cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
No segundo dia do Encontro Nacional da ABSOLAR 2024, diversos temas relevantes foram discutidos, com foco nas implicações da reforma tributária e no futuro do mercado fotovoltaico brasileiro

Encontro Nacional ABSOLAR debate o futuro do setor solar fotovoltaico

Ana Martinez, Vice-Coordenadora do GT Logística e Tributação da ABSOLAR, destacou os impactos da reforma tributária sobre o setor, enfatizando a revogação de isenções de imposto de importação que podem comprometer investimentos e aumentar o CAPEX em pelo menos 8%. Ela também mencionou a previsão de mais de 549 projetos de geração solar fotovoltaica, que gerariam investimentos de 102 bilhões de reais e 713 mil novos empregos, além de uma arrecadação de 33,7 bilhões de reais em impostos.

Vinicius Suppion, Especialista do Técnico-Regulatório da ABSOLAR, complementou a discussão, explicando a tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional e suas potenciais influências sobre o mercado solar, destacando a necessidade de análise cuidadosa das oportunidades e desafios que surgirão a partir da aprovação da Emenda Constitucional nº 132/2023.

Pedro Dummond, Coordenador Estadual em São Paulo da ABSOLAR, abordou o Programa de Certificação, enfatizando sua importância para a segurança e credibilidade das empresas no setor fotovoltaico. Marisa Plaza, Analista de Certificação da ABSOLAR, detalhou as categorias de certificação disponíveis, que visam melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Marília Rabassa, Vice-Coordenadora do GT H2V, discutiu o potencial do Hidrogênio Verde no Brasil, destacando a competitividade e a capacidade produtiva do país nesse setor. Ela também mencionou a relevância da energia solar na diversificação da matriz energética, especialmente para empresas de O&G, contribuindo para a redução de custos e emissões.

Bruno Catta Preta, Coordenador Estadual de Minas Gerais, abordou os desafios logísticos da distribuição de equipamentos solares, incluindo transporte e armazenamento, e a importância da logística reversa para a sustentabilidade do setor. Samir Moura, Coordenador do Grupo de Trabalho de Armazenamento, ressaltou os benefícios do armazenamento de energia, como a redução do uso de fontes fósseis e a criação de empregos, além de seu impacto positivo na competitividade industrial e na descarbonização.

Por fim, Maira Zanduzzo, Vice-Coordenadora da FT ESG da ABSOLAR, apresentou os benefícios da energia solar para o Brasil, incluindo a contribuição para as metas de redução de emissões e a importância das salvaguardas socioambientais para garantir diretrizes adequadas em projetos de energia renovável.

ABSOLAR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.