cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
O Marco Legal foi estabelecido em 2016 e, segundo especialistas, ainda não foi totalmente absorvido pelos atores sociais da CT&I.

5CNCTI: o Marco Legal da CT&I é pauta de mesa temática que discute os avanços e desafios da legislação

“O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) será organizado em regime de colaboração entre entes, tanto públicos quanto privados, com vistas a promover o desenvolvimento”. Esta afirmação está no Marco Legal que foi pauta do debate em uma das mesas temáticas da 5ª Conferência Nacional de CT&I.

O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação é um conjunto de reformas legais (Emenda Constitucional 85; Lei nº 13.243/2016; e Decreto 9.283/2018) que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. Para o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Prata, ainda há muito a ser feito em relação ao Marco Legal: “ele é bem menos conhecido do que nós gostaríamos, na sua íntegra e no seu detalhamento pelos atores do nosso sistema. Além disso, permanece o receio dos órgãos de controle, dos órgãos que fiscalizam as nossas instituições”.

Para o consultor jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Leopoldo Gomes Muraro, o Marco Legal apresenta alguns desafios: “o primeiro é a mudança de cultura. A gente vem de uma cultura de muito tempo, onde a questão licitatória é uma regra mais presa, que não se adequa às atividades de ciência, tecnologia e inovação. Então, vamos ter que entrar numa área de capacitação de agentes públicos e advogados públicos que possam utilizar o marco legal de ciência e tecnologia.” E continuou: “para construir ciência e tecnologia você tem que envolver vários atores, tem várias fases. Então, é um processo extremamente dinâmico. O Brasil vai ter que, principalmente, mudar a cultura administrativa atual para entender que é um campo novo de saber”.

A atuação do TCU – O Tribunal de Contas da União, ao desenvolver a atividade de fiscalização das instituições de CT&I, percebeu a dificuldade das unidades em relação a problemas estruturais. A constatação é de Patrícia Coimbra, diretora de fiscalização de CT&I do TCU. “Após identificar os problemas, o TCU providenciou algumas iniciativas no sentido de melhorar os mecanismos de coordenação, de criar mais mecanismos de governança e, inclusive, de criar uma Política Nacional de Inovação (PEI). A PEI, que a gente tem hoje, ela deriva muito do atendimento de uma deliberação nesse acordo”, explica a diretora.

A diretora continua: “percebemos que havia uma compreensão limitada do tema, que dentro do TCU a gente tinha uma falta de visão desse sistema de inovação e que existia essa falta também na administração pública como um todo. A gente precisava ir além das formas tradicionais de avaliação, de estatização que a gente tem”.

A mediação da mesa temática foi coordenada pelo professor Mario Neto Borges, que presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2016 a 2019 e atuou diretamente no processo de efetivação do ML. Para ele, o Marco Legal é autorizativo: “ele não é proibitivo, ele é autorizativo. Ele diz o que você pode fazer e como fazer. A fiscalização, o foco, precisa ser no resultado e não no procedimento”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.