027. E esse setor cresce ao mesmo tempo em que também aumenta a procura do mercado por automação. Segundo pesquisa recente da McKinsey, quase metade dos respondentes de grandes empresas disseram que a pandemia acelerou sua adoção de ferramentas de automação, sendo que, se antes da Covid-19 18% dos executivos entrevistados diziam que aumentariam em 20% seus investimentos para automação, esta intenção é uma realidade hoje para 34% dos C-level.

“A viagem à Europa consolidou o que eu já tinha em mente, validar o modelo de negócio, utilizando uma IA que eu pudesse desenvolver no Brasil e que suprisse a forte demanda por automação de documentos que o mercado tem”, relembra Willian, que é também CEO da Dynadok. “Participar de eventos como o TechX London me deu a certeza de que essa tecnologia de validação de documentos era algo novo no mundo todo”, conta. A startup já assinou contratos com grandes empresas dos setores de educação e construção civil, e está em negociações avançadas com instituições bancárias, indústria de celulose, governos e o setor de saúde.

O objetivo é identificar e validar documentos em vários formatos e layouts, de imagens a PDFs, com uma extração de dados precisa. A solução auxilia na automatização do fluxo de trabalho das empresas — algo que o mercado como um todo considera importante: de acordo com um levantamento da monday.com em parceria com a Rep Data LLC, 81% dos brasileiros acreditam que automatizar o fluxo de trabalho aumentaria o envolvimento dos colaboradores, ainda assim, há uma demanda de mercado a ser suprida, já que somente 43% deles dizem ter as soluções adequadas para isso.

“Não só no país, mas em nível global, poucas empresas fazem automação de análise documental de maneira tão abrangente como nós. Enquanto a maioria utiliza RPA [Robotic Process Automation], nós adotamos o IDP [Intelligent Document Processing], que é uma abordagem mais sofisticada e baseada em IA”, explica o CEO da Dynadok.

IDP: uma inovação que veio para ficar

A Dynadok combina tecnologias próprias com o que há de mais moderno em relação à análise de documentos no mundo. Com o uso de IDP, integrado a Machine Learning (ML), IA generativa e processamento de linguagem natural (NLP), oferece um portfólio amplo de processamento de documentos com eficácia nos mais diversos setores.

“Um bom exemplo é a análise documental trabalhista que estamos realizando para o setor de construção”, comenta Rodrigo Grossi, empreendedor em série e ex-founder de startup investida pelo Nubank, hoje sócio e COO da Dynadok. “As construtoras precisam verificar a documentação de várias subempreiteiras antes de liberar pagamentos. Com nossa plataforma, a validação é feita em segundos, identificando problemas como documentos vencidos ou errados. Também aliviamos a carga de trabalho das equipes, inclusive o retrabalho que atrasa os pagamentos nessa indústria”, exemplifica.

No Brasil, a Dynadok foi a solução ideal para a Emccamp Residencial, construtora e incorporadora que está há 47 anos no mercado em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Gerente de Tecnologia da Informação e Inovação da empresa, Cássio Fernando Lapertosa, conta: “temos, hoje, mais de 40 projetos rodando sob a gerência da área de TI e a maioria incorpora algum tipo de IA. Um deles é a análise de documentação de empreiteiros, para o qual buscamos no mercado uma tecnologia de ponta. Tivemos a grata surpresa de encontrar Dynadok, que nos trouxe a mais avançada IA generativa desse segmento. A tecnologia ofertada por eles não só lê campos, mas interpreta documentos cruzando informações, se assemelhando à análise humana. Agora nossos colaboradores podem se ocupar de atividades estratégicas e criativas. Ganhamos em produtividade, segurança e ESG”.

Outra empresa que registra impacto positivo com a nova tecnologia é a Gel Engenharia, do Paraná. “Estamos apenas começando a explorar o mundo de oportunidades que se descortinou pela parceria com a Dynadok”, comenta Marcus Vinícius Domenici, Gerente de TI. “Para cada novo processo implantado, prevemos um incremento de produtividade de cerca de 30%. A IA trouxe para a Gel a garantia da fidedignidade da informação e o aumento de produtividade que precisávamos. Assim podemos suportar o aumento da demanda e o crescimento orgânico da nossa empresa. Estamos conseguindo fazer mais com o mesmo time e com mais qualidade”, afirma.

Sobre a Dynadok – Fundada em 2024, a Dynadok é uma startup de validação documental por Inteligência Artificial. Com tecnologia própria que agiliza processos, reduz custos e elimina os erros manuais na análise de documentos. Disponível para todos os setores da economia, a startup também já conquistou clientes da educação e da construção civil, como Emccamp e Gel Engenharia, e está em negociações avançadas com instituições bancárias, indústria de celulose e o setor de saúde.

Sobre Willian Valadão – Natural de Resplendor (MG) e residente em Recife (PE), Willian é um empreendedor em série formado em Ciência da Computação pela PUC Minas, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica. Ele é fundador e CEO da Dynadok, startup de validação documental por Inteligência Artificial. Antes da Dynadok, idealizou, escalou e vendeu duas startups para empresas de capital aberto: a plataforma de estudos Beduka e a plataforma de recrutamento Peixe 30. Willian também é investidor e sócio da venture builder Aleve.

Sobre Rodrigo Grossi – Natural de Belo Horizonte (MG), Rodrigo é um empreendedor em série formado em Ciências da Informação pelo Centro Universitário Una e sócio e COO da Dynadok, startup de validação documental por Inteligência Artificial. Com mais de 20 anos de experiência em Tecnologia e Inovação, atuou em corporações como Grupo Stellantis e TOTVS, e foi CTO da Sólides. A última startup que fundou, Teamhub, uma HR Tech, foi investida pelo Nubank. Grossi também é conselheiro de startups na International Federation of Inventors’ Associations – IFIA (Suíça) e no InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.