cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

CBIC, Anfacer e SindusCon-SP discutem estratégias para descarbonização na construção civil

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Renato Correia, participou de uma reunião com da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos para Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Mauricio Borges; e do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Yorki Estefan; e com o vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos, na segunda-feira (16), na capital paulista, para discutir o fortalecimento de ações de descarbonização no setor, entre outros pontos ligados à proteção do meio ambiente e às mudanças climáticas.

O principal tema foi a definição de estratégias para melhor divulgação entre as empresas sobre a Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil – CECarbon, ferramenta desenvolvida pelo SindusCon-SP em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades e a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

Para Correia, a adoção das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) é um caminho sem volta. “O setor aposta na eficiência energética dos empreendimentos, incentiva construções verdes e o uso sustentável de materiais, de energia e de água, além da gestão de resíduos para garantir canteiros de obras mais limpos e eficientes”, explica.

O presidente da CBIC diz que o setor está voltado para a descarbonização e, por isso, tem buscado ferramentas de medição da emissão de gases de efeito estufa e que a CECarbon é um recurso que permite mensurar o impacto desses indicadores e a forma de reduzi-los.

“Investir em inovação, em tecnologia e em novos materiais é uma estratégia inteligente, sustentável e importante para agregar valor aos projetos, reduzir custos operacionais, garantir vantagens competitivas e proteger as pessoas e o planeta. Por isso essa discussão com o SindusCon-SP e com a Anfacer é importante para unirmos forças na difusão de iniciativas como essa que podem contribuir com nosso esforço para uma construção ainda mais sustentável”, frisou.

Corroborando com o entendimento, o presidente do SindusCon-SP, ressaltou que a CBIC e o SindusCon-SP devem assinar um termo de cooperação para difundir a CECarbon em todo Brasil e trabalhar na conscientização das médias e pequenas empresas para adotarem uma cultura de descarbonização. “Precisamos criar ao longo de 2025 alguns eventos para difundir a necessidade de redução da emissão de gases de efeito estufa”, afirmou Estefan. “A CECarbon é uma ferramenta na qual poderemos extrair dados a serem levados  como importantes contribuições do setor para os debates que ocorrerão por ocasião da realização da COP 30 no Brasil”, acrescentou Vasconcellos.

Renato Correia ainda lembrou que a CBIC tem mobilizado suas áreas técnicas, em especial a Comissão de Meio Ambiente (CMA), para preparar o setor para que ele possa alinhar progresso econômico com a preservação ambiental, em um contexto de preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no Brasil em 2025.

O tema tem interface com o projeto ‘Descarbonização do setor da Indústria da Construção e os Negócios e Soluções Inovadoras em Sustentabilidade’, da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O encontro também contou com o gerente de Relações Institucionais da entidade, Filemon Lima, e a coordenadora Jurídica, Rosilene Carvalho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.