cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

Irmão Evilázio Teixeira encerra mandato como reitor da PUCRS e celebra conquistas alcançadas em comunidade 

Em oito anos de gestão, Ir. Evilázio implementou um modelo de gestão ágil e transparente, focado em fortalecer a Universidade como referência nacional e internacional

Foto: Giordano Toldo

Após oito anos na liderança da Administração Superior da PUCRS, o Irmão Evilázio Teixeira, atual reitor da PUCRS, despede-se do cargo com uma trajetória pautada por inovação, coragem e transformação. Em uma solenidade de transição, que será realizada dia 12 de dezembro, o então vice-reitor, Irmão Manuir Mentges, assumirá a reitoria, dando continuidade ao trabalho de fortalecer a Universidade como referência em ensino, pesquisa, inovação, saúde e cultura no Brasil e no mundo.

“Não é um legado, é uma construção compartilhada. É aquilo que conseguimos fazer juntos. Enquanto comunidade, o que fazemos, fazemos juntos”, reflete o Irmão Evilázio, enfatizando a importância do trabalho colaborativo que guiou sua gestão.

Transformação estrutural e acadêmica
Desde o início de seu mandato, o Irmão Evilázio promoveu mudanças estruturais significativas. O primeiro passo foi implementar um modelo de gestão ágil, transparente e compartilhado. Neste plano, houve a reorganização das 22 faculdades em sete escolas (Humanidades, Politécnica, Negócios, Direito, Medicina, Ciências da Saúde e da Vida, e Comunicação, Artes e Design), a otimização de processos e fortalecimento da saúde econômico-financeira da Universidade, e a potencialização dos programas de desenvolvimento para docentes, técnicos e lideranças. O reconhecimento veio através dos anos: a PUCRS conquistou o primeiro lugar no Ranking da Folha de S. Paulo, sendo reconhecida como melhor universidade privada do Brasil, pela 5ª edição consecutiva.

Outro marco foi a criação do Programa PUCRS 360, um movimento de transformação acadêmica focado em quatro pilares:

Trajetória Acadêmica Aberta: flexibilização da jornada universitária com foco em proporcionar maior autonomia aos estudantes com a criação de certificações de estudo.

Educação Integral: preparação dos alunos para um mundo em constante transformação, com ênfase no empreendedorismo e na formação humanista.

Educar pela Pesquisa: consolidação da conexão entre graduação e pós-graduação com programas como o GPG e o G+1.

Campus Repensado: remodelação dos espaços como o Living 360, a Rua da Cultura e a PUCRS Store, promovendo uma atmosfera de integração e criatividade.

Impacto na saúde, cultura e inovação
Durante a pandemia, a Universidade remodelou o Parque Esportivo, ampliou estruturas voltadas à saúde, como o Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer), com o desenvolvimento do Centro de Inovação em Terapias Avançadas (CITA), fortalecendo o cuidado integral e a promoção da vida.

Além disso, com a PUCRS Cultura, a Universidade se tornou um polo de expressão artística, com eventos que atraem milhares de pessoas e reafirmam o compromisso da PUCRS com a valorização da cultura.

“Pulsamos cultura para toda a comunidade e nos tornamos um polo cultural do Estado, dando espaço e voz para todos os tipos de arte, fortalecendo a cena artística regional e nacional, estampadas nas paredes dos nossos prédios e na história daqueles que são símbolo da cultura do nosso país”, ressalta Irmão Evilázio, ao relembrar o projeto Galeria a Céu Aberto, projeto de intervenções de arte urbana no Campus.

Na inovação, a PUCRS se destacou ao lançar cursos alinhados às demandas do futuro, como Inteligência Artificial, Ciências de Dados e Relações Internacionais. Essa visão posicionou a Universidade nos melhores rankings de excelência, consolidando parcerias globais e tornando-se referência em sustentabilidade acadêmica.

Trajetória marcada por coragem e agilidade
Irmão Evilázio acredita que o sucesso de sua gestão foi impulsionado por três valores: atitude, coragem e agilidade. “Para ter atitude, é preciso coragem para tomar decisões. E sem agilidade, o mundo não vai esperar”, afirma. Essa mentalidade permitiu à PUCRS superar desafios como o “apagão” de concluintes do Ensino Médio no Rio Grande do Sul, ampliando o alcance da Universidade para todo o Brasil com um modelo único de ensino digital.

Somente com uma atuação corajosa e ágil, a PUCRS seria capaz de conquistar, em 2024, o selo Great Place to Work (GPTW), que define a Universidade com um excelente lugar para trabalhar.

As áreas de impacto ambiental e social também tiveram destaque na gestão dos últimos anos: em 2024, a Universidade inaugurou primeiro equipamento que realiza captura direta de CO₂ na América Latina, com capacidade de remover 300 toneladas de CO₂ anualmente. Além disso, nos últimos anos, foi lançado uma série de programas de incentivo à educação e à diversidade, como o Programa Somar, voltado para a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade, e os programas Raízes e Sementes, que concedem bolsas integrais de graduação para pessoas pretas, pardas e indígenas e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Nesses oito anos, o mundo precisou de nós. Em meio a uma pandemia global e crise climática que marcaram nossa história, fomos provocados a dar respostas ágeis, unidos em comunidade para mostrar a relevância e força de nossa atuação. Mobilizamos pessoas. Fomos criativos e incansáveis. Trabalhamos juntos com consistência, coerência, simplicidade. E não apenas sonhamos sonhos audaciosos; tivemos a coragem de transformá-los em realidade. Ou melhor, em impacto”, reforça o reitor.

Um futuro promissor
Com a continuidade do Ir. Manuir Mentges na liderança da administração superior da Universidade, a PUCRS reforça seu compromisso de enfrentar os desafios do futuro, alinhando excelência acadêmica, inovação e responsabilidade social em sua missão. A transição marca não apenas um novo capítulo institucional, mas também um momento de reflexão e plenitude para o Irmão Evilázio Teixeira, que compartilha sua visão sobre o significado desse encerramento de ciclo.

“Esse sentimento de plenitude e de aprendizado é também um processo de discernimento, de saber a hora de sair de cena e dar espaço para os outros. Nunca me confundi com o cargo de reitor. Uma convicção minha é que o poder externo é sem importância; não te faz melhor nem pior”, reflete o Ir. Evilázio, que vê na decisão um novo momento em sua vida.

Ele também compartilha o legado que deseja deixar: “Gostaria de ser lembrado como uma pessoa bondosa, um homem bom, justo e simples. Pelas decisões que tomei, sempre em prol da comunidade. Mas, principalmente, pelo que permanece: o relacionamento pessoal. Para mim, isso tem a ver com amor compartilhado, não no sentido romântico, mas como uma causa. E o que mais vou me lembrar é de me divertir.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.