cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Mais de 220 conferências prévias de CT&I foram promovidas pelo país, eventos demonstram o caráter democrático do Governo Federal que ouviu reivindicações da comunidade científica brasileira.

5CNCTI: participação recorde da sociedade científica embasou debates

A participação recorde da comunidade científica brasileira nas conferências preparatórias que antecederam a Conferência Nacional foi destaque nessa quarta-feira, 31 na 5CNCTI. O tema foi debatido na Sessão Especial: As Conferências Livres na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (5CNCTI), na mesa que teve a coordenação do secretário-geral adjunto da 5CNCTI, Anderson Gomes.

Gomes, que também é diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), explicou que a 5CNCTI foi antecedida de reuniões temáticas, conferências regionais, conferências estaduais, municipais e distrital. “Ao todo foram 221 eventos de CT&I promovidos em todo país que colaboraram para o fortalecimento da participação inclusiva e democrática da sociedade”, detalhou.

A síntese das reuniões e conferências preparatórias da 5CNCTI serviram de base para dar apoio à realização do evento principal dando continuidade ao movimento interativo da comunidade científica promovendo a recuperação, expansão e consolidação das redes de conhecimentos acadêmicos e populares do Brasil.

Os Planos de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação foram construídos a partir das diretrizes definidas pela Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). “Reuniremos todo o material coletado nas conferências prévias e compilados de maneira organizada durante a 5CNCTI”, revelou Gomes que durante seu discurso também fez uma sugestão. “Os governadores e prefeitos deveriam promover conferências de CT&I em processo autônomo das conferências nacionais promovendo, desse modo, uma maior autonomia dos entes federados no planejamento científico do país”, propôs.

Cerca de 26% das conferências prévias foram concentradas no Eixo I, recuperação, expansão e consolidação do CNCTI. Outros 13 % no Eixo II, reindustrialização  em novas bases e apoio à inovação nas empresas. No Eixo III, 19 % das conferências prévias foram no tema CT&I para programas e projetos estratégicos nacionais, e 42 % no Eixo IV, CT&I para o desenvolvimento social.

Durante sua apresentação, a coordenadora de Programas e Políticas Públicas na World-Transforming Technologies (WTT), Lara Ramos, ressaltou que as transformações políticas e socioambientais são impulsionadas a partir de uma visão sistêmica para os desafios contemporâneos e em sintonia direta com os territórios e suas populações.

Lara explicou que as recomendações transversais para o ciclo de políticas de CT&I têm como premissas a construção de um papel de escuta para ciência a fim de fazer com que seja inclusiva, solidária e sustentável. Para ela, também é importante estabelecer relações colaborativas com estímulo à participação ativa da sociedade, sensibilização dos atores sobre a inovação social, conhecimentos técnicos, populares e tradicionais e transformação da educação.

Os debatedores da Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR), Ronald Ferreira, da Engenharia para Democracia (EngD), Miguel Manso, e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Henrique Pereira, destacaram entre outros pontos o fortalecimento da ciência e tecnologia durante governo Lula e a gestão da ministra, Luciana Santos. Também defenderam a necessidade de outras conferências temáticas como, por exemplo, uma voltada para área das engenharias e outras dando destaque às unidades de pesquisa do MCTI como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O Eixo I – Sessão especial: As Conferências Livres na 5CNCTI, teve Coordenação de Anderson Gomes (CGEE), dos Palestrantes: Lara Ramos (WTT), Ronald Ferreira (SG-PR), Miguel Manso (ENGD), Henrique Pereira (INPA) e relatoria de Janaína Simões (UFRRJ).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.