cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Neste ano, o tema da conferência é “Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

5CNCTI: a comunicação enquanto ciência é tema de mesa de debate da 5ª Conferência Nacional de CT&I

A pandemia trouxe à tona o impacto da desinformação na sociedade, revelando como informações errôneas podem afetar comportamentos e decisões de saúde pública. Na tarde dessa terça-feira, 30, a mesa “Comunicação Pública da Ciência” promoveu uma reflexão sobre os desafios enfrentados na disseminação de informações precisas e confiáveis, além de discutir a divulgação científica e estratégias para fortalecer a comunicação entre o conhecimento científico e a sociedade.

O diálogo, mediado pelo jornalista do GGN Luis Nassif, contou com a participação da coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Luisa Massarani, da pesquisadora e professora do Laboratório de Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp), Sabine Righetti, e da chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ana Cristina Santos.

Massarani expressou sua preocupação sobre a maneira como a ciência é comunicada, levantando o fato de que os meios de comunicação muitas vezes não conseguem transmitir a nuance e a importância de certas pesquisas. “Existem duas questões fundamentais para pensarmos sobre a cobertura de ciência. A ciência ainda aparece na cobertura jornalística com resultados pontuais de pesquisas, que estão muito descolados da nossa realidade e da realidade do cidadão. Portanto, precisamos fazer uma cobertura científica que a coloque como relevante para a sociedade”, comentou.

Em sua fala, Righetti abordou o distanciamento entre a ciência e a sociedade, um abismo que se manifesta de diversas maneiras, mas que frequentemente se traduz em teorias da conspiração e fake news. “A desinformação e o negacionismo científico, que até recentemente eram institucionalizados e faziam parte da política do antigo governo, são questões que precisamos enfrentar. Isso coloca a ciência brasileira em risco”, afirmou. A pesquisadora também defendeu que, sem divulgação científica, não há ciência. “A ciência não existe se não falarmos dela para a sociedade”, pontuou.

Complementando a fala de Righetti, Ana Cristina discutiu como a ciência ainda não é compreendida e valorizada pela população em geral, mesmo sendo um aspecto presente no dia a dia da sociedade. “Não conseguimos transpor a barreira de que a ciência é algo que está no cotidiano das pessoas”, disse. Em relação à complexidade do processo comunicativo, Ana Cristina analisou como as mensagens são transmitidas, recebidas e interpretadas. “Os profissionais de comunicação precisam estar preparados para compreender e divulgar ciência. Temos aqui nossos pesquisadores, divulgadores, assessores e profissionais de comunicação que precisam ser levados em consideração, porque a comunicação também é uma ciência. Há uma razão para formar um profissional de comunicação. Compreendemos as questões da comunicação e como elas se relacionam com o seu tempo”, explicou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.