cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

LIVE: Conferência Livre – Inovação Orientada por Missões no dia 16.04.24

Indústria, academia e governo discutem abordagem de inovação orientada por missões

CNI e WTT promovem conferência livre preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em junho.

Evento terá transmissão ao vivo. Inscrições:
https://mktcni.microsoftcrmportals.com/cncti-virtual/

Conferências vão culminar na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a World-Transforming Technologies (WTT) reúnem, na próxima semana, importantes atores para discutir a construção de uma nova política de tecnologia e inovação para o país a partir das missões – estratégias transversais que mobilizam empresas, academia e governo para solução de problemas complexos e alcance de metas claras.

A Conferência Livre – Inovação Orientada por Missões: contribuições para construção da nova política tecnológica e de inovação brasileira é um dos encontros que antecedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCTI), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com data prevista para os dias 4 a 6 de junho, a CNCTI culmina na elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030. Até lá diversas organizações promovem debates pelo país.

A Conferência Livre focada nas missões será na terça-feira (16), das 9h às 17h com transmissão ao vivo pelo Youtube da CNI. Entre os convidados para o evento, que conta com apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), estão representantes de ministérios, da academia, da indústria e de organizações ligadas à inovação. Segundo o diretor de Tecnologia e Inovação da CNI, Jefferson Gomes, as conferências livres provocam o debate técnico e operacional sobre a nova política tecnológica e de inovação brasileira.

“Será uma grande oportunidade de discutir o que já temos de iniciativas em curso para a implementação da inovação orientada por missões em nosso país. A CNI, junto com outros atores, levantará questões-chave para entendermos em que medida uma abordagem de inovação orientada por missões pode contribuir para a construção da nova política tecnológica e de inovação brasileira que leve a um Brasil mais justo, sustentável e desenvolvido”, explica Gomes.

Também pensando na melhora da qualidade de vida e no enfrentamento de grandes desafios, Maria Angélica Jung Marques, gestora de CT&I na WTT, acredita no potencial da ciência e da tecnologia. Ela defende que a inovação seja pensada, planejada e executada como uma ferramenta para resolver desafios sociais e ambientais.

“A abordagem de missões nos permite direcionar a produção do conhecimento científico e de tecnologias para promover este desenvolvimento sustentável e justo. Essa abordagem apresenta três características centrais: direcionalidade, colaboração e clareza de metas e prazos. Isso faz com que a inovação produzida por esta ótica seja uma forma eficaz de enfrentar desafios sociais e econômicos complexos de grande escala e colocar, de forma eficiente, a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço do desenvolvimento sustentável”, justifica Maria Angélica, da WTT.

Programação

9h15 às 9h30 – Abertura

Jefferson Gomes (CNI); Andre Wozngtschowski (WTT); Guila Calheiros (MCTI / CNCTI)

9h30 às 10h30 – Painel 1 Inovação Orientada por Missões: o que, porque e para que

Moderação: Fábio Guedes Gomes (ICTP Br)

Debate: Andre Wongtschowski (WTT); Inácio Arruda (MCTI)cMariano Laplane (Unicamp) e Francilene Garcia (SBPC)

10h30 às 10h45 – Intervalo

10h45 às 11h45 – Painel 2 Aprendizados de iniciativas brasileiras para agenda nacional de Missões

Moderação: Rafael Lucchesi (CNI)

Debate: Verena Hitner (CNDI); Marília Basseti (Embrapii); José Roque (CNPEM) e Marcelo Knobel (Unicamp)

11h45 às 13h30 – Intervalo

13h30 às 14h30 – Painel 3 Estratégias de participação e modelos de governança

Moderação: Jorge Audy (TECNOPUC)

Debate: Severino de Lima Júnior (ANCAT); Fernanda De Negri (IPEA); Caetano Penna (CGEE) e Odir Dellagostin (CONFAP)

14h30 às 14h45 – Intervalo

14h45 às 15h45 – Painel 4 Capacidades das instituições para implementação das Missões

Moderação: João Carlos Ferraz (UFRJ)

Debate: Marcos Vinícius de Souza (Pesquisador USP); Francisco Gaetani (MGI), Jackson de Toni (ABDI), Ronaldo Carmona (FINEP)

15h45 às 16h – Intervalo

16h às 17h Painel 5 Grandes projetos de PD&I privados para Missões

Moderação: Jefferson Gomes (CNI)

Debate: Rodrigo Fumo (WEG Motores); Bernardo Gradin (Granbio); Maurício dos Santos Neves (BNDES), Marcelo Prim (Embrapii)

17h às 17h15 – Encerramento

Valdemar Oliveira (WTT); Ronaldo Carmona (FINEP); Jefferson Gomes (CNI)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.